Remédios naturais para a sinusite

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!

A sinusite é uma inflamação de uma membrana que tapa as cavidades ósseas que comunicam com o nariz. Provoca dor e inflamação na nessa zona, sensação de nariz tapado, dor de cabeça e, em alguns casos, febre. Como em qualquer outra doença, é aconselhável visitar o seu médico, para lhe prescrever um tratamento, no entanto também pode fazer uma série de tratamentos naturais para combater a sinusite que ajudará a aliviar os sintomas e a melhorar. Em umComo.com.br mostramos-lhe como tratar a sinusite com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Como tratar a artrite com remédios naturais

Índice

  1. Vapores de uma infusão de eucalipto
  2. Infusão de gengibre, eucalipto, limão e mel
  3. Cataplasma de verbena
  4. Ducha nasal com água do mar
  5. Alimentos descongestionantes para sinusite
  6. Buchinha: remédio caseiro para sinusite

Vapores de uma infusão de eucalipto

Respirar vapores de uma infusão de eucalipto é uma forma eficaz de reduzir a inflamação e ajudará na limpeza do mucosa nasal. Para tal, coloque água numa panela e adicione algumas folhas de eucalipto ou algumas gotas de óleo de eucalipto, aqueça-a até que saia bastante vapor, coloque uma toalha sobre a cabeça para fazer o efeito de sauna e respire os vapores.

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite! - Vapores de uma infusão de eucalipto
Imagem: nplantas.com

Infusão de gengibre, eucalipto, limão e mel

Outro remédio caseiro para combater a sinusite, consiste numa infusão à base de raiz de gengibre ralada, folhas de eucalipto, sumo de limão e mel. Deverá ferver a raiz de gengibre ralada e as folhas de eucalipto num litro de água durante aproximadamente 15 minutos; depois, deverá filtrá-lo e adicionar o sumo de limão e algumas colheres de mel. Se tomar diariamente, notará melhorias significativas.

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite! - Infusão de gengibre, eucalipto, limão e mel

Cataplasma de verbena

A verbena é uma planta com um grande poder descongestionante, o que será bastante útil para combater os sintomas da sinusite. Para fazer a cataplasma, coloque duas colheres de sopa de verbena numa frigideira e quando começar a sentir o cheiro coloque duas colheres de sopa de azeite e duas claras batidas. Quando emulsionar, coloque o resultado sobre uma gaze ou sobre um pano e cuidadosamente, porque geralmente fica muito líquida, aplique nas cavidades nasais durante 10 minutos.

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite! - Cataplasma de verbena

Ducha nasal com água do mar

Outro remédio natural bastante eficiente é o duche nasal com água do mar. Trata-se de um frasco que se vende em lojas de produtos naturais e em farmácias, que contém água salgada do mar e um orifício onde se deve colocar a narina. A água sobe por um orifício e sai por outro, ajudando assim a desobstruir a cavidade nasal. Deverá fazê-lo em ambas as narinas e repetir duas vezes por dia.

Remédio caseiro para sinusite com bicarbonato

Você também pode ralizar esse procedimento com vapor de água do mar (ou água com sal, como preferir), como foi explicado anteriormente nos vapores de eucalipto. Uma das maneiras mais conhecidas de realizar essa ducha nasal, na falta de água do mar, é com bicarbonato de sódio.

Em 1 litro de água filtrada, misture 1 colher de sopa de sal e 1 colher de chá de bicarbonato. Faça a ducha nasal com essa mistura, ela simula as condições da água do mar. Se sobrar, vocÇê pode armazenar a mistura na geladeira.

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite! - Ducha nasal com água do mar
Imagem: ecologiablog.com

Alimentos descongestionantes para sinusite

Uma dieta saudável e equilibrada é sempre necessária para melhorar a sua saúde. Mas, ao mesmo tempo, existem alguns alimentos que convém comer em caso de sinusite e que ajudará a combater os sintomas, como o alho e a cebola, que têm efeitos descongestionantes. Também é recomendável comer cenoura, porque contém carotenoides que são responsáveis por reforçar e aumentar as defesas das mucosas.

Tratamento caseiro com alho para sinusite

Além de consumir o alho na alimentação, para conseguir consumir em maiores quantidades você pode experimentar preparar uma infusão de alho, que além de ajudar a descongestionar, tem ação antibiótica e ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Outra opção é comer alho cru. Recomenda-se comer pelo menor 3 dentes e no máximo 10.

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite! - Alimentos descongestionantes para sinusite

Buchinha: remédio caseiro para sinusite

Uma planta conhecida como cabacinha ou buchinha do norte (Luffa operculata) é conhecida pelas suas propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da sinusite. A planta não deve ser ingerida pois é tóxica! Ela também não deve ser usada por grávidas, pois há suspeitas de efeito abortivo.

Seu uso consiste em ferver os seus frutos e usar o vapor para inalação. Você pode considerar a proporção de 1 buchinha para cada copo de água (250 ml).

Inalação: tratamento caseiro para sinusite

Além da buchinha, existem outras alternativas naturais que ajudam no tratamento da sinusite. Seu uso consiste em preparar uma infusão do elemento em questão e inalar o vapor dessa infusão ainda quente. Uma dica para não deixar o vapor escapar é fazer isso com uma toalha sobre a cabeça e esticá-la com as mãos formando uma espécie de 'cabaninha'. Faça isso até 3 vezes por dia até sentir melhora nos sintomas.

Os vapores também podem ser usados como remédios caseiros para sinusite infantil, o mais importante é não exagerar na dose de essências ou ervas para não provocar dor de cabeça ou outros sintomas. A dor de cabeça é uma consequência das vias nasais bloqueadas, ela deve passar junto com os sintomas de congestão, mas é importante que os aromas não estejam muito forte. Portanto, os remédios caseiros para dor de cabeça de sinusite são os mesmos de uma sinusite normal.

Além dos já citados no começo deste artigo, sugerimos as seguintes infusões para preparar uma inalação para sinusite:

  • Água com essência de camomila;
  • Óleo de cipreste com água;
  • Água com essência de pinho;
  • Alecrim, cebola e sal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Viste o seu médico para que lhe prescreva um tratamento contra a sinusite.
  • Evite ambientes pesados, uma vez que dificultam a respiração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
Clara Sebastianes de Araújo
Muito útil e interessante
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Clara! Que bom saber que a informação foi útil e interessante para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Kelly
Fiz um chá com aproximadamente um litro de água, um pedaço de 3 dedos de gengibre, 4 rodelas de abacaxi, uma colher de cravo e 2 dentes de alho.Deixei ferver, desliguei acrescentei um punhado de sabugueiro branco ou assapeixe (erva expectorante). Deixe tampado por 5 minutos adoce com mel e beba. Dei minha filha que estava c sinusite, em dois dias saiu tantoooo muco. E Tchau sinusite. bênção pura.
Andreia Aragão Soares
Eu estou precisando de remédios para curar essa sinusite, pois eu passo muito mal
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia! Você já experimentou os remédios caseiros que indicamos acima?
Ricardo de souza oliveira
Oi eu tenho sinusite vou começa o tratamento já
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo! Espero que dê certo com você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Josefina
Olá, Tou com sinusite a 7 anos, já passei por uma cirurgia, mas não passa assim já perdi o olfato, e passo mal no tempo de frio, só fico na cama todo dia. Me ajudem
PATRICIA
Meu filho também está sofrendo com sinusite faz três anos e já foi operado 2 vezes estou fazendo limpeza nasal com um bule . fui em um especialista dr Richard volgels e vou comprar no site da amazom um produto que ele me indicou ayr saline rinse
Viviana
Tenho sinusite e trato com tilenol sinus é ótimo! Pra da resultado e eu recomendo procure nas farmácia
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Viviana, obrigada por partilhar :)
Isabel Bonito Baptista
será que argila também pode ser usada no tratamento da senusite ? como tratar
Paulo
Muito bom.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo, muito obrigada! Continue nos acompanhando :)
Lucineide
Parabéns ao criador e alimentador de informações tão importantes pra nossa saúde, amei, estou agradecida desde já.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucineide, muito obrigada valeu :) Continue acompanhando as nossas novidades!
Moises P. Assunção
Olá pessoal eu tenho sinusite, já tentei vários tipos de remédios caseiro e de farmácia, o único remédio que me aliviou dos sintomas da sinusite, foi um pó que comprei numa barraca de raizeiro, o raizeiro me disse que o nome do pó é; (pó para sinusite ou pó de carapiá)
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Moises, muito obrigada pela dica valeu :) Continue a acompanhar-nos! :)
manjate
aqui em mocambique como se chama esse po
virgínia
Eu comecei com os sintomas da sinusite há 4 semanas, sentia forte dor de cabeça só no lado esquerdo e um mau cheiro terrível no nariz; fui orientada a tomar antibiótico durante 5 dias a dor de cabeça foi embora, mas o catarro de mau cheiro terrível continua o que faço?
Maria Lucia C. Castro
Olha eu não tenho remédio caseiro mas tenho um remédio que eu garanto para sinusite. liga para mim Maria Lucia (17) ######## ou (17) #######
carlos roberto maranho
bom dias maria lucia ja fazia mais de 10 anos que nao me atacava sinusite e ouvidos tapados voltou atacar agdo.feliz ano novo
Vanessa Lopes
Olá Patrícia, ele pode sempre experimentar algum dos remédios naturais mencionados acima. No entanto, se persistir e a dor for muito forte, é aconselhável consultar seu médico para que lhe prescreva um tratamento adequado. Obrigada pelo comentário e as melhoras para o seu noivo!
Patrícia G
Meu noivo tem sinusite e está morrendo de dor de cabeça, ele toma Nimesulida e até passa mas logo depois volta, além do nariz escorrendo e corpo ruim. O que posso fazer
Maria
Nimesulida é bom p garganta inflamada querida é um santo remedio
Vanessa Lopes
Lu obrigada pelo seu comentário e pela dica :)
Lu
edivania, faça vaporização
edivania
eu não consigo dormir a noite com o meu nariz escorrendo,espirando direto, não consigo sair de casa por causa dela e muito ruim oque eu faço?
vone
Obrigado
Vanessa
Anderson desde já agradeço o seu comentário :) Deverá fazer estes tratamentos naturais até deixar de ter os sintomas da sinusite.
Anderson
sebe quanto tempo tem que fazer esse tratamento
Vanessa Lopes
Daiane muito obrigada pelo comentário :)
Imagem: nplantas.com
Imagem: ecologiablog.com
1 de 6
Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!