Pneumonia

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros
Imagem: plusesmas.com

A pneumonia é uma condição em que nossos pulmões ficam inflamados devido a uma infecção. Trata-se de uma doença que deve ser tratada para evitar que os sintomas evoluam complicando o quadro, por isso é importante ir a um especialista. No entanto, o tratamento médico pode ser complementado com algumas alternativas naturais que ajudarão você a melhorar a condição de seus pulmões e obter o máximo bem-estar. Em umComo.com.br explicamos como tratar a pneumonia com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar a pneumonia
Passos a seguir:
1

Se você tem banheira em casa, uma boa forma de tratar a pneumonia com remédios caseiros é fazer banhos de oxigênio.

Acrescente à água da banheira meia xícara de bicarbonato, 1/4 de xícara de sal grosso e duas xícaras de água oxigenada. Tome um banho de pelo menos 15 minutos, esta mistura permitirá soltar a mucosidade acumulada nos pulmões, ajudando a eliminá-la e respirar melhor. É recomendável fazer banhos de oxigênio uma vez ao dia.

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros - Passo 1
2

Outra boa forma de soltar a mucosidade e tratar a pneumonia naturalmente, é tomar um banho de vapor. Basta ir a uma sauna algumas vezes por semana durante pelo menos 20 minutos para obter os benefícios deste hábito. O vapor ajudará a suavizar o escarro e facilitar sua expulsão.

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros - Passo 2
3

Respirar vapores de eucalipto é também um excelente tratamento natural para esta condição. Ponha a água para ferver e acrescente 15 gotas de óleo de eucalipto. Retire a água do fogo cuidadosamente para não se queimar, respire o vapor durante pelo menos 10 minutos. Isto ajudará você a expulsar o escarro mais facilmente, favorecendo a respiração.

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros - Passo 3
4

A pneumonia não só causa febre ou mucosidade, mas também produz uma dor forte no tórax como resultado da inflamação pulmonar. Os analgésicos são usados habitualmente para tratar este problema, no entanto existe também a possibilidade de aliviar a dor com óleo de resina.

Em um pano de algodão quente coloque um pouco de óleo de resina e esfregue o tórax suavemente. Este remédio caseiro permitirá reduzir a dor causada pela pneumonia e você se sentirá melhor.

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros - Passo 4
5

A infusão de gengibre é uma grande opção para tratar a pneumonia com remédios naturais, pois este tubérculo conta com propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que são excelentes para favorecer nossa saúde pulmonar. Ferva água e acrescente um pedaço de gengibre, deixe o mesmo na água em ebulição pelo menos 5 minutos, depois tome a infusão. Recomenda-se beber três xícaras por dia.

Como tratar a pneumonia com remédios caseiros - Passo 5
6

Para tratar a pneumonia com remédios caseiros é importante que, além de seguir as sugestões anteriores, ingira uma boa quantidade de líquido para permitir que a mucosidade saia para o exterior. A água e os sucos naturais de abacaxi ou laranja são excelentes alternativas. Você deverá consumir pelo menos dois litros de líquido ao dia.

Também é necessário descansar, dormindo de preferência ligeiramente sentado para evitar incômodo com a tosse e mucosidade. Esta postura favorece a eliminação do escarro.

7

É importante ter claro que estes remédios caseiros para a pneumonia não substituem o tratamento médico nem devem ser aplicados sem antes consultar um médico e ter o diagnóstico de pneumonia. Trata-se de opções complementares à medicação, servindo para favorecer a melhoria de maneira natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a pneumonia com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
ssamuelaraujo@gmail.com
Tô com pneumonia tô fazendo o tratamento com tamiram se eu ficar no mesmo ambiente do meu bebê de 7 meses ele corre o risco de pegar perdem ele tá gripado
Editor umComo.com.br
Oi Samuel!A pneumonia é provocada por vírus ou bactérias presentes nas secreções da pessoa infectada. Por isso, é possível que se contagie quando a pessoa infectada espirra ou tosse perto de outro indivíduo não infectado.
A pneumonia se contagia quando existe contato com as secreções da pessoa infectada. Por isso, enquanto os sintomas próprios da doença existam, como tosse ou espirros, as possibilidades de contágio existirão. O período de desenvolvimento da pneumonia é de 1 a 2 dias, por isso, desde o seu início a doença é contagiosa por 3 ou 4 dias. Por isso, sim, você pode contagiar o seu bebê. Recomendamos que você e seu bebê consultem um médico assim que possível. Saiba mais no artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-se-pega-pneumonia-26551.htmll
Luciana andrade Nascimento
Gostaria de uma grande ajuda minha tia de oitenta e quatro anos esta acamada ha dois anos agora evoluiu pneumonia com pulmao cheio de secreçao tem muita dificuldade de deglutir bronco aspira quando vai se alimentar inapetente foi avaliada pelo clinico ela mora no interios ele disse que a conduta era internaçao mais nem um dos filhos aceitaram disseram que se ela fosse internada ira morrer.Gostaria te uma ajuda para curar da pneumonia dela em casa gostaria de receita de ervas caseira teria como me enviar nao quero perder minha tia agora me ajude
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciana! Experimentou as dicas do texto? Rápidas melhoras!
Alcione
Criança de 4 anos pode fazer o banho de oxigênio? E de 2 anos pode?
Rosangela Bergamasco
Me disseram que cha de alho faz bem Será que pesso dar para meu pai que foi diagnósticado com peleumunia
Raquel
Para bebê de 5 meses pode dar tbm estes remédios caseiros?
Editor umComo.com.br
Oi Raquel, nunca sem indicação do seu médico.
Adelina Kamaco Martinho Daniel
gostei das dicas, pois para além de serem boas são fáceis de se fazer. E os produtos estão ao alcance de todos o que facilita ainda mais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adelina, que bom saber isso! Muito obrigada por essas palavras e continue seguindo as nossas novidades :)
DULCE xavier
NADA A PERGUNTAR ESTO SASTIFEITA OBG BJU
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Dulce, ficamos contentes por termos conseguido ajudar :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: plusesmas.com
1 de 6
Como tratar a pneumonia com remédios caseiros