O ácido do estômago

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

A esofagite é uma inflamação do esôfago, que se localiza entre a garganta e o estômago, e causa bastante desconforto. Na maioria dos casos, a esofagite acontece devido a um refluxo gástrico, ou seja, quando o conteúdo ácido entra em contacto com a mucosa do esófago ou através da ingestão de alguma substância corrosiva. A esofagite tem como sintomas um gosto amargo na boca, azia e queimação, mau hálito, dor no peito e refluxo de um líquido amargado e salgado pela garganta. Pode causar também dor quando engole e um pequeno sangramento. Esta inflamação tem cura, o tratamento requer medicação e algumas mudanças no estilo de vida da pessoa. De seguida, mostramos-lhe algum tratamentos naturais que pode fazer para aliviar os sintomas da esofagite.

Também lhe pode interessar: Quais são as curas naturais para a esofagite
Passos a seguir:
1

Sempre orientado pelo seu médico, faça uns ajustes na sua dieta. Deverá comer poucas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Evite ingerir alguns alimentos como: alho, bebidas alcoólicas, refrigerantes, pimenta, molhos, sal ou açúcar em excesso, carnes gordurosas, comidas indigestas, tomate, fritos, pimentão, leite, coco, pudim, laranja, café, chocolates, chicletes e doces industrializados. Deverá alimentar-se à base de alimentos crus, cozidos ou assados de uma forma simples, sem molhos. Coma entre 3 a 4 porções de fruta, que não seja ácida, como as bananas por exemplo.

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais - Passo 1
2

Beba bastante água ao longo do dia e pratique exercício físico com alguma regularidade, poderá ajudar a aliviar os sintomas da esofagite.

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais - Passo 2
Imagem: blogdrveit.com.br
3

Um bom tratamento caseiro para aliviar as dores e o desconforto da esofagite é o suco puro de batata crua. Para prepará-lo basta passar a batata crua no passador ou no ralador de alimentos e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Deverá tomar este suco diariamente em jejum, até que os sintomas desapareçam.

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais - Passo 3
Imagem: clinicor.com.br
4

Evite roupas muito apertadas e atividades que exerçam demasiado pressão sobre o abdômen.

5

Deverá elevar a cabeceira da sua cama cerca de 10 a 15 cm, uma vez que reduz a quantidade de ácido que volta para o estômago. O ideal será colocar algum tipo de elevação por debaixo dos pés da cabeceira, do que aumentar o número de travesseiros.

6

Para aliviar a azia ou a queimação, poderá na altura destes acontecimentos poderá beber um suco puro de limão ou comer um pouco de pão.

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais - Passo 6
Imagem: egocentrismo.com
7

À noite, não se deite logo após à refeição. Aguarde duas horas antes de ir dormir.

8

Poderá também ingerir diariamente suco de aloe vera e de gengibre, pois também são eficazes no tratamento da esofagite. Poderá utilizar este último na comida, em chás ou simplesmente comer um bocado da sua raiz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a esofagite com tratamentos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O diagnóstico da esofagite deverá ser feito através de consulta médica e confirmado com uma endoscopia digestiva alta.
  • Se já experimentou todos estes tratamentos naturais e ainda continua com dores e desconforto, consulte o seu médico para lhe prescrever uma medicação adequada.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
104 comentários
A sua avaliação:
Abraham Barra Saez
Só faço uma ressalva: "suco puro de limão ou comer um pouco de pão" esta afirmação me parece exagerada, do resto tudo OK.
A sua avaliação:
vivi
banana pra mim causa mais ardência... doi as costas, peito doi muito (Arde)....(Queima) quando eu tomo agua com gás diminui.
SEPHORA
O PÃO E O SUCO DE LIMÃO CAUSA REFLUXO
Edson quadros
Diagnóstico esofagite grau a Foi bom esclarecimento
Joana de Souza
Tenho esofagite e gostei muito das informações para o tratamento. Espero obter resultado positivo.
Heloisa Sampaio
Mudei minha alimentação, e estou tomando suco de batata e ainda sinto dores no peito ? o que devo fazer
samuel
estou com pangastrte esofagite hernia de hiato resumindo to fu...........ñ sei mas o q faser me diz ai ja tomei tudo q podia
Patricia
fui ao medico, ele falou que endoscopia não mede refluxo e nem esofagite, o exame que verifica e somente a phmetria estou assutada, pois e um exame desconfortável.
Sabrina
Patrícia fiz uma endoscopia há um mês e detecta sim esofagite, inclusive com imagens
Luciana
Também vou ter que fazer esse exame pra saber se vai ser necessário cirurgia.
A sua avaliação:
MARLI EUGENIA BANNAK AMARO
quem tem esofagite e hernia de hiato,pode comer ovo cozido quantas vzs no dia?
VAL P ACCORDI
Minha situação e de chorar, sinto dor e surucamento pela acides. Fico pálida de perder as forças, preciso de ajuda
eva abadia de souza
toma suco de babosa couve e maça varias vezes por dia vc vai ficar bem procure a igreja tabernaculo da fe e pessa oraçao fui curada ja faz um ano e meio
Lisi
Olá Eu tenho bulimia e comecei a sentir dores muito fortes no peito. Fui ao gastro e ele pediu endoscopia e bióspsia. Sei que devo estar com esofagite. Parei com os episódios de vômito e sinto que estou melhorando aos poucos. Gostaria de saber quanto tempo demorar para a dor passar totalmente. Estou sentindo dores há 6 dias.
Ednaldo cândido da Silva
Minha esposa tem esofagite sente muita dor no estômago no peito garganta o que devemos fazer
Vanderlei Roberto Przybysz
Consultar um gastro. Depois da endoscopia, é possivel que ele irá receitar pantoprazol, cloridrato de ranitidina. ÃO DEIXE DE CONSULTAR O MÉDICO. Enquanto issolLevantar a cabeceira da cama 10 ou 15 cm, não comer e deitar, esperar pelo menos duas horas ou três horas. Evitar alimentos picantes, gordurosos, molhos, café, bebida alcoólica. Tomar suco de batata antes meia hora antes do café, do almoço e da janta. Banana prata é bom, água de côco é ótima. Estou me tratando já a alguns meses. Não é facil, precisa de muito apoio emocional, recursos para aquisição de frutas não ácidas e perseverança. Minha esposa faz toda manhã antes do café, suco de maçã (argentina é a boa) com mamão e laranja LIMA. Não a laranja comum que é muito ácida. Tenho evitado o pão. Pela manha como batata inglesa (batatinha comum) cozida com dois ovos cozidos e o suco. Cada caso é um caso. Boa parte do que disse aqui talvez seja de ajuda. NÃO DEIXE DE CONSULTAR UM MÉDICO.
Meri
A faz favor! Olha gente, só morrendo pra nascer de novo! Me digam uma coisa! Eles falam em dietas,falam q é de comer isso e aquilo.Falam q não podemos comer tais alimentos! Vem cá, alguém pode explicar,e as pessoas q comem de tudo, são obesas,não fazem exercício porcaria nenhuma,e não tem nada disso! Uns fumam,outros bébem,e ai porque não éra pra ser?Olha isso me revolta, tenho q cair na real! Vem de mtos abalos nervoso. Isso é q traz as doenças! Estou com esse problema, fiz exame .Tomei todos os remédios possíveis.E nada! Acho q tenho q passar pelo q vier,é seja o q Deus quizer. Chega de blá,blá,blá! Se eu for predestinada a ter uma doença pior! Q seja! Eu não vou deixar de comer,Mesmo! Pelo o q eles falam ,a VC vai ficar aneurexia! Deu. Vou falar com o médico e pedir uma nova endoscopia digestiva alta. Q a primeira q eu fiz,deu! Gastrite crônica, uma pequena inflamação, e suspeito de hpilori. Não ADIANTOU NADA! Agora estou com o estômago inchado, um desconforto, e tenho tomado chá de tudo; e nada! Então vou ver o q o novo exame vai dizer ,assim q eu fizer! Ok .bjus a todos e fé em Deus.
Pedro
oi meri! to na mesma situação que muitos, mas acredito sim na alimentação que cura, pois os omeprazol da vida me deixavem inchado, empachado e etc. Passei na nutricionista e ela passou muitas coisas pra comer, e alguns remédios como probióticos. Se comer errado por muito tempo, a doença aparece. Consulte um nutricionista e conte tudo o que sente, e veja a diferença, os sintomas diminuem muito...
Caio
Boa noite, fiz endoscopia e acusou gastrite e esofagite, melhorei minha alimentação mas não melhora a minha tosse.. É comum dar tosse muito forte? não eh todo momento que ataca... Estou bem e derrepente começa a coçar o peito... Fora isso fico pigarrando o tempo todo e não fumo... É normal??? Aguardo retorno e obrigado
Fabiola ramos
Caio, oq fez para melhorar sua tosse? Minha situação é identica a sua...
Mariana
Eu fui diagnosticada com esofagite Los Angeles e gastrite, a 40 dias estou tomando Pantoprazol 20 e Peridal 30 min antes do almoço e janta, a azia melhorou, mas a 5 dias tenho sentido uma dor insuportável no lado esquerdo do peito, parece que estou infartando. Alguém também sente isso? É normal?
karina.
Olá Mar Fui diagnosticada com o mesmo nome e o mesmo remédio gostaria de saber se vcs foi curada, pois a dor é muito forte e eu n aguento sofrer mais. Obrigada
maria do socorro campos araujo
Eu tenho um grave problema de esofagite, já tomei varios tipo de remedios da farmacia e não tive resultados. Gostaria que alguém me desse umas dicas sobre remedios naturais, pois tenho muita fé obrigado
Josiel
Existe alguns tratamento caseiro, mas oque mais está sendo usado e tendo eficácia é o suco de bata em jejum.
Marcos Duarte
Recomendo que você procure um médico especialista e relate com detalhes o seu desconforto gástrico, assim o mesmo conseguirá avaliar o caso e indicar o tratamento ideal mediante o diagnóstico dos exames.
POR FAVOR, não busquem automedicação, pois isso pode acarretar ainda mais problemas ao seu quadro de saúde.
Nádia
Bom dia, Ontem a noite após ingerir um ansitec com pouca água comecei a sentir dores fortes no peito ou esôfago, não consigo identificar exatamente, mas a sensação e q as vezes gera uma "onda" nesta região. Foi após este fato q senti porém não significa q tenha sido ele... Alguma idéia de tratamento?
camila
Pessoal eu fiz uma endoscopia e veio assim nela o resultado esofagite edematosa ( esofagite eosinofílica ? ) e pediu biopsia mais fiquei preocupada por ter pedido biopsia ,pessoal voces ja fizeram assim ? e normal pedir para comprovar a esofagite eosinofílica ?
mariana
sim. é normal. Já na primeira endoscopia que fiz já foi solicitada biopsia antes mesmo de saber o que eu tinha
Lucimar Gonçalves De Souza
Boa tarde, tenho gastrite, esofagite,hpylori, o tratamento por três meses da gastrite crônica e logo após, fiz o tratamento da bactéria, com antibiótico fortíssimo. Porém faz apenas dois meses que terminei tratamento, já sinto todos os sintomas novamente. Ínjoo, queimação, refluxo, enpaixamento, dor no peito e costa. Vou experimentar o suco de batata.
oliveira
suco da batata inglesa em jejum durante 6 meses, cura isso, drogas dos medicos nao funcionam, tome tambem a espinheira sant a que cura tudo que voce sente
Leandro
Olá Vanessa! No meu caso por muito tempo tive azia, procurei um gastro depois de começar sentir dores abaixo do lado direito do peito e umas pontadas nas costas. Fiz uma endoscopia e detectou que eu estava com esofagite grau A de Los Angeles, mas não tinha a bactéria! Fiz diet por um tempo e melhorou, porém voltei a comer errado e as dores voltaram. Mas minha duvidas é ... todos falam que sentem dores no peito garganta boca seca. quando arroto que esta se tornando mais frequente sinto uma dor como se estivesse levando uma facada nas costas. já viu algum caso desses? Grato.
Imagem: blogdrveit.com.br
Imagem: clinicor.com.br
Imagem: egocentrismo.com
1 de 5
Como tratar a esofagite com tratamentos naturais