Outros Doenças no nariz e boca

Como tratar estomatite

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como tratar estomatite
Imagem: meupratinhosaudavel.com.br

A estomatite acomete, principalmente, crianças de dois a cinco anos e se manifesta por meio de lesões na boca, as aftas, mas também pode causar pequenas bolinhas vermelhas nas mãos, pés e do lado externo da boca, conforme o vírus que a motivou. Para saber como tratar estomatite e preveni-la, o umComo.com.br separou algumas dicas importantes.

Também lhe pode interessar: Coceira no céu da boca, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Muitas pessoas só descobrem o que é a estomatite quando têm filhos pequenos que adquirem o problema. Outros nomes para a inflamação são úlcera oral e estomatite ulcerativa. Embora o nome lembre uma doença no estômago, refere-se à boca, já que em grego “estômato” quer dizer boca.

2

Normalmente, é o vírus do herpes simples (HSV-1) que provoca a estomatite, porém, os vírus da família Coxsackie também podem desencadear as lesões. Eles costumam afetar as crianças depois de uma gripe ou outro motivo que baixou a sua imunidade, inclusive, nas estações mais frias.

3

Em adultos, as principais causas da estomatite são o tabagismo, consumo em demasia de álcool, sessões de quimioterapia e radioterapia, uso de aparelhos dentários, gengivite e cáries. Doenças como lúpus, de Crohn e Aids também podem predispor o organismo ao problema.

4

Como tratar estomatite depende da sua causa. Se a razão é um resfriado ou demais infecções virais, é preciso se concentrar no seu tratamento, com remédios antivirais e uma dieta líquida, já que a boca fica dolorida devido às lesões. Os sintomas da estomatite têm duração, em média, de duas semanas, e podem estar acompanhados de febre.

5

Analgésicos podem ser prescritos pelo médico ao tratar estomatite, a fim de aliviar a dor, bem como antibióticos, caso o problema tenha sido desencadeado por infecções bacterianas. Por isso é essencial buscar ajuda de um especialista que vai indicar qual o melhor tratamento para estomatite.

Como tratar estomatite - Passo 5
Imagem: chrisflores.net
6

A estomatite em si não tem tratamento, é preciso aguardar que as lesões melhorem. Enquanto isso, a pessoa afetada deve alimentar-se bem, mas com alimentos mais fáceis de engolir, como bebidas mornas (nem quentes ou frias para não agravar o quadro), não ácidas e nem gasosas.

7

Água é muito importante para manter a hidratação, já milk-shakes, sucos, sorvetes e iogurtes ajudam a nutrir. Na hora de preparar a comida durante o tratamento para estomatite, prefira refeições menos temperadas e fáceis de mastigar, como macarrão e purê de batata.

Como tratar estomatite - Passo 7
Imagem: tulipababy.wordpress.com
8

Para prevenir a estomatite, é preciso lavar sempre bem as mãos, assim como é indicado para evitar as demais infecções provocadas por vírus e bactérias. Já quem está com a inflamação deve ficar em casa, inclusive as crianças, em repouso, para não transmitir aos outros.

9

Lavar a boca com água salgada é outra dica de como tratar estomatite, além de alimentar-se bem e manter-se hidratado para fortalecer o sistema imunológico, o que vai mandar embora de vez o problema. Crianças podem ficar desidratadas mais facilmente.

10

Fazer todos os dias a higiene bucal corretamente é outra forma de prevenir a estomatite. Se a causa do problema foi o vírus do herpes, que costuma ficar no organismo, a estomatite pode voltar, mas a primeira manifestação é a mais séria. Mesmo assim, vale ficar atento à criança.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar estomatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: meupratinhosaudavel.com.br
Imagem: chrisflores.net
Imagem: tulipababy.wordpress.com
1 de 3
Como tratar estomatite