Vesícula biliar

Como se manifesta a colecistite aguda

Como se manifesta a colecistite aguda
Imagem: cirurgiaobesidade.com.br

A colecistite aguda é uma das doenças abdominais mais frequentes e caracteriza-se pela inflamação aguda da vesícula biliar. Ocorre como complicação da litíase biliar. Ainda que seu diagnóstico seja realizado por imagens, seus sintomas são característicos da patologia biliar.

Também lhe pode interessar: Como se manifesta a pancreatite aguda

Passos a seguir:

1

Em geral aparece em mulheres, entre os 40 e 50 anos, obesas e multíparas.

2

A primeira manifestação clínica é o episódio doloroso, intenso, agudo, que se localiza por baixo das costelas, especialmente do lado direito (hipocôndrio direito). Pode se apresentar a nível do estômago (epigastro).

3

A dor tem frequentemente irradiações altas, para o ombro direito, escápula, sendo excepcionais as irradiações baixas.

4

A dor inicialmente cólica pode tornar-se permanente com o passar do tempo. Quando o quadro doloroso é de poucas horas, fala-se em cólica hepática.

5

O quadro doloroso sucede, geralmente, depois de uma ingestão copiosa de alimentos gordurosos.

6

Vem acompanhado de náuseas e vômitos. Estes são inicialmente de alimentos e depois biliosos. Os vômitos não acalmam a dor.

7

É normal que o trânsito intestinal se detenha e não tenha deposições; a expulsão de gases persiste ainda que seja escassa.

8

A dor continua com agitação e desassossego.

9

Os calafrios e a febre não são nunca iniciais, instalam-se a partir das 24 - 48 horas.

10

Pode existir histórico de episódios similares que cederam com tratamento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a colecistite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Perante a presença destes sintomas, deve procurar um médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Regina Augusta da Silva
Boa tarde! Fiz uma cirurgia de pedra na vesículas no dia 21 de setembro 2015 ainda sinto dores abdominais de lado direito, debaixo do peito direito e no umbigo. Um ponto no estômago um ponto em cada buracos de lado direito foi dois buraquinho, dentro do umbigo três pontos. Abiopse deu Colecistite cronica. Tem cura?
eliete pedroso machado
gotaria de saber se com a dieta com todos alimentos certos há possibilidade de ser expelida? se tem alguma maneira de naõ fazer uma cirurgia se eguir tudo direito? mais dorei as dicas dadas me valeram muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliete, você deverá se informar junto do seu médico, pois ele é quem conhece melhor a sua condição e por isso poderá indicar-lhe o que é melhor fazer. Obrigada e continue nos acompanhando!
daniella
meu esposso esta tendo calafrio e febre edor nabarriga ,e a um mes atras ele fez o tratamento da coletite
Imagem: cirurgiaobesidade.com.br
Como se manifesta a colecistite aguda