Dor de ouvido

Como tratar infecção de ouvido

Como tratar infecção de ouvido
Imagem: institutopedrocavalcanti.wordpress.com

As infecções de ouvido são mais comuns em bebês e crianças, embora também possam ocorrer em adultos. Estas infecções acontecem normalmente por um congestionamento da trompa de Eustáquio, que pode ser causado por água que ficou presa durante o banho ou uma utilização incorreta de objetos de limpeza. Existem vários tipo de infecção de ouvido, sendo a mais comum a otite média, que se localiza no ouvido médio atrás do tímpano. Se o seu filho ou você sofre de infecção de ouvido, fique atento a este artigo de umComo e aprenda como tratar infecção de ouvido.

Passos a seguir:
1

Os sintomas de infecção de ouvido incluem dor de ouvido, ouvido tapado e consequente perda de audição, secreção nos ouvidos, vômitos, náuseas e corpo febril. Em bebês os principais sinais são o choro contínuo e frequente, irritabilidade, dificuldade para dormir e febre.

Como tratar infecção de ouvido - Passo 1
Imagem: blogdoalissandro.blogspot.pt
2

Por vezes as infecções de ouvido podem se curar sozinhas, não sendo necessário a utilização de antibióticos. Amenizar a dor e dar tempo, às vezes pode ser suficiente. Deste modo, de forma a reduzir a dor, aplique um pano embebido em água quente no ouvido, irá ver como isso aliviará a dor causada pela infecção.

Como tratar infecção de ouvido - Passo 2
Imagem: sosepe.com.br
3

Também pode tomar analgésicos ou medicamentos de venda livre para aliviar a dor, como o ibuprofeno, indicado para a dor e a febre, caso apresente. Se preferir, peça para seu médico uma receita de gotas para a infecção de ouvido.

4

Para além disso, existem alguns remédios caseiros que podem se revelar eficazes para tratar a infecção de ouvido. Um deles é feito com alho, o que deve fazer é esmagar dois dentes de alho até que fiquem em uma pasta e consiga extrair o suco. Coloque 2-3 gotas do suco de alho no ouvido, duas vezes por dia.

Como tratar infecção de ouvido - Passo 4
Imagem: clicamila.com.br
5

O suco de limão também pode ser utilizado para tratar infecções de ouvido. Para isso, deve mergulhar uma bola de algodão em suco de limão e colocá-la na orelha durante cerca de 10 minutos. Este remédio caseiro tem se revelado eficaz, nos casos em que a infecção de ouvido é causada por acúmulo de cera.

6

Se após alguns dias não houver melhoria nos sintomas da infecção de ouvido ou piorarem, deve consultar um médico pois pode ser necessário tomar antibióticos. Normalmente o antibiótico receitado é a amoxicilina. Mas além deste, podem ser receitados outros como a claritromicina, clindamicina e azitromicina.

Sugestão: Pontadas no ouvido, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar infecção de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Crianças com menos de 2 anos que apresentam os sintomas da infecção de ouvido, devem ser levados ao médico.
  • Antes de utilizar os remédios caseiros acima citados, consulte primeiro o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Junior
Fui dormir a tarde equando acordei tava com o ouvido entupido já estou a uns dois dias doendo fui no médico e mim disse q tava com infecção q eu posso usar para tratar essa infecção.
Silmara
Eu estou com bola dentro d meu ouvido. Tipo espinha enorme bem vermelha e doi o q sera e. Isso
Manuela
Leite no ovido tambem faz bem
Danilo
Eu acho que as pessoas do Brasil precisam perceber que alimentos em si não podem ir direto em algum lugar do corpo a não ser a boca, ela tira as impurezas, sim o leite dá benefícios, vitaminas essas coisas, mas o leite em si pode piorar sua situação por ser um liquido aplicado diretamente no ouvido, além de ele pregar o que bem... você consegue ter uma boa percepção do que pode acontecer. Espero ter respondido de um jeito sem arrogância (porque normalmente sou arrogante), e tenha um bom dia.
silvestre Jose
Estou a tratar uma Otite externa já passam três meses. Apliquei cremes anteriormente e foi me receitada uma doses de comprimidos. feito o controle o medico disse que estávamos no bom caminho. Passado algum tempo regressei ao medico e estava novamente com uma inflamação de ouvido. recebi outra receita e já conclui a dose. De momento tenho a sensação de ter o ouvido entupido. contudo a dor já passou. Será que este é o curso normal para a cura da Otite? Estarei curado dentro de algum tempo ou já estou curado. Se não qual é o procedimento a seguir?
sarah
o que eu ja gastei de otorrino e remedio nem te falo,ate hj não estou curada,de 3 em 3 meses uma nova crise,ja não aguento mais!
Imagem: institutopedrocavalcanti.wordpress.com
Imagem: blogdoalissandro.blogspot.pt
Imagem: sosepe.com.br
Imagem: clicamila.com.br
1 de 4
Como tratar infecção de ouvido