Diagnosticar a Diabetes

Como saber se tenho diabetes

Como saber se tenho diabetes

A diabetes apresenta-se quando nosso pâncreas não produz insulina suficiente para manter o nosso organismo em bom estado, ou quando a mesma é produzida em pequena quantidade ou com uma qualidade insuficiente. Esta condição manifesta-se com diversos sintomas que convém atender, pois a acumulação de açúcar no sangue, se não for tratada adequadamente, pode afetar de forma severa a nossa saúde. Você desconfia que possa estar sofrendo desta doença? Se quiser saber se você tem diabetes, em umComo.com.br explicamos a você os principais sinais desta condição.

Também lhe pode interessar: Como comer se tenho diabete tipo 2

Passos a seguir:

1

O pâncreas é o responsável por produzir insulina, uma substância que nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, permitindo que a glicose viaje pelo nosso corpo para dar energia às células. Uma vez que este processo é completado a glicose restante é armazenada para quando for necessária.

A acumulação excessiva de glicose no sangue devido a uma ingestão elevada de alimentos que a contêm e a impossibilidade do nosso corpo de usá-la e transformá-la em energia, são os principais desencadeadores da diabetes tipo 2, que se apresenta em idades avançadas sendo a mais comum de todas. Por sua vez, a diabetes tipo 1 ou juvenil ocorre quando as células do pâncreas se destroem progressivamente impedindo a correta produção da insulina.

2

Nem sempre é fácil saber se se tem diabetes, já que quando se trata de diabetes tipo 1 ou juvenil os sintomas apresentam-se de forma repentina e bem mais clara, mas no caso da diabetes tipo 2 o paciente pode passar muito tempo com esta doença sem apresentar nenhum sintoma. Por este motivo fazer um exame de sangue anualmente é a melhor forma de garantir que nossos níveis de açúcar sejam adequados e que não estejamos sofrendo desta condição.

3

Para saber se você tem diabetes preste atenção aos seguintes sintomas:

  • Aumento da vontade de urinar e idas constantes ao banheiro. Isto ocorre porque devido ao excesso de glicose no sangue os rins trabalham para tentar eliminá-la por meio da urina, produzindo uma maior quantidade do que a habitual.
  • Sede insaciável e desejo frequente de beber. Se você urina com maior frequência é normal que seu corpo precise ingerir mais líquido para repor o perdido e hidratar-se.
  • Cansaço e fraqueza apesar de dormir corretamente. Isto ocorre porque devido aos problemas com a insulina, as células não estão recebendo a quantidade de energia de que precisam.
  • No caso da diabetes tipo 1, apresenta-se uma perda de peso repentina e inexplicável. Este sintoma ocorre com menor frequência na diabetes tipo 2.

Além disso, podem ocorrer outros sintomas como falta de sensibilidade e formigamento nas mãos e pés, problemas na visão, cicatrização ruim e hematomas frequentes no corpo.

4

Se você desconfia que tem diabetes o melhor é procurar um médico para um exame. Os exames de sangue para medir os níveis de glicose e os testes de tolerância à glicose são os exames mais comuns que se realizam para determinar se sofremos desta doença.

Dica: Acesse esse artigo para saber quais são os valores normais de glicose no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria Boaventura
Fiz o teste em jejum para saber se sou diabetica ou nao o nivel de sangue foi de 6,7
Vera
Bom dia! estou preocupada, fiz exame de glicose e taxa resultado foi 150, a glicemia pós-prandial foi 160, tenho 54 anos
Como saber se tenho diabetes