Os pacientes de câncer

Como saber se tenho câncer

Como saber se tenho câncer

Existem dezenas de diferentes tipos de câncer, mas muitos deles partilham os mesmo sintomas. Se você suspeita que poderá estar sofrendo de alguma forma de câncer, é importante que faça um profundo auto-exame para ver se desenvolveu alguma verruga ou sinal novo, caroço estranho ou outros crescimentos irregulares, sobretudo se a sua família tem antecedentes de câncer. Inclusivamente se você tem o que parece ser uma evidência clara da doença, o único verdadeiro caminho para saber com segurança, é através de um diagnóstico médico.

Também lhe pode interessar: O que comer se tenho câncer
Passos a seguir:
1

Verifique se existem feridas que não cicatrizaram. Em particular, mantenha um controlo sobre as feridas que não melhoram com o passar do tempo, e que cada vez são maiores, doem mais e/ou estão começando a sangrar. Estes são todos sinais de possíveis cânceres de pele.

2

Examine todos os caroços novos que se desenvolvem no seu corpo. Um caroço repentino e inexplicável pode ser canceroso, especialmente se se encontra na zona da mama nas mulheres, ou na zona do escroto nos homens.

3

Controle os sinais novos e existentes no seu corpo para ver se mudam de forma, cor e/ou tamanho. Se qualquer destas coisas acontecer, pode ser um sinal de um melanoma, uma forma menos comum de câncer da pele que afeta principalmente os homens de cor branca.

4

Monitorize a tosse persistente e outros problemas relacionados. O câncer do pulmão pode causar uma tosse persistente, bem como a falta de ar, uma mudança na voa, rouquidão extrema, e inclusivamente tosse com sangue. Se é fumador, deve estar consciente destes sintomas.

5

Tenha especial atenção perante qualquer sangramento inusual e inexplicável. Por exemplo, se o sangue começa a segregar dos mamilos, do pênis e outros orifícios, pode ser um sinal de câncer nos órgãos internos. Sangue na urina ou excrementos também pode ser uma sinal de câncer.

6

Consulte um médico. Se você tem algum destes sintomas anteriores e suspeita que pode ser um câncer, marque uma consulta com um médico e faça exames. Esta é a única forma de saber com toda a certeza de que se trata, de que tipo é, e o que se pode fazer para o curar.

Leia também: Fisgadas na mama podem ser câncer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho câncer, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Voltamos a insistir que o único veredito para saber se tem câncer ou não é a opinião válida de um médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
renan
pra mim infelizmente e tarde
lucicleide barbasa
oi tenho 38 anos tenho medo de ter canse tenho dores no seios um pouco, não sou casada nunca fui pode ser por isso
Aquimy
ola estou com a serotonina alta de 200 a 250,estou preocupada pois ja tenho um tumor na hipofisi fico com medo te ter um carcinoma por favor tire essa duvida enquanto não marco o medico
Elisandra pedroso
Olá gostaria d saber oq realmente eu tenho,pois ja passei por varios exames E todos deram resultado bons.só q tenho uma dor horrível do lado esquerdo da barriga bem embaixo é uma dor q corroe por dentro.eu n aquento mais,n sei oq é?
isaque
Eu tô com uma leve dor no peito esquerdo.
cristiane oliveira
Tenho forte dores no corpo
Iasmim
sou criança e minha amiga morreu de cancer e eu morro de medo disso , estou com 2 caroços no braço e estou com gripe tem bastante tempo ...... me ajudaaa...
THIAGO
TENHO UM PEQUENO CAROÇO NA BARRIGA JÁ FAZ UM BOM TEMPO. COMO POSSO SABER SE É UM CÂNCER..
Sara
América, desde já agradeço o seu comentário. A metástase óssea é uma forma de tumor ósseo maligno.
Sara
Olá Rita, obrigada pelo comentário! Ainda bem que foi útil!
rita alves
muito boa a matèria a informacao è seguramente a luz para muitos problemas
América dos santos silva
Olá! Eu gostaria de saber se Metástase óssea, Significa que a pessoa é portadora de algum tipo de câncer, ou se é um câncer nos ossos? Obrigada!
Como saber se tenho câncer