Pedras nos rins

Como saber se tenho cálculos renais

Como saber se tenho cálculos renais
Imagem: revistabuenasalud.cl

Os cálculos renais são massas sólidas compostas por cristais de diferentes tamanhos que se encontram em nossos rins. Também conhecidos como pedras no rim, podem demorar muito tempo para se formar e por isso o paciente não suspeita da sua existência até que sente os primeiros sintomas. Mas como saber se tenho cálculos renais? Em umComo.com.br explicamos com detalhe os primeiros sinais deste problema.

Também lhe pode interessar: Como tratar cálculos renais

Passos a seguir:

1

Os cálculos renais precisam de tempo para se formar, dependendo do tipo de cálculo pode demorar semanas ou meses e durante este período costumam ser assintomáticos. Depois da pedra no rim começar a descer pelo ureter em direção à bexiga é que o paciente começa a notar os primeiros sintomas e dores.

Como saber se tenho cálculos renais - Passo 1
2

Um dos primeiros sintomas dos cálculos renais é a dor que aparece em um lado das costas ou na área abdominal. Esta dor pode ser sentida também na pélvis, na virilha ou nos testículos, dependendo do lugar exato onde se localize o cálculo renal, seu tamanho e os problemas que estiver gerando.

3

Se a sua urina possui uma cor bem mais intensa do que o normal, sem importar o momento do dia, pode ser um sinal de pedra no rim.

4

Outro sintoma bem frequente dos cálculos renais é fazer xixi com sangue, um sinal que normalmente alarma bastante os pacientes. Se a sua urina contiver sangue é muito importante ir ao médico para uma revisão que determine se você está com pedras no rim.

5

Outros sintomas das pedras no rim são febre, vômitos e náuseas, apesar deles nem sempre aparecerem.

6

O tratamento dos cálculos renais depende do tipo de cálculo, seu tamanho e local onde se encontra. Ele pode se dissolver por si só através da ingestão de líquido em abundância, através de medicação, ou pode requerer intervenção cirúrgica no caso de cálculos muito grandes, de obstruções da urina ou de danos nos rins.

Se você suspeitar que está com pedras no rim, recomendamos visitar um médico para uma revisão completa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho cálculos renais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
POLYANA
Tenho uma pedra no rins esquerdo de 7 m.m a tempo, hoje senti uma dor abaixo das costa no lado esquerdo, possa ser ela ??
A sua avaliação:
Daiane
Após ir algumas vezes para o hospital com dores crônicas nas costas e abdominal principalmente no lado direito e também tinha infecção urinária com frequência,descubram meus cálculos renais.
Rodrigo
Eu estava deitado e comecei sentido uma dor leve no testículo direito, aí fui me levantar e senti uma forte dor na região do abdômen no lado direito perto do virilha, depois no lado direito das costas, os três locais ficaram doendo ao mesmo tempo, o que pode ser?
walter
peda nos rins
Imagem: revistabuenasalud.cl
1 de 2
Como saber se tenho cálculos renais