Amigdalite

Como se contagia a faringite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se contagia a faringite

A faringite é uma inflamação da faringe, canal que liga a boca e o nariz com a traqueia e o esôfago, que costuma ser causada por uma bactéria ou vírus, embora também seja possível a sua manifestação devido a determinados agentes externos químicos ou irritantes. Ainda que seja uma condição mais comum em crianças, a verdade é que pode ocorrer em qualquer idade, sendo imprescindível consultar o médico para iniciar o tratamento apropriado e descartar que se trata de um problema de caráter crônico. Além disso, é conveniente saber como se contagia a faringite para evitar sua transmissão e tomar as precauções necessárias. Tudo isso é explicado com detalhes no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a faringite
Passos a seguir:
1

É importante ter em conta que há dois tipos de faringite que se distinguem em função dos sintomas apresentados e da evolução da condição.

  • A faringite aguda é aquela que costuma ser causada por vírus e bactérias e que se manifesta através de sintomas como dor e vermelhidão de garganta, problemas ao engolir, febre, gânglios linfáticos inflamados e outros sintomas próprios de um resfriado.
  • A faringite crônica caracteriza-se pelo prolongamento da inflamação durante semanas e costuma ser causada por fatores ambientais, agentes irritantes (como o fumo ou o álcool) ou outras patologias. Os pacientes têm sensação de secura, tosse, mucosidade viscosa, sensação de um corpo estranho na garganta e outros problemas derivados, como asfixia ou dificuldade para dormir.
2

Também existe risco de contágio quando a faringite é de origem infecciosa. Neste caso, as bactérias que originam a faringite estão presentes tanto nas secreções nasais como faríngeas, pelo que uma das principais vias de contágio é entrar em contato com as micropartículas que a pessoa infectada emite ao espirrar, tossir ou falar.

3

Compartilhar utensílios de higiene, talheres, bebidas ou alimentos com uma pessoa que sofre de faringite também aumenta as probabilidades de contágio. Por esse motivo, esta prática deve ser evitada por completo até que o paciente tenha se recuperado ou em caso de suspeita de faringite.

4

Uma das medidas fundamentais para evitar o contágio da faringite é manter a higiene das mãos constantemente. As mãos estão em contato direto com todo o tipo de objetos e lavá-las com frequência reduz bastante o risco de propagação de infecções, como a faringite.

5

No artigo Como prevenir a faringite você pode encontrar outras medidas importantes que o ajudarão a lutar contra esta condição e desfrutar de um estado de saúde excelente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se contagia a faringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se contagia a faringite