Erupção

Como tratar exantema

 
Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 6 março 2020
Como tratar exantema
Imagem: saudecuf.pt

Deseja saber como tratar exantema? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! O exantema consiste em uma erupção que ocorre em nossa pele, sua coloração, na maioria das vezes, é avermelhada e ele aparece devido a ocorrência de dilatação dos vasos sanguíneos existentes na região ou inflamação. O exantema possui várias causas distintas, ele pode ser causado devido a uma infecção viral, a alguma alergia, substância tóxica ou algo físico.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hiperidrose

Índice

  1. Como o exantema se manifesta
  2. Doenças exantemáticas
  3. Sinais e sintomas apresentados pela criança com exantema
  4. Importância da vacinação na prevenção de doenças exantemáticas
  5. Tratamento das doenças exantemáticas

Como o exantema se manifesta

O exantema se manifesta nas pessoas por meio de manchas, elas podem ser totalmente planas ou formar pequenas vesículas (bolhas pequeninas sobre a pele).

As doenças exantemáticas (nas quais as pessoas são acometidas por estas afecções na pele) também são conhecidas popularmente como febres eruptivas. São doenças infecciosas e agudas, a característica peculiar destas doenças é a presenta do exantema.

As doenças exantemáticas são muito comuns, principalmente na fase da infância. A grande preocupação com relação a estas doenças é devido ao seu alto risco de disseminação para outras pessoas (pode haver contágio) e complicações que podem debilitar ainda mais a saúde dos acometidos.

Algumas doenças exantemáticas podem ser prevenidas por meio da vacinação e mantendo-se longe de pessoas doentes para evitar o contágio. Por isso é importante que todas as mães sigam corretamente o calendário vacinal, que protege a criança contra várias doenças.

Agora confira conosco em umComo.com.br quais doenças podem causar o aparecimento de exantema.

Como tratar exantema - Como o exantema se manifesta

Doenças exantemáticas

As principais doenças que podem causar o exantema infeccioso são: o sarampo, escarlatina, rubéola, eritema infeccioso, exantema súbito e a varicela.

O exantema também pode ser causado devido a processos alérgicos, manifestando-se por meio de urticárias, vermelhidão e pequenos carocinhos ou bolhas sobre a superfície da pele.

Aprenda conosco em umComo.com.br quais os sinais e sintomas que a criança com exantema apresenta.

Como tratar exantema - Doenças exantemáticas
Imagem: cienciasdeenfermagem.wordpress.com

Sinais e sintomas apresentados pela criança com exantema

As crianças que possuem alguma doença exantemática acabam ficando com a saúde debilitada e bem abatidas. A pele da criança fica cheia de manchas de coloração arroxeada, em alguns casos, o exantema demora um período superior a 5 dias para sumir, nestes casos os pais devem se preocupar ainda mais e levar a criança, o mais rápido possível, para uma consulta com um médico.

Agora aprenda conosco em umComo.com.br a importância da vacinação para prevenção destas doenças.

Importância da vacinação na prevenção de doenças exantemáticas

É muito importante que as pessoas sigam corretamente o calendário vacinal, estas vacinas são disponibilizadas gratuitamente e podem contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de várias doenças.

As vacinas disponibilizadas na rede pública por intermédio do calendário vacinal são capazes de prevenir a ocorrência das doenças exantemáticas e outras doenças infecciosas que podem debilitar o organismo dos indivíduos levando ao adoecimento e, em alguns casos à morte.

Cuide da sua saúde e da saúde de sua família e se previna por meio da vacinação.

Confira o tratamento das doenças exantemáticas conosco em umComo.com.br.

Tratamento das doenças exantemáticas

De todas as doenças exantemáticas, somente a escarlatina pode ser tratada por meio de utilização de antibióticos, as demais não contam com um tratamento específico. Os sinais e sintomas são tratados para que possam ter redução.

Espero que você tenha gostado das informações aprendidas conosco em umComo.com.br.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar exantema, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saudecuf.pt
Imagem: cienciasdeenfermagem.wordpress.com
1 de 3
Como tratar exantema