Dislexia

Como saber se meu filho tem dislexia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como saber se meu filho tem dislexia

A dislexia é um transtorno na aprendizagem que muitas vezes é de difícil detecção. Costuma afetar a linguagem escrita assim como a verbal, de tal maneira que os disléxicos costumam confundir letras ou mudá-las de ordem. Manifesta-se também em alterações de memória ou na forma de compreender a linguagem, gerando problemas de relacionamento com os outros. Se você tem dúvidas sobre como saber se seu filho tem dislexia, em umCOMO vamos ajudar indicando os sinais mais comuns.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem autismo

Passos a seguir:

1

Para poder saber se seu filho tem dislexia é importante falar com a escola onde anda, o mais provável é os professores já se tenham apercebido do problema que existe na hora de ensinar a criança. Pergunte sobre a sua evolução na compreensão de leitura e escrita, mas também no seu relacionamento com os restantes alunos e a sua sociabilidade, visto que a dislexia afeta também no âmbito social.

Também recomendamos que fale diretamente com o seu filho para ser ele mesmo a contar o que está acontecendo, se se sente bem nas aulas, se lhe custa muito aprender algumas coisas, etc. É importante que ele não se sinta afastado nem tratado de forma especial porque poderia começar a fechar-se no seu mundo e a sentir-se inferior em relação aos outros, algo que, a longo prazo, pode causar-lhe problemas psicológicos.

Confira também quais são os tipos de dislexia neste outro artigo.

Como saber se meu filho tem dislexia - Passo 1
2

De qualquer forma, existem alguns sinais que lhe indicarão se o seu filho tem dislexia, por isso recomendamos que esteja atento à sua evolução para perceber se está ocorrendo algum tipo de deficiência. No âmbito da leitura, por exemplo, é onde mais rapidamente se costumam notar os primeiros sinais desta condição, notará que o seu filho não compreende o que está lendo, também é muito frequente mudar as letras de ordem, as sílabas ou as palavras.

Quando está lendo em voz alta é frequente saltar algumas letras ou palavras ou que adicione novas, isto acontece porque não está compreendendo o texto em si mesmo e limita-se a pronunciar os sons que vai lendo, em qualquer compreensão.

3

Na visão também se pode perceber se uma criança tem dislexia. Normalmente, os pais costumam recorrer a especialistas para lhe revisarem a vista e os ouvidos ao seus filhos, porque consideram que essas falhas que têm são por problemas nos sentidos, no entanto, estes exames não encontrarão qualquer problema físico.

No campo visual, uma criança com dislexia pode mostrar as duas vertentes: desde ter uma capacidade de observação muito profunda e detalhada até carecer de visão periférica. Assim, qualquer anomalia com a visão pode ser um indicador desta condição, no entanto, também pode ser que o seu filho precise de óculos.

4

A dislexia afeta na capacidade de leitura das pessoas, mas também na escrita. É muito frequente que, uma criança com esta condição, escreva de forma desordenada, mude as letras por outras ou modifique a ordem das sílabas. Os textos que escreve podem ser ilegíveis em muitos momentos, visto que o pequeno não compreende a associação que existe entre a palavra escrita e a falada, por isso custa-lhe muito compreender quando leem e poder expressar as suas ideias através da linguagem escrita.

A forma na qual pega o lápis ou caneta também pode ser um claro indicador pois não entende muito bem o procedimento para escrever e, por isso, pega no lápis de forma diferente do habitual e faz demasiada força contra o papel.

5

Outra das formas que tem de saber se seu filho tem dislexia é observando a sua coordenação. As pessoas com esta condição costumam apresentar dificuldades na hora de coordenar os seus movimentos assim como para desenvolver as habilidades motoras, por este motivo é comum nunca participarem em esportes escolares ou, se o fizerem, apresentarem movimentos muito desajeitados.

O mau equilíbrio, as tonturas constantes ou a pouca destreza na hora de brincar em equipe podem ser sinais claros de que está sofrendo de dislexia, por isso leve-o ao médico para fazer os exames correspondentes para poder ajudar a criança o quanto antes.

Como saber se meu filho tem dislexia - Passo 5
6

Outros aspetos que são afetados pela dislexia é a capacidade cognitiva, de memorização e a linguagem. Normalmente, as crianças com dislexia costumam usar imagens e sentimentos para compreender um texto, mais do que se deixar levar pelo significado dos sons e das palavras. Além disso, costumam ter uma memória a longo prazo e lembram-se facilmente de lugares, pessoas, etc, mas quando falamos de aprendizagem que conseguiu no dia anterior, a sua memória pode falhar.

Quando fala é comum fazê-lo de forma pausada, não terminando as frases, custando-lhe pronunciar corretamente as palavras ou, inclusive chegar às vezes a gaguejar.

7

Na personalidade também poderá detetar estes sinais de dislexia, visto que costumam ser pessoas introvertidas, com poucos amigos e com dificuldades na hora de se relacionarem. Também podem apresentar algum desajuste no que diz respeito à ordem e, por isso, pode ser extremamente ordenado ou precisamente o contrário.

Caraterizam-se também por terem mudanças de humor bruscas e, além disso, costumam ser crianças muito sensíveis, muito mais que os outros companheiros, pelo que deve tratá-lo com muito cuidado e delicadeza para não se sentir um "bicho raro".

Sugestão: O que é disgrafia e quais os sintomas - Distúrbio da letra feia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem dislexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
marcia cristina
Ola meu filho tem 08 anos vai fzer 09 em setembro,nao sabe ler neh escrever e faz as letras ao contrario,ele estunda des dos 03,sera que ele tem dislexia
1 de 3
Como saber se meu filho tem dislexia