Os benefícios de dormir

Como tratar a insônia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 junho 2017
Como tratar a insônia
Imagem: carolcelico.com

A insônia refere-se à dificuldade das pessoas conseguirem dormir, caracterizada pela dificuldade de adormecer ou pelo fato de acordar várias vezes durante a noite. Na verdade, é um sintoma e não uma doença. A insônia impede a recuperação que o corpo precisa durante a noite, período em que teria que descansar; podendo originar sonolência diurna, baixa concentração e incapacidade para se sentir ativo durante o dia. Portanto, a mesma insônia é o único sintoma que produz no dia seguinte irritabilidade e fraqueza. São vários os determinantes deste distúrbio de sono, podem ser fatores como o estresse, a ativação excessiva do corpo ou a depressão. Muitas vezes, costuma ser um sintoma de outras doenças nervosas.Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como tratar a insônia.

Vai precisar de:
  • Água.
  • Valeriana.
  • Orégano.
  • Menta.
  • Mel de abelhas
  • Chuveiro ou banheira.
  • Xícara.
  • Alface.
Passos a seguir:
1

Se você sofre de insônia, a primeira coisa que precisa fazer é consultar o seu médico, pois ele irá dar-lhe algumas orientações para melhorar o seu sono.

2

O mais importante é conhecer a causa da insônia para poder combatê-la o mais rápido possível e melhorar a sua saúde.

3

Deve eliminar da sua dieta qualquer tipo de bebida estimulante, como o café. Aposte em infusões antes de deitar, existem algumas indicadas para quem tem problemas na hora de dormir, como o chá de valeriana ou de camomila.

Como tratar a insônia - Passo 3
Imagem: ibipa.com
4

O quarto é o lugar de descanso, portanto, deve-se evitar a execução de outras atividades não relacionadas com descanso e sono. Deve evitar ler ou ver televisão no quarto. Faça desta divisão da casa um sítio para relaxar, descansar e dormir. Para além disso, o quarto precisa ser ventilado, arejado.

5

À noite, antes de dormir, você deve tomar um banho de água morna por 5 ou 10 minutos, para que o seu corpo relaxe.

Como tratar a insônia - Passo 5
Imagem: mulheresdesucesso.com.br
6

Para conciliar o sono e consequentemente evitar a insônia, tome metade de um copo de suco de alface antes de dormir.

7

Veja também quais são os alimentos que podem contribuir para uma noite melhor e as 5 técnicas para dormir rápido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a insônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: carolcelico.com
Imagem: ibipa.com
Imagem: mulheresdesucesso.com.br
1 de 3
Como tratar a insônia