Óleos saudáveis

Como substituir o óleo de cozinha

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como substituir o óleo de cozinha
Imagem: millenarium.es

O óleo de soja, também conhecido por óleo de cozinha, faz parte das receitas de muitas iguarias brasileiras. Serve para fazer qualquer tipo de frituras, temperar saladas, fazer molhos e bolos. No entanto, esta substância pode ser prejudicial à sua saúde e o seu consumo em excesso deve ser evitado. O mercado disponibiliza várias opções para substituir esta gordura, garantindo um sabor e sucesso semelhantes na preparação dos alimentos. Leia este artigo do umComo para descobrir como substituir o óleo de cozinha sem perder aquele gostinho delicioso a que está acostumado.

Também lhe pode interessar: Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde

Índice

  1. Armazenamento e preparação
  2. Consequências do uso do óleo de cozinha
  3. Alternativas para o óleo de cozinha

Armazenamento e preparação

Existem alguns truques para beneficiar das propriedades do óleo. Quando utilizado de forma correta, o óleo vegetal auxilia na absorção de vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

Sabia que o óleo deve ser guardado num pote de vidro escuro? O contato com a luz oxida os óleos comuns como o de soja, milho e girassol. Os recipientes transparentes deixam passar a luz e a propriedades do produto podem ser prejudicadas, mesmo contendo aditivos químicos preservantes.

Na preparação, recomenda-se que o óleo esteja sempre em fogo baixo (ou a menos de 180 º C) quando é utilizado. Quando a temperatura atinge um valor superior a este, o óleo liberta elementos tóxicos para a saúde.

Quando terminar o uso de qualquer tipo de óleo, descarte-o de forma responsável. Os óleos podem contaminar a água e não devem ser lançados na pia. Saiba como jogar fora o óleo de cozinha acessando este artigo.

Como substituir o óleo de cozinha - Armazenamento e preparação
Imagem: shutterstock.com

Consequências do uso do óleo de cozinha

Quando existe um consumo excessivo de óleo de cozinha, o corpo manifesta-se através de:

  • Aumento de peso;
  • Esteatose hepática (mais conhecida por fígado gordo);
  • Inflamações no organismo;
  • Aumento da oleosidade no cabelo e na pele;
  • Maior tendência para desenvolver células cancerígenas;
  • Subida dos níveis de colesterol.
Como substituir o óleo de cozinha - Consequências do uso do óleo de cozinha
Imagem: affotd.com

Alternativas para o óleo de cozinha

Azeite de oliva

Sempre que preparar uma salada, os óleos estão proibidos. O azeite de oliva é a melhor solução pois não contribui para o aumento do colesterol mau do corpo e mantem o bom. O azeite também pode ser usado na preparação de arroz, por exemplo, que ficará mais solto e leve. Tenha em atenção que, quando consumido em demasia, o azeite também é prejudicial à saúde. O ideal é usar o azeite extravirgem com até 0,5 de acidez e usar de forma moderada.

Dica: Para um tempero ainda mais saudável, adicione uma folha de louro e dois dentes de algo picados no vidro de azeite. O alho contem propriedades anti-inflamatórias e o louro melhora o funcionamento da digestão!

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim é o melhor para fritar alimentos que necessitam de ser imersos na gordura, como coxinha. A fritura ficará sequinha e as propriedades não se alteram se não for preparado a mais de 220º C. Este tipo de óleo é um bom aliado no combate ao colesterol mau e diminui o risco de pressão alta, infarto e acidente vascular cerebral. Rico em vitamina E, o óleo de amendoim combate o envelhecimento precoce e promove a cicatrização. Consumido com moderação, pode também ser um elemento importante na perda de peso.

Nota: O consumo ideal deste alimento é de uma colher de sopa por dia.

Óleo de coco

O óleo de coco deve ser cozinhado em temperatura baixa e é o melhor para refogar vegetais e oferece um gostinho alternativo à comida quando liquidifica. Este tipo de óleo ajuda a reduzir o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue e perder peso. Também aumenta a sensação de saciedade e acelera o metabolismo. Confira esse artigo do umComo para aprender a fazer óleo de coco caseiro.

Dica: O óleo de coco também pode ser usado para assar frango, fritar camarão e preparar pipoca.

Óleo de girassol

O óleo de girassol é o mais indicado para fritar peixes e carnes. Pode ser usado em altas temperaturas sem alterar o seu sabor e a sua consistência. É rico em vitamina E e, por isso, ajuda a proteger as células do organismo. Contribui para a formação de hormônios essenciais, melhora a saúde cardiovascular e combate problemas degenerativos.

Nota: O óleo de girassol é muito calórico e pode favorecer o aparecimento do câncer quando aquecido em demasia.

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça deve ser usado para temperar comidas frias, como aperitivos e queijos. Rico em Ômega 3, melhora a elasticidade das artérias e a circulação sanguínea. Também contribui para o combate à osteoporose porque aumenta a absorção de cálcio.

Nota: O óleo de linhaça não é recomendado para consumo de mulheres grávidas ou a amamentar e crianças com idade inferior a 3 anos.

Óleo de milho

O óleo de milho é recomendado para a preparação de bolos e doces. É o mais indicado para misturar ingredientes para criar uma massa. É rico em ácidos gordos essenciais e vitamina E, sendo eficaz na melhoria do sistema imunológico. Acesse este artigo para saber mais sobre as propriedades do óleo de milho.

Nota: Não deve ser submetido a temperaturas acima dos 180º C.

Como substituir o óleo de cozinha - Alternativas para o óleo de cozinha
Imagem: alibaba.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o óleo de cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: millenarium.es
Imagem: shutterstock.com
Imagem: affotd.com
Imagem: alibaba.com
1 de 4
Como substituir o óleo de cozinha