A endometriose

Como tratar a endometriose de forma natural

Como tratar a endometriose de forma natural
Imagem: vidayestilo.terra.com.mx

A endometriose é uma condição ginecológica importante que ocorre quando, em vez de eliminar o endométrio durante os períodos menstruais, parte do tecido fica acumulado em áreas da cavidade pélvica, provocando a formação de nódulos sangrentos e, em ocasiões, dolorosos que causam diversas complicações. Os sintomas da endometriose nem sempre estão presentes, mas uma vez que tenha sido diagnosticada, desejamos pôr em prática todas as alternativas que nos ajudem a curá-la, incluindo as opções naturais. Por isso, em umComo.com.br, explicamos como tratar a endometriose de forma natural.

Também lhe pode interessar: O que é a endometriose
Passos a seguir:
1

Antes de mencionar algumas soluções naturais para aliviar a endometriose, é oportuno compreender certos aspectos desta condição:

  • Esta doença deve ser diagnosticada por um ginecologista.
  • A endometriose é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser melhorada.
  • O tratamento médico da endometriose variará segundo o grau da doença, e será importante seguir as indicações médicas para melhorar nosso estado.
  • As alternativas naturais poderão melhorar a clareza de vida da paciente, reduzir os desconfortos e aliviar os sintomas. No entanto, por si só, não será uma cura.
2

Compreendidos todos os pontos anteriores, há algumas alternativas naturais que podemos pôr em prática para melhorar os desconfortos originados pela endometriose.

O tecido que se acumula na zona pélvica é aumentado pelo excesso de estrógeno. Por isso, convém acrescentar à dieta alguns alimentos ricos em flavonóides, já que ajudam a regular sua produção, prevenir o avanço da doença e diminuir os desconfortos. Entre eles encontramos algumas opções, tais como:

  • Os pimentões amarelos;
  • As maçãs;
  • Os mirtilos;
  • Os frutos secos;
  • O aipo.
Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 2
3

Aumentar a ingestão de produtos com ácidos ômega 3 ajuda a reduzir a formação de tecido endometrial, melhorando os pacientes que sofrem desta doença. Por isso, é recomendável incorporar à dieta alimentos ricos em ômega 3 como os peixes azuis, os mariscos, o brócolis ou as sementes de linhaça. Também podem ser ingeridos suplementos de ômega 3, desde que o ginecologista o aprove.

Além disso, será importante manter uma dieta equilibrada que nos permita receber uma boa contribuição de vitamina C e minerais como o cálcio, o zinco e o magnésio que favoreçam o bem-estar das mulheres com esta condição.

Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 3
4

Seguindo com a dieta, determinados alimentos podem aumentar os desconfortos causados pela endometriose e favorecer a formação de tecido na zona pélvica. Produtos animais como as carnes vermelhas, o leite e alimentos ricos em gorduras como bolos ou junk food influenciam negativamente nas mulheres que sofrem deste problema. Portanto, recomenda-se diminuir significativamente sua presença na dieta.

Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 4
5

O óleo de rícino é um poderoso anti-inflamatório natural que ajudará a aliviar o inchaço produzido por este problema. Aplique na área do ventre uma compressa embebida em óleo de rícino durante 10 minutos. Em seguida, massageie a área durante alguns minutos para reduzir o desconforto.

Esta opção natural para tratar a endometriose não deve ser aplicada durante a menstruação.

Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 5
6

O estresse excessivo influencia de forma muito negativa em quem sofre de endometriose, pois aumenta os níveis de cortisona no sangue, o que favorece a formação de mais tecido na área pélvica. Por isso, é fundamental que as mulheres com este problema aprendam a controlar de forma eficaz o estresse. A prática de atividades como a ioga, o pilates e a meditação pode ajudar bastante, no entanto, também é recomendável fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana para diminuir a tensão, melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas.

Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 6
7

Outra forma natural de aliviar a endometriose é praticando exercícios Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos vaginais e a melhorar nossa condição. Caso não saiba em que consistem, convidamos você a consultar nosso artigo como fortalecer minha vagina com os exercícios Kegel para que descubra passo a passo a forma de colocá-los em prática.

Como tratar a endometriose de forma natural - Passo 7
8

Tendo em consideração que todas estas alternativas ajudarão você a tratar da endometriose, sem dúvida, seguir as instruções de seu ginecologista será fundamental para garantir uma melhoria e evitar as complicações relacionadas com esta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a endometriose de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elizabeth
é possivel um paciente ter mioma intramural e endometrio hipotrofico ao mesmo tempo?
Imagem: vidayestilo.terra.com.mx
1 de 7
Como tratar a endometriose de forma natural