Medicamento Ibuprofeno Kern

Como tomar Ibuprofeno

Como tomar Ibuprofeno
Imagem: kernpharma.com

O Ibuprofeno é um dos medicamentos mais utilizados para aliviar a dor leve ou moderada como a dental, a de pós-operatório, a de cabeça ou a ocasionada pela menstruação, como tratamento para a febre, a artrite reumatoide, artrose e outros processos reumáticos agudos, e para tratar das lesões de tecidos macios como torcicolos e entorses, entre outras doenças. Pertence ao grupo de medicamentos denominados anti-inflamatórios não esteroides e são vendidos em diferentes formatos: comprimidos, envelope com granulado efervescente, comprimidos revestidos ou bucais. Se seu médico lhe receitou este medicamento e você não sabe como tomá-lo, neste artigo de umComo explicamos a você como tomar Ibuprofeno 400 mg comprimidos, 600 mg comprimidos e 600 mg granulado efervescente.

Também lhe pode interessar: Posso tomar Ibuprofeno grávida

Passos a seguir:

1

Em qualquer uma das variantes do Ibuprofeno você deve consultar seu médico antes de tomá-lo para que ele lhe indique se você pode ou não consumi-lo e qual é a dose mais indicada para seu tratamento. É muito importante não interromper o tratamento uma vez iniciado nem tomar doses duplas se esquecer de alguma. E, se você for uma mulher grávida, não é recomendável tomar Ibuprofeno já que poderia afetar o feto ou provocar um aborto.

2

No caso de tomar Ibuprofeno 600 ou 400 mg comprimidos a dose máxima diária em adultos é de 2.400 mg, isto é, quatro comprimidos por dia de 600 mg ou seis de 400 mg. Em qualquer caso, deverá ser tomado um comprimido a cada 6-8 horas, em função da intensidade do quadro ou dor.

Em adolescentes de 14 a 18 anos de idade, não se deverá passar dos 1.600 mg diários, isto é, deverão tomar um máximo de dois comprimidos e meio de 600 mg por dia ou quatro de 400 mg, também com um intervalo de 6-8 horas entre cada um deles.

3

O Ibuprofeno 600 mg ou 400 mg comprimidos revestido apresenta-se em forma de pílulas revestidas por uma película para proteger o medicamento da umidade e do ar. A dose diária recomendada de comprimidos revestidos é de 1.200 mg em adultos, divididos em duas doses de 600 mg ou três de 400 mg. Nos casos em que se sofra de um quadro ou dor mais aguda, você poderá aumentar a dose para 2.400 mg (quatro comprimidos de 600 mg ou seis de 400 mg), mas nunca ultrapassá-la.

4

O Ibuprofeno 400 mg comprimido bucal é aquele que se apresenta em forma de pastilha, geralmente arredondada, que não pode ser engolido nem mastigado. A forma correta de tomar este tipo de comprimidos é pressionando-os contra o palato com a língua e deixando que dissolvam na boca. Se quiser, você pode beber um copo de água quando tiver dissolvido. Se não gostar do sabor deste fármaco, você pode dissolvê-lo em um copo de água e bebê-lo imediatamente. Deverá tomá-lo durante as refeições ou com leite. Nos adultos, recomenda-se tomar um comprimido de Ibuprofeno bucal a cada 6-8 horas, sem chegar a passar de três pastilhas por dia. Assim, a quantidade máxima diária é de 1.200 mg.

5

No caso de tomar Ibuprofeno 600 mg em envelope com granulado efervescente você deverá dissolver o conteúdo em um copo de água e tomá-lo logo após. Em adultos, a dose diária máxima é de 2.400 mg, isto é, quatro envelopes por dia. Os adolescentes de 14 a 18 anos não poderão passar de 2 envelopes diários. Em todos os casos, recomenda-se tomar um envelope a cada 6-8 horas, em função da intensidade da dor.

6

Não se recomenda o uso de Ibuprofeno em crianças menores de 14 anos sem antes consultar seu médico. Os idosos com mais de 60 anos deverão procurar seu doutor para que lhes receite a quantidade máxima deste medicamento, já que em função da doença deverá ser uma ou outra.

Leia também: Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Ibuprofeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
joel bezerra Masculino passos
sara , estou com uma imflamacao nasal a medica passou ibuprofeno de 600 ta correto.
Eni Branger Bolduan
Qual a dose certa que devo tomar de ibuprofeno 600 para dores nas articulações e dores nas costas inflamações no nervos

gentil alves
porque não a formula de tomar pyridiun 100mg ? e oprazo recomendado?
A sua avaliação:
Guilherme Martins
E estava com dor em um dente (periondite inicial ) dai fiz a raspagem e o médico me receitou ibuprofeno em 8 em 8 hs, estou tomando ha 4dias ja e nao sinto mais dor desde ontem, posso parar?
HEBERT SILVA
o meu filho tem 3 anos e 7 meses. Deu febre a 2 dias o maximo que chegou foi 39 graus. estou dando ibuprofeno. tenho que dar de 6 em 6 horas ou dar somente a hora que der a febre? Agradeço a atençao.
Guilherme
Moço pelo amor de deus!! Eu já tomei dois comprimidos de seiscentos e não passa a dor no meu dente.. Eu to prestes a tomar outro o negócio não ta funcionando to morrendo de dor acho q se me chapa de ibuprofeno passa né
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Guilherme! Se você está com dor de dente, o melhor seria consultar um dentista para encontrar a causa dessa dor. Pois se você não tratar o que estiver causando a dor, ela irá continuar e poderá não aliviar apenas com o Ibuprofeno.
edina
ola... estou com sinusite cronica. o ibuprofeno só resolve?
Giane Pimenta
Meu filho esta com dor de garganta. A farmacêutica receitou de 600 MG 1 comp de 8 e 8 horas. Ele tem 13 anos. Estou com medo de dar essa dosagem alta. Sera que posso dar?
Carmen Boteleiro
Estou tendo pyridium 100mg posso tomar Ibuprofeno 600gm
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmen, o melhor é você conversar com o seu médico para saber se pode tomar ambos medicamentos ao mesmo tempo. Obrigada por comentar!
claudio
o medico recomendou 400 mg posso tomar 600 mg?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudio, se o médico lhe recomendou essa dose o melhor é mesmo seguir essa indicação.
Milla Vieira
O médico mandou eu tomar Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas por 3 meses, posso tomar por tanto tempo assim e nessa quantidade?
simone almeida
O ibuprofeno em gotas e ótimo para criança com dor se garganta e febre dou o meu filho de 4 anos e logo está bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Edna florencio
O ibuprofeno é bom mesmo para garganta muito inflamada nao consigo engolir o comprimido e dissolvo em agua faz o mesmo efeito é de 600g
Edna florencio
Posso dissolver o ibuprofeno de 600 em agua pois nao consigo engolir ineiro Faz mesmo efeito,para garganta inflamada
Josélia
Meu médico receitou . Porém minha busca era sobre o tempo de duração do tratamento.
Imagem: kernpharma.com
Como tomar Ibuprofeno