A retenção de líquidos

Como saber se estou retendo líquidos

Como saber se estou retendo líquidos
Imagem: mujeresinreglas.es

A retenção de líquidos é um problema comum que aparece normalmente como sintoma de outras possíveis condições: doenças estomacais, problemas renais, hepáticos ou cardíacos e condições particulares como a gravidez ou a menopausa, o sedentarismo ou uma dieta inadequada. A retenção de líquidos é também uma das responsáveis porque às vezes nos sentimos inchados ou não consigamos perder o peso que desejamos durante uma dieta, mas a realidade é que nem sempre é fácil de ser detectado. Você suspeita que sofre desse problema? Em umComo.com.br explicamos como saber se você está retendo líquidos.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com o pulso aberto
Passos a seguir:
1

Se deseja saber se sofre de retenção de líquidos, é muito importante que preste atenção às suas pernas. As extremidades inferiores costumam ser as primeiras afetadas perante esta condição, por isso, a pessoa começa a ter cansaço e peso nas pernas devido à falta de drenagem adequada.

2

Quando retemos líquido, tanto os pés como os tornozelos parecem às vezes mais inchados do que o normal, e isto se converte em uma condição que vai aumentando à medida que o dia avança.

3

As pernas também podem estar inchadas, ainda que para a maior parte das pessoas que sofrem de retenção de líquidos não é algo tão fácil de perceber. As cãibras e a fraqueza nesta área são também sintomas frequentes.

4

Quando se sofre de retenção de líquidos, a zona do ventre é uma das mais afetadas. Parece inchada, fazendo com que nos sintamos mais "gordos" do que realmente somos, à medida que passa o dia o inchaço aumenta. De fato, muitas pessoas notam que sofrem de retenção de líquidos quando não conseguem perder peso apesar de mudar a dieta.

5

É possível prevenir a retenção de líquidos de forma eficiente, mas para isso convém realizar algumas mudanças importantes. Além disso, se o problema se agravar, será necessário consultar um médico para descartar problemas renais, hepáticos, cardíacos ou outras doenças.

Se você deseja evitar que seu corpo retenha líquido é conveniente ter em conta estes conselhos:

  • Controle o sal na dieta, evite os alimentos muito condimentados e a comida fast food.
  • Integre à sua rotina uma dieta para reduzir a retenção de líquidos que o ajude a comer de forma mais saudável.
  • É importante evitar o sedentarismo e fazer exercício, a atividade física ajuda a controlar e a eliminar este problema.
  • É necessário que aprenda a controlar o estresse e a tensão, pois são dois detonadores importantes que implicam a retenção de líquidos.
  • Se tiver um trabalho que requeira passar muitas horas sentado, é importante que pelo menos a cada hora se levante para esticar os pés. Também se recomenda trabalhar com os pés em posição alta.
  • Se você sofre de alguma doença que aumente a propensão para reter líquidos, é conveniente consultar seu médico a respeito das medidas que deve tomar para melhorar esta condição e favorecer sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou retendo líquidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Edeliana
Estou com o mesmo peso a anos e estou muito inchada dos pés à cabeça O que será que eu tenho
Carem Oliveira
Ultimamente estou com o corpo muito inchado, pernas, tornozelos, fico muito cansada quando caminho, parece que estou carregando toneladas nas pernas ... Quase não consigo dormir direito, acordo praticamente candada, posso beber muita água mais quase não vou no banheiro ... Como eu faço pra saber o que eu tenho ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Carem, pode ser que você esteja retendo líquidos, mas para ter a certeza só indo ao seu médico para lhe fazer o diagnóstico correto.
jessica
estou com os braços muito inchado e o meu peso aumentou muito depois que eu parei academia, em questão de um mes engordei cinco kilos, no periodo que eu malhava eu tomava cafeina e agora não tomo mais, cera que pode ser devido a cafeina ou a tireoide que tambem tenho?
Michelle Costa
Querida, tireóide todos nós temos, pois é uma glândula que faz parte do nosso corpo. O que você precisa saber é se tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo para poder saber se está influenciando nessa sua possível retenção de líquidos. Boa sorte!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Michelle, obrigada pelo esclarecimento valeu!
Imagem: mujeresinreglas.es
Como saber se estou retendo líquidos