A infeção bacteriana

Como tratar a Enterococcus faecalis

Como tratar a Enterococcus faecalis
Imagem: news.ucdavis.edu

A enterococcus faecalis é uma cepa de microrganismos responsável por várias doenças, temos entre elas as infeções urinárias, intestinais ou simplesmente as infeções de feridas. A contaminação por Enterococcus faecalis exige uma pesquisa médica e um tratamento adequado para evitar a propagação desmesurada destes microrganismos, ou seja, uma infeção provocada pela Enterococcus faecalis pode ser muito grave e carece de cuidados médicos antes de qualquer tipo de tratamento caseiro. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como tratar a Enterococcus faecalis de modo a complementar o tratamento prescrito pelo seu médico.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar existem várias medidas preventivas que devem ser tomadas para prevenir a contaminação por Enterococcus faecalis. A higiene pessoal é fundamental para nos precavermos perante esta e qualquer outra bactéria, como tal devemos lavar bem as mãos depois de terminarmos uma tarefa e evitar o contato das mesmas com os olhos, boca, orelhas e rosto em geral. Ainda não se consegue provar qual a maior causa de contaminação por Enterococcus faecalis, no entanto vários estudos indicam que a maior causa desta contaminação é através do toque, assim sendo, previna-se e mantenha uma boa higiene pessoal.

2

Pode parecer óbvio mas não o é, muitas pessoas continuam bebendo poucos líquidos e principalmente pouca água, a hidratação do organismo é fundamental para manter o equilíbrio do mesmo e preservar uma boa saúde. A água contribui eficazmente para a desintoxicação do organismo, e embora não cure a infeção causada por Enterococcus faecalis, ajuda a eliminar as bactérias e a manter o corpo saudável. Deve beber pelo menos oito copos de água por dia.

3

Fale com o seu médico para que este lhe possa indicar qual o melhor antibiótico para a infeção por Enterococcus faecalis, esta cepa de bactérias tem um elevado nível de resistência o que pode fazer com que a amoxicilina não seja suficiente para estas bactérias tão resistentes.

4

Pode ser necessário o internamento devido a uma infeção por Enterococcus faecalis, em muitos casos o antibiótico é administrado por método intravenoso o que permite uma melhor monitorização da evolução do paciente, bem como uma monitorização da resistência da bactérias ao antibiótico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a Enterococcus faecalis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • As infeções por Enterococcus faecalis pode evoluir para estados mais complicados.
  • Como sempre a prevenção deve estar sempre presente. Mantenha uma boa higiene pessoal, tome as devidas precauções quando utiliza banheiros públicos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
ediles
meu exame deu enterococcus depois de uma semana deu escherichia coli e agora qual bacteria eu tenh0
su
com que antibiotico para tratar essa bacteria enterococcus-faecalis ja tomei ciproxacino e ampicilina nao fiquei boa o que fazer
João Fernando
Vc conseguiu sua resposta??? Passo pelo mesmo
neiva dias ferreira
bom dia ! passsei com urologista pediu- me exame e deu essa bactéria enterococcus spp ,não me medicou, somente encaminhou-me ao infectologista,isso pode esperar?porque no momento a consulta com o especialista leva 2 meses,obrigada
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Neiva! Caso não possa ir ao médico antes da consulta, pratique as recomendações do texto. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gisele
Minha filha Milena de Araujo Cardoso, começou com infecção de urina dia 17 de Outubro de 2016. Passei no Hospital São Luiz e começou a tomar amoxilina com cluvalanato, por 5 dias, após isso, continuou com infecção de urina, e começou a tomar Zinnat, por mais 10 dias, após isso, fui no hospital SABARÁ quarta-feira, e fez o exame, dando novamente infecção, sem a cultura estar pronta, foi medicada: Rocefim 3 doses, injeção por 3 dias, ela disse que poderia aplicar em qualquer hospital, e que primeiro, fizesse outros exames, antes de tomar as injeções.

Fiz isso, na quinta, dia seguinte, mas não consegui aplicar no São Luiz, que é mais próximo de mim, depois dos exames feitos na quinta, então sexta, retornei ao SABARÁ e foi aplicado a primeira dose de rocefim 1g , quando retornei no sabado, fui informada que, teria que pagar pelas outras 2 doses 173, ... Sem meu consentimento, sem ter assinado nada, para pagamento, E SEM SER INFORMADA, QUE ESSA INJEÇÃO, SÓ É APLICADA INTERNADA !

Acham isso certo? Como pode, passar um remédio, que sabe, que só da internada?
Se eu soubesse, teria visto, outros meios, com a médica, para poder ter outras opções cabíveis.

Conclusão: Passei esse nervoso na recepção, chorei muito, por que fui informada, que teria que passar com o médico novamente, para ver o que poderia medicar no lugar do Rocefim, fiquei muito aborrecida, e internaram para isso, por que, o médico informou, que não tem substituição dessa medicação, nisso... Repetindo os exames, viram que tinha infecção, mas na cultura, estava negativa.
Então não deram a injeção de sabado e nenhuma outra. Ficou internada, sabado domingo só tomando label, e cada médica de plantão que entrava no quarto, queria dar alta, e tinha que explicar tudo novamente, isso minha filha, com dores na barriga, fizeram ultrassom, dando tudo ok no ultrassom, e repetiram a urina, na segunda, começou então com o CIPRO de 12/12 500 mg, e teve alta na terça-f e continuou tomando o CIPRO ATÉ completar 7 dias. Com Dr Gustavo Neufro.
Agora, me diga, e a primeira injeção, foi a toa? e o restante delas?
Usaram o que era mais barato? não repetiram exames na terça para dar a alta e ela foi pra casa.

Sempre que precisei ir a este Hospital, foi ótimo, mas agora, não sei o que está acontecendo, uma bagunça no fim de semana médicos querendo dar alta, a comida, está HORRÍVEL, vem bolacha e pão de manhã, e tem que se contentar, com 1 manteiga ...? tem que ficar pedindo... tem que ficar pedindo açúcar, porque vem 2 saches, e suco natural, pede mais 1 ou 2, se for de maracujá, são 4, a sopa só vem sem sal, e outro dia veio com gosto de alho cru, para a criança.
Agora você imagina: A criança já está doente, tomando remédios fortes há 1 mês, com esse tipo de comida, fica muito PIOR, não quer, vai pro lixo.

De manhã, tem que comer, por que o remédio é forte, ai vem:
maçã verde, mordeu e largou, e bolachas doces, que não gosta, tem que ficar pedindo para trocar, por que só gosta de sal, com manteiga.
Ai... DEMORA PARA VIR A TROCA DA BOLACHA, AI ligo informando, que tem que ir logo, por que tem que tomar o antibiotico.

Depois disso veio, mas que tormento.

Não sei o que está havendo, mas precisa mudar, por isso reclamo aqui, para melhor atender as crianças doentes, e ter médicos responsáveis no que se medica, o que está acontecendo com o SABARÁ?


Att, Gisele de Araujo Cardoso mãe de Milena Araujo Cardoso
MINHA FILHA ainda tem essa bactéria enterococcus faecalis e escherichia coli, não sara, socorro...
A sua avaliação:
Maria Natalina Marques Saraiva
desde de Março deste ano que já tive 8 infecções urinárias sempre com a enterococcus faecalis, tenho tomado todos os antibióticos a que ela é sensível, mas sem resultado, neste momento estou com outra infecção e estou a tomar a furandantina, mas os sintomas continuam. Será que me podem ajudar, já andei por vários urulogistas e não consigo ver resultados. Obrigada
A sua avaliação:
maria alice oliveira
Tive uma bacteria chamada escherichia colii.Tomei 7 tipos de antibiotico e agora que ela se foi deixou no lugar uma tal de enterococcus faecalis.O que devo fazer ,tem medico especializado nisso?
A sua avaliação:
José Barrinha Cruz
Foi dectada a bactéria helicobacter pylori há alguns anos e só me passa a dor «moinha» após evacuar. Agora apareceu-me a enterococcus faecalis, mas não tenho sintomas nenhuns.Terá alguma coisa a ver com a outra?
Kauã
Boa noite, o antibiótico que mata este tipo de bactéria é cefalexina 500 mg 6x6 horas durante 7 dias.
jailson costa da silva
estou tomando Quinoflox 21 dias para combater essa bactéria
tadeu
Jailson e este medicamento foi eficaz contra essa bactéria??? Vc conseguiu se curar??!
Cristina
O que está descrito sempre tenho este tipo de comportamento. A médica já me recomendou dois tipos de pomadas mas acaba dando infecção urinária, e não cura a enterococcus fecalis.
tadeu
Oi so uma pergunta fiz um exame e tb contatou esta bactéria vc tomou algum remédio que curou??? Vc pode me ajudar???
antonio santos vertedor
quais os antibióticos para combater essa doença enterococus. Poar favor me mande a resposta. Grato Antonio
leo
precisa enfraquecer a parede celular dessa bacteria pro antibiotico entrar e fazer efeito . usa vancomicina , se no exame de cultura ela for resistente a vancomicina usa linezolida junto com outro antibiotico : ampicilina , estreptomicina de alto nivel, gentamicina de alto nivel, levofloxacina, nitrofurantoina, teicoplanina ou tigeciclina .
se usar só o antibiotico não faz efeito.
ese 2 , um enfraquese a parede celular e o outro entra pra destruir
saúde , paz e que Deus abençoe a todos
Shirlene
Já tomei ampicilina e ciprofloxacina de 500 mg e não parou os sintomas.
Felismina monteiro
já tomei Furadantina mc,100mg 14 dias pois sou alergica a penicilina pois só tenho um rim
Imagem: news.ucdavis.edu
Como tratar a Enterococcus faecalis