Fístula

Como tratar a fístula anal

Como tratar a fístula anal

Uma fístula anal é um abcesso que se forma na área retal, e que acaba se enchendo de líquido e pus gerando um grave desconforto no paciente, os quais podem variar em função do quão afastada se encontre a fístula do ânus. Este abcesso pode ser consequência direta de alguns problemas ou condições como a presença de uma ferida na região anal, uma infeção ou uma inflamação, assim como de transtornos intestinais tais como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Além disso, pessoas com diabetes, um sistema imunológico fraco ou que praticam com frequência sexo anal são mais propensas a sofrer de fístula anal que outras. Se deseja conhecer mais detalhes e saber como tratar a fístula anal, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:

1

Como já referimos, a fístula anal pode se encontrar localizada mais ou menos longe do ânus, e dependendo da sua localização provocará sintomas mais ou menos graves no paciente. De fato, é possível perceber apenas incômodos leves como coceira ou ardência ou, pelo contrário, dores agudas e intensas no momento da defecação, que podem chegar a se estender até após várias horas da mesma. Além disso, é possível que as fezes venham acompanhadas de sangue e tenham lugar pequenas secreções de pus que podem chegar a manchar a roupa interior.

Obtenha mais detalhes no artigo quais são os sintomas de uma fístula perianal.

2

No caso de sofrer dos incômodos anteriormente descritos, será imprescindível consultar um médico o quanto antes para se submeter a um exame físico completo. E isto é fundamental pois o único tratamento eficaz para a fístula anal é uma intervenção cirúrgica. Nesta, procede-se à eliminação definitiva da fístula, drenando o líquido ou pus que há no seu interior, e, por conseguinte, pondo fim a todos os incômodos e alterações que possam ter causado.

3

Depois da intervenção cirúrgica, é possível que o seu médico lhe receite alguns medicamentos indicados para reduzir as dores ou os incômodos que possa ter na zona afetada. Além disso e como alívio, os banhos de assento com água morna são reconfortantes. Pode fazê-los diretamente na banheira, ou encher um recipiente ou bacia com água morna e cobrir com ela a área afetada durante pelo menos 5 ou 10 minutos. Pode repetir o procedimento umas duas vezes ao dia para diminuir os incômodos.

4

Na hora de tratar uma fístula anal após se ter submetido a uma operação, é importante também evitar a prisão de ventre, uma vez que as fezes duras podem originar muitas dores e afetar negativamente a ferida. É por isso que o médico também lhe pode aconselhar a tomar laxantes, algo que deverá fazer seguindo estritamente as suas indicações, uma vez que em excesso poderiam originar diarreia, a qual também não é nada benéfica para a cicatrização da fístula anal.

5

Evitar condições como a prisão de ventre, não é apenas uma boa medida para o tratamento da fístula anal, como também é a chave para prevenir o seu aparecimento. Assim, é aconselhável seguir uma dieta equilibrada e rica em fibra (aumentando o consumo de frutas, verduras e cereais integrais), beber água em abundância e líquido e exercitar o corpo através de uma prática regular de exercício físico. Devem-se evitar, pelo contrário, os alimentos picantes, demasiado condimentados, e os alimentos que causem prisão de ventre como a pastelaria, o arroz, a cenoura, a banana, etc.

6

Outras recomendações que deve ter em conta para tratar uma fístula anal e não agravar a lesão nem dar lugar a novas infeções são as seguintes:

  • Limpar a zona retal com cuidado e utilizando um papel higiênico suave, evitando aqueles que contêm corantes ou fragrâncias.
  • Manter uma boa higiene da região perianal lavando-a com frequência (2 vezes ao dia) e fazendo-o sempre de frente para trás para evitar que a área genital fique prejudicada. Não se devem usar sabões agressivos, um pouco de água morna e uma gota de sabão de ph neutro é suficiente, tal como indicados no caso dos banhos de assento.
  • Evitar que a zona afetada permaneça úmida. Seque-a muito bem depois da limpeza e procure usar peças folgadas e roupa interior de algodão que favoreçam a transpiração.
  • Não toque na zona lesionada com as mãos e evite arranhar-se com as unhas, quando ainda sentir coceira e ardência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a fístula anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
67 comentários
jailson mendes
gostaria de saber se é nescessario fazer cirugia quem tem problema de afitula ou se pode fazer algum tratamento abase de remedio natural
Ridison Baia Dos Santos
Ola Gente.. Alguem Saber Me Dizer Qual E O Remédio Certo Para Fistula Anal ?
A sua avaliação:
JOAO DOS SANTOS SOUSA
BOA TARDE . PRIMEIRO EU FIS CIRURGIA DE UM OBSESSO NA ÁREA RETAL.. DEPOIS O MEDICO DIAGNOSTICOU UMA FISTULA. E FIES OUTRA CIRURGIA. MIAS NÃO MELHOREI REPETI PELA SEGUNDA VEZ; ETÊ MOMENTO NÃO SAREI QUERIA UMA OPINIÃO
A sua avaliação:
Welingthon
Olá meus amigos ! A 6 meses atrás deixei o meu comentário , e fiz a última cirurgia em Abril e fiquei curado graças a Deus . Acredite gente pois só Deus pra curar isso pois lutei 5 anos contra isso a passei por vários procedimentos , mas somente fui curado quando recebi Jesus em minha vida . Então passei a ficar e pedi a ele e um dia caí aos prantos de joelho e ele teve piedade de mim . Gente confiam em Deus e não desistem nunca é que o Senhor tenha misericórdia de todos vocês .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wellingthon! Muito obrigada por partilhar conosco a sua história e que bom saber que já se encontra curado :)
A sua avaliação:
Josi
Oi gente eu quero dar uma dica já que passei por tudo isso... sofrimento louco!!!! Porém certo dia uma amiga me mandou um vídeo de uma médica americana falando sobre a posição que adotamos para fazer o número 2 ...o vaso sanitário e o nosso inimigo íntimo. Segundo ela a posição sentado exige q usemos força para a saída das fezes e um músculo que não sei o nome obstrui a passagem das fezes ocasionando uma distenção...o que provoca muitos problemas como hemorróidas ,fístula, fissuras ...E que o correto é estar de cócoras como nossos ancestrais faziam , no caso ela ensina a usar um mini banquinho um pote ou algo que eleve seus membros inferiores a ficar como na posição de cócoras e não precisar usar esforço pq as fezes saíram normalmente sem bloqueio. O que eu quero dizer com isso e que tentei e tem dado certo não ocorreu mais dor e eventualmente se cometo um excesso com carboidratos só sangra um pouquinho mas mínimo e sem dor. Então pra quem ta sofrendo tenta essa dica eu uso dois potes de creme daqueles de 1kg de tratamento de cabelo para apoiar meus pés
Karine
Vc tem fistula?????
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Josi! Muito obrigada por partilhar isso conosco valeu :)
A sua avaliação:
Cida
Vou contar um relato , as vezes ajuda .Abril de 2015 saiu ,tipo um abcesso entre o ânus e a entrada da vagina . Fui ao médico . Ele drenou mesmo ele estando meio´´ verde´´.Mas não resolveu nada . Aí ficou dois ´´olhinhos´´ que inflamava e saia pús quase todos os dias. E por fim . Quando eu apertava aquilo . O pus saiu pelo o ânus. Pois mesmo sendo um pouco afastado . Esguichava pus do ânus. Ja tinha um ano e meio. Agora sarou . ´´ Por minha conta eu tomei fluconazol , pois aquilo deixava um cheiro desagradável . E passava todos os dias limão . Acho que foi isso que me curou.
FRANCIELY
Nossa, vc passava limão? Não ardia muito? Conseguisse se curar?
Allison
eu tinha pesquisado sobre o assunto e tbm vi indicações do uso de limão, eu estranhei e acabei não fazendo, mais pelo visto deve funcionar mesmo...
gustavo
ola cida, você conseguiu se curar sem operar, parabéns vou tentar tambem, tomar o remédio e passar o limão nos olhinhos. obrigado.
Ildemar da Silva sousa
Eu to tratando de uma.como Faso o melho tratamento.Eu mim ouperei dia 23/05/2016
José Vieira
Ola, Boa noite. Meu nome é José Vieira e como muitos de vocês, também fiz uma cirurgia de fistula do colo do reto. No dia 03/02/15 fiz uma cirurgia de retirada de fistula do colo do reto, porém, no dia 20 de Março de 2016 sentir uma dor como que não desejo a ninguém, foi como se a carne estivesse sendo rasgada à mão sem anestesia...chorei, gritei...muitoo. Hoje estou em tratamento 2x por semana com Albocresil...dói muito.
Karine
Esse Albocresil é o que?????
Paulo
José? Procure o Dr. Hirome Yamaguchi em Maringá-PR. Proctologista. Ele vai reolver o seu problema. Pare de ficar usando remédios para uma doença que só cura com cirurgia. Abraço,
Angela
Ola boa noite. Meu nome e angela e gostaria de saber se eu lavar as roupas de uma pessoa com fístula na maquina com outras roupas se pega... Ou compartilhar roupas. Obrigada
welingthon
Olá pessoal ! Eu lutei contra isso por 5 anos e fiz vários pprocedimentos , como fistula plug , fio de seton e várias drenagens e sofri muito , principalmente psicologicamente e estava perdendo a força pra lutar contra isso ainda mais depois de fazer uma cirurgia e ter ccomplicações . Mas um certo dia eu entreguei a minha vida pra Jesus e pedi pra ele a cura e então passei por mais um procedimento e acredite gente medicos são só ferramentas de Deus . E na noite anterior minha filha de 6 anos se ajoelhou chorar e disse : Senhor eu entrego meu pai em tuas mãos , e então aconteceu o milagre . Fiz a cirurgia e voltei no médico depois de um mês e ele disse que eu estava curado . pessoal só Deus para curar isso então pede ele . QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS.
Jose Aparecido Dias dos Santos
Olá pessoal. Li os comentarios da maioria de vcs e sei como é terrivel essa enfermidade,alias qualquer doença encomoda terrivelmente e atrapalha nossas rotinas e nos abala psicologicamente.Ha alguns meses um medico me examinou e disse que tinha uma fistula e precisava operar,fiquei abalado porque sempre considerei minha saude como um trunfo.As ferridinhas enchem de pus e as vezes até sancram um pouco só percebi ao passar o papel higienico,pois so limpo com ducha higienica.Bem vou resumir o assunto eu não fiz os procedimentos para a operação,porem com auxilio de outro medico comprei um remedio chanado:KOLLAGENASE COM CLORANFENICOL. No meu caso melhorou muito com o uso desse antibiotico.Antes eu ia ao dermologista e falava do incomodo que tinha e me receitavam cremes manipulados que resolviam temporariamente.Fui descobrir quando se agravou e senti manchas de sangue no local.Sinceramente acho que é uma doença bem chata,muitos falam que é so operar,mas eu vou alem é um mal de dentro pra fora precisamos mudar habitos alimentares,controlar a flora intestinal ,eliminar bacterias intestinais e muito mais.Eu comparo essa doença como a doença de quem tem sensibilidade nos dentes é chato,mas com fé em Deus e informação vencemos esse mal.
Andrei
Uma coisa totalmente errada. NUNCA use papel higiênico, de modo algum. Deve se usar somente ducha higiênica.
thais souza
tenho uma fistula que ja fiz a serugia a 5 anos mas nunca foi curada e agora tenho que fazer outra o
Natasha
Gostaria de saber o valor da cirurgia , pois fiz uma consulta e o exame de fistulografia e o médico me cobro 10.000 reais !!
Alberto
É mais ou menos isso. Gastei no total 11000 mil com a cirurgia laser, só q no meu caso não adiantou, tive q fazer outras sem o laser
Anando
Já ouviram falar em plano de saúde?
Claudete Daminelli da silva
Tenho fístula à 13 anos não gostaria de fazer cirurgia ,à outra alternativa?se não fizer cirurgia , tera alguma complicação mmas tarde?
Yana
Boa tarde, Claudete Eu fiz sete cirurgias em um período de quase dois anos, como isso a fístula foi se aprofundando e atingiu o músculo, ou seja, poderia ter ficado incontinente. Graças a Deus agora estou 100%, eu por experiência própria procuraria um medico mesmo com todo constrangimento e dor que esse problema acarreta, pois ter sua saúde de volta é o mais importante.
Josi
Eu fiz a primeira cirurgia a quase dois anos, e mesmo depois de mudar minha dieta nunca fiquei 100% de uns dois meses pra ca está piorando de novo e já me atormenta a ideia de horas de dores insuportáveis... Deus como e horrível ter esse problema...não da para ficar voltando ao centro cirúrgico em tempos em tempos...sem contar q minha fissura e localizada no esfincter e pela primeira cirurgia adquiri uma certa incontinência e sou obrigada a usar absorventes pois volta e meia tem secreção, por favor quem souber d algum tratamento alternativo indique pois não aguento mais tanto sofrimento.
welingthon
oi josi. eu sofro com isso quase cinco anos e ja fiz varias cirurgia para retirar o trajeto e esse ano coloquei o plug sem sucesso e senti muita dor e depois de uma semana fiz outro cirurgia e colocou o fio de senton e apos 6 semanas continua a doer . infelismente nao sei nada especifico e principalmente quando o esfincter ta compromentido . ja li muito sobre cirurgia a laser mas nao tenho certeza se é eficaz . estuda sobre isso e principalmente coloca Deus na frente ! r
Renata
Boa noite, aqui em Recife, 90% das pessoas estão obtendo sucesso após a cirurgia utilizando um tratamento chamado oxigenoterapia, não é barato mas o plano de saúde autoriza nos casos e cirurgia de Fistula. Você entra diariamente numa cabine e respira oxigênio por mais de 1 hora com uma mascara.
Alberto
Boa tarde. Estava com uma fístula perianal simples e fiz uma cirurgia com laser, não adiantou depois de três meses fiz a segunda novamente, e tbm não deu certo. Hj após 4 meses fiz a terceira , desta vez sem o laser, estou me recuperando , mas acho q vai dar certo agora, paguei pela cirurgia a laser 8000 mil reais e mais 3000 de hospital
Helena dos Santos
Eu, sofri com isso muito tempo desde meus 23 anos , agora estou com 58 e acho que tem um ano que não sinto dores, fiz um tratamento com babosa e limão.por 6 meses. pega se um pedaço de babosa da grossura de 2 dedos e 1 limão, bate tudo no liquidificador com um copo de água depois de bem batido coe e toma, não irá sentir o gosto da babosa pois o limão corta. foi um alívio.espero ajudar .
Franciely
D. Helena, ficasse curada com esse suco de babosa??????
Paulo
estou com uma fistula perianal faz 1 ano e 3 meses, já operei 3 vezes e não sarou, passei por 3 especialistas e todos falam que tenho que operar de novo, a gente vai desanimando desta doença. sempre estou procurando noticias e comentarios deste mal.
welingthon
paulo é dificil mesmo o tratamento mas nao pode parar , se apega com Deus com oraçao . sofro com isso a quase cinco anos e ja fiz varia cirurgias e por ultimo fiz a algumas semanas atraz , entao ra muito cedo pra dizer algo mas estou confiante e cheio de fé. uma dica estuda todos procedimentos e ver qual mais eficaz . blz
Edna sousa
Gilmar qual o nome do medico que te operou e qual cidade
Valdemiro Cosmo Assinde
Carissimos, Fiz a operacao da fistula anal na 1a quinzena de Abril. Cumpri com os antibióticos receitados ( Amoxaciclina e Eritromicina), seis meses depois, ainda sinto irritação na zona do anus e a ferida não curou completamente. Repare que hoje sinto um desconforto, a nádega do lado direito rente ao anus, na zona externa encontra-se sempre endurecida e da me a sensação de estar se formando de novo uma Fistula anal. Sera esse facto algo provável de acontecer?
jose
oi meu amigo . isso é bem provavel ter acontecido sim , vc precisa procurar um proctologista . Esse problema precisa de tratamento e infelismente o processo é um pouco lento mas nada que vc precisa se apavorar MAS NÃO DEIXE DE PROCURAR UM MEDICO . Sofro com isso a mais de 4 anos e ja fiz 5 cirurgias . Mas de boa fica tranquilo e procura o medico blz.
ge.
sou curiosa. amigo. tem um erva chamada pariparoba. vc.faça o chá toma 3 vezes ao dia durante os trita dias. é fazer banho de acento com o chá. cv. vai ficar curado.
jose
quem tem esse problema procura um especialista e se cuida pois nao é tao simples , mas nao perigoooooso nao viu gente . so é meio dificil de curar , estou tentado e amanha vou no medico denovo e acho que vai ter que retirar o plug pois nao deu certo.
jose
como é dificil o tratamento , em varios comentarios que vejo sempre resultado negativo , so Deus pra curar . ja fiz 4 cirurgia e por ultima colocou o plug a uma semana atraz e sem sucesso , esta muito inchado e dolorido , é bem pior do que fazer so a drenagem . o que posso dizer que o banho de assento é a unica coisa que ajuda na dor mas o resto sem nada a falar e ja tem quase 5 anos com esse problema e fui em varios medicos . Estou apegado com Deus e sei que so ele pode curar essa infermidade . e a vcs que passam por isso sinto muito pois nao é facil
Como tratar a fístula anal