Gengivite

Como saber se tenho gengivite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 fevereiro 2021
Como saber se tenho gengivite
Imagem: saludyenfermedad.es

A gengivite é a forma mais leve da doença periodontal, pois consiste na primeira etapa da mesma. É conhecida pela inflamação das gengivas mas existem outros sintomas que podem ajudar você a detectar esta anomalia bucal e tratá-la para a erradicar. Se não piora, não tem por que produzir desconfortos e, é por isso, que muitas pessoas não a identificam até passado um longo período de tempo. Se não se tratar corretamente a gengivite, esta pode derivar na seguinte etapa da doença periodontal, a periodontite inicial e começar, assim, o processo de destruição dos dentes. Para evitar que isto aconteça, neste artigo de umComo ensinamos-lhe como saber se você tem gengivite.

Também lhe pode interessar: Como curar a gengivite
Passos a seguir:
1

A causa que provoca a gengivite é o aparecimento de placa bacteriana nos dentes. Uma má higiene buco-dental dará lugar à criação de uma fina camada suave e pegajosa formada por bactérias, que danificarão tanto nossos dentes como nossas gengiva.

Como saber se tenho gengivite - Passo 1
Imagem: juanbalboa.com
2

Por se tratar da primeira etapa da doença periodontal, ainda estamos a tempo de a evitar e reverter os danos causados, é por isto que é tão importante saber como identificar a gengivite. Pois uma vez iniciada a periodontite, os problemas ocasionados são praticamente irreversíveis. Sem uma correta escovação nem o uso diário do fio ou fita dental, a placa não é eliminada de nossos dentes e as toxinas desprendidas ficam coladas em nossas gengivas, irritando e danificando o tecido gengival.

3

Uma vez inciada a gengivite, os sintomas mais evidentes que podem nos ajudar à identificar são o avermelhamento, a inflamação e sensibilidade das gengivas. Outro sinal claro desta etapa é o sangramento das gengivas ao escovarmos os dentes ou mastigar. Se chegarmos a este ponto e ainda não tivermos tratado a gengivite, esta avança, provocando a degeneração das gengivas e mostrando os dentes mais longos do que eram, devido à deterioração do tecido gengival.

4

Além dos sintomas anteriores, há outros que também podem aparecer se a gengivite não for curada a tempo. Esta doença bucodental pode causar pequenas bolsas periodontais entre os dentes e as gengivas, justo onde se acumula tanto a placa bacteriana como os restos de comida que não foram eliminados, agravando ainda mais a deterioração e inflamação das gengivas.

Como saber se tenho gengivite - Passo 4
Imagem: vivesana.com
5

O mau hálito é outro dos sintomas da gengivite, pois o acúmulo de tártaro e placa dental corroem tanto os dentes como as gengivas. Isto pode inclusive chegar a afetar o olfato deixando um mau sabor. Se notas qualquer destes sintomas, vá imediatamente ao seu dentista para que ele diagnostique a doença e receite o tratamento mais adequado, segundo o estado da gengivite.

6

Lembre-se de que se não for tratada a tempo, a gengivite pode derivar para uma periodontite e começar, assim, a deterioração dos dentes, que é praticamente irreversível. É por isto que é tão importante saber identificar a doença e, uma vez curada, saber como prevenir para evitar que volte a ocorrer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho gengivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saludyenfermedad.es
Imagem: juanbalboa.com
Imagem: vivesana.com
1 de 3
Como saber se tenho gengivite