As dores de dentes

Como se livrar de uma infeção dos dentes

Como se livrar de uma infeção dos dentes

As infeções nos dentes podem se distinguir em infeções dentro da polpa do dente, infeções nas gengivas e infeções à volta das bordas exteriores dos dentes. As três são bastante dolorosas e podem ser debilitantes se não se tratarem de imediato. É necessária a intervenção de um dentista profissional para a sua cura total e é fundamental recorrer a este especialista o mais rápido possível, embora também hajam certas medidas que pode adotar em casa para o ajudar a evitar que a infeção avance. Descubra-as todas no seguinte artigo de umComo sobre como se livrar de uma infeção dos dentes.

Também lhe pode interessar: Como tratar um dente quebrado
Passos a seguir:
1

Uma infeção dental ou abscesso dentário é causado normalmente por uma cárie que acaba provocando a destruição do dente ou por uma infeção que afeta a cavidade pulpar de um determinado dente. Manifesta-se através de uma espécie de bolsa cheia de pus que aparece na zona próxima ao dente afetado e costuma provocar sintomas como:

  • Dor intensa e aguda.
  • Inflamação.
  • Inchaço das gengivas.
  • Sabor mau na boca.
  • Mau hálito.
  • Mal-estar geral.
  • Febre.
  • Gânglios inflamados no pescoço.
Como se livrar de uma infeção dos dentes - Passo 1
2

Perante o aparecimento de uma infeção dentária ou de qualquer um dos sintomas mencionados, a primeira coisa que deverá fazer é consultar o seu dentista com urgência. O especialista começará por fazer uma revisão completa, drenará o pus acumulado e, muito provavelmente irá receitar-lhe um tratamento antibiótico para combater a infeção, assim como algum tipo de analgésico que lhe ajude a aliviar as dores e/ou reduzir a febre. Posteriormente, o dentista avaliará a opção de salvar o dente danificado e, em casos mais graves pode ser necessária uma extração ou uma pequena intervenção cirúrgica para extrair todo o material danificado.

É fundamental que siga à risca as indicações do seu dentista quanto ao tratamento, e que em nenhum caso tome medicamentos que não tenham sido prescritos previamente por ele.

Como se livrar de uma infeção dos dentes - Passo 2
3

Além do tratamento médico, há algumas medidas que pode pôr em prática em casa para evitar que a infeção dentária se agrave, assim como para manter a sua boca livre de bactérias que, no futuro, podem provocar outros danos na sua boca. Um dos mais eficientes é realizar enxagues bucais ao longo do dia com uma preparação de água morna e sal. Terá apenas que adicionar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e usá-lo em modo de enxague várias vezes ao dia até que a infeção desapareça.

Como se livrar de uma infeção dos dentes - Passo 3
4

Quando se sofre de uma infeção dentária é mais importante que nunca redobrar as medidas de higiene oral. Assim, não se esqueça de escovar os dentes logo após cada refeição, utilizando uma pasta de dentes que tenha flúor na sua fórmula, uma vez que é a substância mais eficiente contra as cáries e a placa bacteriana. Tenha muito cuidado quando escovar a área afetada, faça-o sem exercer força ou pressão e, de preferência, com uma escova de dentes de cerdas suaves.

Como se livrar de uma infeção dos dentes - Passo 4
5

No caso da infeção dental lhe causar inchaço de uma parte do rosto, é possível reduzir a inflamação através da utilização de alguns remédios naturais como a aplicação de gelo, o consumo de camomila ou sálvia. Pode conferi-los todos e saber de que forma os pode utilizar no artigo como desinflamar um abscesso.

Como se livrar de uma infeção dos dentes - Passo 5
6

Como dissemos, o essencial para tratar uma infeção dental é visitar o dentista, pois caso contrário poderia propagar-se para outras zonas do corpo e por em risco a sua saúde gravemente. Além disso, para evitar problemas orais deste tipo, deve ser cuidadoso com a sua saúde oral consultando o dentista regularmente para realizar check-ups e, especialmente quando vir que um dente tem cáries ou tem dores nos dentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de uma infeção dos dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
raynan
to com o dente de dentes de siso e ta doendo muito ja fui no dentista mais não ta pegando aneretisia não sei o que faço e tanta dor ta doendo um lado todo do rosto já tomei ibuprofeno amoxicilina e nada mim ajuda pelo amor deus não aguento senti mais dor
Editor umComo.com.br
Oi Raynan! Recomendo que você confira as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-a-dor-dos-dentes-do-siso-606.html. As melhoras!
1 de 6
Como se livrar de uma infeção dos dentes