A Dermatite

Como tratar dermatite perioral

Como tratar dermatite perioral

Relativamente comum, a dermatite perioral, caracteriza-se por um transtorno cutâneo que se manifesta principalmente ao redor da boca, das narinas, dos olhos, do queixo e na testa. Ela se assemelha, muitas vezes, à acne e mais do que um problema de saúde causa desconforto estético a quem a desenvolve. Por isso, é importante saber como tratar dermatite perioral e por isso o umComo.com.br separou algumas dicas simples e muito úteis.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite seborreica
Passos a seguir:
1

Mulheres dos 25 aos 40 anos de idade são as pessoas que mais frequentemente podem apresentar a dermatite perioral, sendo que as causas são variadas. Entre elas, está o uso prolongado de medicamentos em forma de pomada que contenham corticosteroides, pílulas anticoncepcionais orais e mesmo creme dental com flúor. Quem possui predisposição a manifestar esse transtorno pode aumentar as suas chances simplesmente pela exposição aos raios ultravioletas.

Como tratar dermatite perioral - Passo 1
2

Além disso, os cremes hidratantes e demais produtos que são aplicados na pele e que bloqueiam os seus poros podem desencadear a dermatite perioral. O mesmo pode acontecer com quem usa cremes faciais com esteroides para o tratamento de outros problemas de pele, como a acne. Para certificar-se de que se trata desse quadro é possível avaliar a existência de outros sintomas, além das lesões irregulares que doem, como é o caso de coceira no local, sensação de queimação, vermelhidão na região, pele ressecada e descamação da pele.

3

Esse problema de pele é crônico e deve ser tratado por um especialista, sendo que quanto antes o tratamento iniciar melhor. Mesmo que sejam as mulheres as pacientes mais frequentes homens também podem desenvolver a condição. O tratamento para a dermatite perioral vai depender da gravidade do problema, sendo que em alguns casos é suficiente a aplicação de remédios em forma de pomadas ou que devem ser tomados por via oral.

4

Se a condição for mais grave e não for possível controlá-la dessa forma é possível que o especialista indique o uso de antibióticos, os quais devem ser exclusivamente prescritos por um médico. Já ao paciente cabe seguir o tratamento ao pé da letra para que haja melhora do quadro. Também é possível aliar ao tratamento alguns hábitos que evitam que o problema ressurja, entre eles, lavar o rosto apenas duas vezes por dia, sempre usando água morna e um sabonete neutro.

Como tratar dermatite perioral - Passo 4
5

Até o quadro se estabilizar é necessário evitar o uso de hidratantes e maquiagem, sendo que após a melhora o ideal é buscar produtos específicos para cada tipo de pele. Outra dica é não mexer nas lesões de forma alguma, muito menos com as unhas, senão existe o risco de inflamá-las ainda mais. Indica-se o uso de cremes dentais que não sejam fluorados, pois eles podem prejudicar a recuperação da sua pele. Para que o tratamento alcance os resultados esperados é importante que a pessoa com dermatite perioral use os remédios e/ou pomadas da maneira indicada pelo profissional da saúde, sem usar mais nem menos. Tanto uma quanto a outra atitude podem reduzir a eficácia do tratamento, que costuma ter duração de alguns meses.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dermatite perioral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Sandra
Eu tive dermatite perioral iniciado em meados 2017, e de imediato comecei a usar corticóide (grande erro da minha parte). Já há uns anos atrás tinha tido dermatite nas maçãs do rosto e com o uso diário de halibut/hipoglós consegui reverter. Desta vez como não associei a cura da dermatite nas bochechas ao halibut, usava corticóide sem parar. Há 2 meses atrás resolvi dar um basta e parar com o corticóide, no 2º dia o meu rosto estava cheio de placas vermelhas, no 5º dia tive mesmo vontade de voltar usar o corticóide, mas resolvi me dar uma semana inteira. Eu estava usando apenas o Rozex que contém metronidazol e Halibut/Hipoglós no Brasil. No 6º dia começou as erupções começaram a diminuir, eu continuei a usar o Rozex e o Halibut, com aprox. 10 dias me vi livre do problema, estava um rosto irreconhecível. Depois disto surgiram algumas erupções tipo acne em pontos bem isolados e hoje com quase dois meses já não aparece nenhuma erupção. Já há mais de 15 dias deixei de usar o Rozex e mantenho apenas Halibut massageando bem o rosto, durante o dia aplico o Halibut, espalho bem e faço a maquilhagem, durante a noite durmo com o Halibut no rosto. Por isto passei a acreditar que o Halibut curou a minha dermatite nas maçãs do rosto há uns 8 anos atrás, foi uma época que eu fazia muita massagem na face e usava o Halibut na massagem.
Gisele
Tive uma crise forte de dermatite perioral há dois meses atrás. As lesões ocuparam toda a região do queixo, ao redor da boca e ao redor no nariz. Tive pequenas pústulas, a pele estava muito sensível, ardia bastante, queimava. Percebi diversos pontos que me ajudaram:
Não demorar muito tempo no banho, tomar banho com a água mais fria possível, a água quente irrita mais a pele quando já está sensível.
Lavar o rosto apenas com sabonete neutro, comprei um sabonete orgânico com extrato de camomila que ajudou a acalmar.
Retirei por completo os cremes dentais com fluor. Recomento a marca Orgânico de Camomila.
Após o banho, passava água oxigenada de 10 volumes como anti-séptico. Deixava pelo menos uma hora sem passar nada por cima, quanto menos produto melhor.
Usei o creme Epidrat Calm de dia e o creme Cicalfate da Avéne à noite.
Demorou cerca de 30 dias para melhorar por completo.
Sigo usando o Epidrat Calm de dia e filtro solar Roc Serum Antioxidante fator 30.
Laiane
Eu tenho esse tipo de dermatite o dermatologista me receitou um protetor solar específico pra minha pele um sabonete soft específico tb para peles sensíveis uma pomada de corticóides pro uso de no máximo 7, dias e um creme para o tratamento da dermatite assim seguindo o passo a passo dele obg ainda estou em tratamento
Valdir Jarski
Olá, preciso de algumas dicas de como controlar naturalmente a dermatite perioral? Desde já agradeço!
paula araujo
tenho dermatite perioral que cremes usar obrigada
A sua avaliação:
JULIANA SANTOS DE FRANÇA
Obrigada pelas informações, pois infelizmente os médicos de hoje em dia pouco falam de prevenção; o foco é só o diagnóstico e informações valiosas como essas não são divulgadas.
1 de 3
Como tratar dermatite perioral