Nevralgia

Como tratar a nevralgia do trigêmeo

Como tratar a nevralgia do trigêmeo

O trigêmeo é um nervo facial que se divide em três ramificações, cada um dos quais passa por um lado da cabeça. A dor deste nervo geralmente aparece em um só lado do rosto, chegando às vezes até à nuca por irradiação, causando assim a nevralgia do trigêmeo. O principal sintoma da nevralgia do trigêmeo é a presença de uma dor dilacerante muito aguda, acompanhada de irritação dos olhos, contrações dos músculos faciais e fluxos nasais. Neste artigo de umComo vamos contar para você como tratar a nevralgia do trigêmeo e como atuar no caso desta condição.

Também lhe pode interessar: Como tratar a nevralgia ciática
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é bom referir que entre os sintomas da nevralgia do trigêmeo encontramos os seguintes:

  • Dor intensa que só afeta um lado do rosto, especialmente ao redor da boca e olho assim como na bochecha.
  • Crises de dor com uma duração de apenas alguns segundos.
  • Ataques de dor cada vez mais frequentes e que aumentam de intensidade.
  • Espasmos intensos e repetidos muito dolorosos, idênticos a um choque elétrico.

Deste modo, no caso de apresentar estes sintomas, será imprescindível consultar de imediato o médico para que possa realizar o exame apropriados e dirigir o paciente ao neurologista caso o considere oportuno. Também é bom saber quando deve consultar um neurologista e, para saber isso deverá consultar o nosso artigo.

Como tratar a nevralgia do trigêmeo - Passo 1
2

Além disso, o diagnóstico da nevralgia do trigêmeo é muito complicado, uma vez que não existem exames médicos que evidenciem de forma clara que se trata desta condição e não de outra alteração do sistema nervoso.

No que diz respeito às causas desta doença, podem referir-se o inchaço dos vasos sanguíneos sobre o nervo, a esclerose múltipla ou questões genéticas e hereditárias, embora também seja importante referir que por vezes não se encontra a causa concreta.

3

A nevralgia do trigêmeo é uma doença que precisa de tratamento farmacológico prescrito por um médico especialista. Entre os fármacos mais comuns que se receitam para as pessoas com esta condição nervosa, encontram-se os anticonvulsivos para bloquear o nervo e diminuir os espasmos, os relaxantes musculares para reduzir a dor intensa ou pode ser inclusive necessários medicamentos antidepressivos tricíclicos para tratar as dores.

Como tratar a nevralgia do trigêmeo - Passo 3
4

Em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia para tratar a nevralgia do trigêmeo e a descompressão microvascular (DMV) o procedimento mais usado para isso. Trata-se de recolocar os vasos sanguíneos - veias ou artérias - que comprimem o nervo trigêmeo e exercem pressão excessiva sobre ele.

Outras técnicas utilizadas também para tratar a nevralgia do trigêmeo são:

  • Microestimulação
  • Rizotomia
  • Radiocirurgia estereotáxica

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a nevralgia do trigêmeo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
marta regina ramalho
meu pai ja fez essa cirurgia por 2 vezes,agora voltou de novo,e as dores sao muito forte,mas ele ja tem 88 anos e nao quer mais operar,qual e o outro procedimento,ha ele tbm tem mal de parkinson.
dalva grupe almada barros
minha irma fez uma cirurgia no nervo trigemeo ha quinze anos ,ficou muito bem .agora as dores voltaram.e possivel nova cirurgia?
1 de 3
Como tratar a nevralgia do trigêmeo