Outros medicamentos

Como tomar Aciclovir

Como tomar Aciclovir
Imagem: pt.121doc.net

Está procurando saber como tomar Aciclovir? Em umComo vamos ajudar você explicando a posologia, contra-indicações e efeitos colaterais do medicamento. O Aciclovir é um medicamento cujo princípio ativo é uma substância do mesmo nome e cujo efeito é antiviral. Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas pelo herpes simplex na pele e mucosas, herpes genital, herpes zoster, tanto na fase inicial da doença como no reaparecimento. Se o seu médico lhe receitou Aciclovir, continue lendo este artigo e se informe sobre o medicamento.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás
Passos a seguir:
1

A posologia do Aciclovir bem como o tempo de tratamento, vai depender do tipo de doença a tratar. Assim para o tratamento do herpes simples, a dose recomendada para adultos é de um comprimido de Aciclovir 200 mg 5 vezes ao dia, a cada 4 horas e pulando a dose da noite. Este tratamento deve ser mantido por pelo menos 5 dias e, caso a infecção seja grave pode haver a necessidade de prolongar o tratamento.

2

Para a prevenção do herpes simples, a dose recomendada para pacientes com um sistema de defesa do organismo debilitado (adultos), é de 200 mg de Aciclovir 4 vezes ao dia, a cada 6 horas. Para pacientes com problemas de absorção intestinal ou com o sistema de defesa gravemente comprometido, a dose pode ser aumentada para as 400 mg ou pode ser considerada a administração por via intravenosa.

3

No caso de herpes zoster, a dose recomendada de Aciclovir para adultos é de 800 mg 5 vezes ao dia, a cada 4 horas e pulando a dose da noite. O tratamento deve ser mantido por pelo menos 7 dias e, em certos casos pode ser necessário a administração por via intravenosa.

Como tomar Aciclovir - Passo 3
Imagem: hexal-elements.de
4

No caso de herpes simplex labial recorrente, o tratamento recomendado é de aplicação tópica na zona, aplicando o creme 4 vezes ao dia, durante 5 dias. Aciclovir em formato de creme é indicado para herpes em fase inicial, podendo ser utilizado em herpes cutâneo. No entanto, quando se trata de mucosa vaginal deve ser evitado pois pode causar mais irritação e dor.

Como tomar Aciclovir - Passo 4
Imagem: saudeebeleza.net.br
5

A dose recomendada de Aciclovir para crianças com menos de 2 anos de idade, para o tratamento e prevenção do herpes simples é de 200 mg 4 vezes ao dia, durante 5 dias. Para crianças com mais de 2 anos de idade, as doses recomendadas são as mesmas que as indicadas para adultos.

6

Aciclovir é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo do medicamento ou a qualquer outra substância, grávidas ou em período de amamentação.

7

Como qualquer outro medicamento, também Aciclovir por apresentar efeitos colaterais. Os mais comuns são os relacionados ao trato gastrointestinal como náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Para além destes efeitos, podem ainda ocorrer erupções cutâneas, aumentos na creatinina e ureia, cefaleia, fadiga, distúrbios neurológicos e pequenos decréscimos nos índices hematológicos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Aciclovir, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Após o surgimento da infecção, o tratamento com Aciclovir deve ser iniciado o quanto antes.
  • Nunca tome Aciclovir sem antes consultar o seu médico ou farmacêutico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
ROSANA
A MINHA PERGUNTA E A SEGUINTE : SE A PESSOA ESTA TOMANDO ACICLOVIR O MEDICAMENTO CAUSA ALGUM RISCO DE SAUDE CASO NAO SEJA HERPESZOSTER MESMO CONTINUANDO O TRATAMENTO ATE O FIM ?
anderson
minha namorada esta com herpex simples 2, na area genital , e o medico apenas passou ciclovir e mandou tomar 4 vezes por dia mas não explicou os horários, qual intervalo devo respeitar? pq a bula diz pra tomar antes do café da manha e após o mesmo, e durante o almoço , e também no jantar. como devo prosseguir?
rogerio
posso inciar o tratamento as 18 horas
Mateus
Por que não pode-se colocar a noite ?
Imagem: pt.121doc.net
Imagem: hexal-elements.de
Imagem: saudeebeleza.net.br
1 de 3
Como tomar Aciclovir