Nevralgia

Como tratar a neurastenia

Como tratar a neurastenia

A neurastenia é uma alteração das funções do sistema nervoso e da vida vegetativa ou simpática. Trata-se de uma doença que consiste em uma falta de fluído nervoso por escassez de nutrição de seus órgãos e esta debilidade dá lugar a uma grande irritação nervosa.A debilidade que encontramos na neurastenia pode ser causada por um trabalho mental excessivo, uma inatividade sexual forçada, especialmente nas mulheres, por insônia, pelo consumo de tabaco ou excitantes como o chá, o café ou as bebidas alcoólicas.O principal sintoma desta doença é a irritabilidade da pessoa, que se altera diante da menor contrariedade e inclusive sem ela. Outros sintomas são náuseas, arrotos sucessivos, fragilidade ocular, ruborizações, suor excessivo nas mãos e nos pés, suor frio na testa e mudança repentina de humor.A seguir contamos como tratar a neurastenia.

Vai precisar de:
  • Água.
  • Argila.
  • Mel de abelhas.
  • Cataplasmas.
  • Cloreto de magnésio.
  • Limões.
  • 30gr de folhas de melissa.
  • 10gr de flores de arnica.
  • 30gr de raiz de valeriana.
  • 20gr de folhas de betônica.
Também lhe pode interessar: Como tratar a epilepsia
Passos a seguir:
1

Quem sofre de neurastenia deve suprimir o fumo, o álcool e todos os produtos excitantes do seu dia a dia.

2

Deve realizar exercícios físicos e ginástica diariamente, sendo muito aconselháveis os passeios. Também é aconselhável a prática da natação.É melhor praticar ginástica ou exercício ao ar livre; se isso não for possível deve ser realizado em um cômodo que seja bem ventilado.

3

Deve-se dormir no mínimo 7 horas por dia e, se possível, fazer uma sesta de no máximo uma hora após o almoço.

4

Durante um mês deve-se tomar uma xícara de água de argila com cloreto de magnésio e suco de limão. E uma decocção de diversas ervas: 30gr de folhas de melissa, 10gr de flores de arnica, 25gr de raiz de valeriana e 20gr de folhas de betônica.Deve-se misturar as diferentes ervas, colocar duas colheradas da mistura em um litro de água, levá-lo a ebulição durante 10 minutos e deixá-lo repousar outros 10 minutos. Posteriormente deve ser coado e para tomá-lo pode ser adoçado com mel de abelhas.Recomenda-se tomar três xícaras por dia: uma pela manhã em jejum, outra pela tarde e a última à noite antes de jantar.

5

Se quiser é possível substituir a decocção (fervura) mencionada por uma infusão de flores de lavanda e folhas de alecrim. Para isso, deve-se colocar um punhado de ambas as ervas em uma xícara de água fervendo e deixá-lo repousar durante 15 minutos para depois coá-lo e tomá-lo antes de cada refeição principal.

6

A cada noite deve-se tomar um banho quente de água argilosa e raiz de valeriana, na proporção de meio quilo, despejada na água do banho.

7

Deve-se tomar um banho de assento pelas manhãs, de água fria argilosa durante 2 minutos e progressivamente aumentar o tempo de duração do banho até chegar aos 15 minutos.Imediatamente após o banho de assento deve-se tomar um banho quente de pé de 15 minutos de duração.

8

Também são recomendáveis as cataplasmas de argila na coluna vertebral para tratar a neurastenia. A largura da cataplasma deve ser de 20 centímetros e sua espessura inicialmente fina até chegar a 2 centímetros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a neurastenia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Como em todas as doenças nervosas, é o próprio paciente quem mais deve ajudar em sua cura.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
eliel santos cunha
tah, mas deve-se diferir a neurastenia de epilepsia e demais manifestações psicoliticas como disturbio bouderline, disturbio bipolar, mal humor crosnico e psicodelismo, como tbm nao eh preciso q o uso farmacológico venha a curar a sintomatologia e a raiz de sua manifestação, o cerne patologico emsi, como tbm a variante socio-ambiental, o meio interativo se acolhedor ou repulsivo a pessoa/o portador sao fatores tao influentes quanto a capacidade latente de portar a patologia intrinseca.
Dirceu Oliveira
bom dia desde os meus 22 anos sofro de depressão; ansiedade; e uma forte fraqueza muscular; a qual me fez eu parar de fazer qualquer exercício fisico; hoje estou com 61 anos e vivo só a base de medicamentos; quero saber se vcs podem me ajudar abç,
SALOMÃO SOUSA CARVALHO
INFELIZMENTE TENHO UMA AMIGONA DO PEITO QUE SOFRE DE NEURASTENIA...UM TANTO QUANTO GRAVE !!! HUMILDEMENTE PEÇO VOS QUE COM O CONHECIMENTO QUE VCS. TEM DESSA DOENÇA...REZEM PRA ELA FICAR BEM O MAIS URGENTE POSSÍVEL...JÁ QUE NÃO TEM COMO EU AJUDA LA DE OUTRA MANEIRA...POIS PERDI COMPLETAMENTE O CONTATO COM ELA E ACREDITO EU QUE ATÉ HOJE ELA SOFRE A DOENÇA SEM SABER ACHANDO QUE ESSE DESGRAÇADO SOFRIMENTO É NORMAL...DO MAIS AGRADEÇO DESDE JÁ...O NOME DELA É NEUZA ANDRADE DA SILVA ( A MINHA CREUSA),CARTOMANTE;AMÉM.
A sua avaliação:
Maria Bernadete Sousa de carvalho
quais vitaminas ajudam a tratar a neurastemia?
Neurastenia Exaustão Mental
SE vc tem neurastenia, stress cronico, ou fadiga cronica, e pode andar, pesquise e faça tudo que puder para melhorar. Tenha uma nova visao, uma vida leve. Pois eu, continuei exposta ao meu agente estressor por 2 anos e meio, os sintomas foram tao crescentes e debilitantes, que perdi a capacidade de ficar de pé faz quase dois anos. Sao ao todo 4 anos e 3 meses com a evolução deste problema.
Como tratar a neurastenia