Outros Doenças do sistema digestivo

Como saber se estou com verme

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se estou com verme

É talvez um dos maiores problemas nos países em desenvolvimento e também em locais com climas tropicais e subtropicais. O verme, ou vermes porque existem várias espécies são pequenos organismos semelhantes a minhocas com variações no tamanho que podem ir desde uns 2 mm até 10 metros conforme a espécie. Eles entram no nosso organismo através de comida contaminada e mal confeccionada, fruta que não foi bem lavada e até mesmo através da não-higienização das mãos após contato com terra, areia, etc. Principalmente para as crianças que a dada altura colocam tudo na boca. Neste artigo do umComo vamos explicar como saber se estou com verme, e o que é possível fazer para acabar com essa intrusão.

Também lhe pode interessar: Barriga tremendo, o que pode ser?

Índice

  1. Causas do aparecimento de vermes intestinais
  2. Sintomas de contaminação de verme
  3. Tratamento contra vermes

Causas do aparecimento de vermes intestinais

Os vermes quando entram no nosso organismo acabam por ficar na zona do intestino delgado e do intestino grosso, locais mais propícios para conseguirem alimento e se desenvolverem. As principais causas para sermos contaminados por vermes são:

  • Frutas e vegetais que não foram devidamente lavados.
  • Água contaminada, o ideal será ferver a água matando os vermes dessa forma antes de beber.
  • Andar descalço em zonas tropicais e subtropicais, minas ou túneis. O verme (ancilostomo) entra através do contato com a pele.
  • Carne de porco, vaca ou mesmo peixe contaminados e mal cozinhados podem conter ovos de vermes.
  • Mãos e dedos sujos que quando colocados na boca podem transmitir o verme para o nosso organismo.
Como saber se estou com verme - Causas do aparecimento de vermes intestinais

Sintomas de contaminação de verme

Na maioria das vezes nem reparamos que estamos contaminados por vermes porque simplesmente não dão grandes indícios da sua presença. No entanto há alguns sinais que podem indicar que eles estão no seu corpo. Aqui ficam alguns sintomas:

  • Uma coceira noturna na zona do ânus, quando a fêmea vem depositar seus ovos naquele local;
  • Períodos de diarreia e prisão de ventre;
  • Por vezes são visíveis nas fezes, ou até no papel higiênico;
  • Em casos mais extremos de contaminação assiste-se a cansaço, fraqueza muscular, dor abdominal, inchaço ou intensa flatulência.

Esteja atento aos sintomas caso tenha entrado em contato com algum tipo de comida mal preparada ou numa zona de pouca higiene, porque a contaminação por vermes pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças.

Como saber se estou com verme - Sintomas de contaminação de verme

Tratamento contra vermes

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é necessário recorrer ao seu médico, apenas ele poderá responder e certificar que está infetada com vermes. Se o diagnóstico for positivo ele irá receitar alguns medicamentos para fazer a desparasitação do seu organismo e dar-lhe algumas dicas para no futuro evitar a situação.

O tratamento contra vermes é feito à base de medicação e cuidados de saúde principalmente ao nível da higiene. Lavar bem os frutos e vegetais, lavar bem as roupas intimas e qualquer pedaço de tecido que tenha entrado em contato consigo, desinfetar o vaso sanitário, etc.

Como saber se estou com verme - Tratamento contra vermes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com verme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Bruna
Engraçado que a medicina natural ou fitoterapica,não sei bem como se diz mas enfim....temos as plantas ao nosso favor. Mas as pequenas doenças inflamações que podem ser resolvida rapidamente com a medicina natural somos obrigados a buscar médicos e fazer tratamentos por tempos e tempos, pra quem pra que? Pra gerar capitalismo emprego...pq se não tem médico pra tratar doenças recorrente e simples...
Editor umComo.com.br
Oi Bruna! Muito obrigada pelo seu depoimento valeu!
Ariadne
Amei !!!
Márcio Menino
ainda bem que gostou, espero ter ajudado
1 de 4
Como saber se estou com verme