Glaucoma

Como tratar o glaucoma de forma natural

Como tratar o glaucoma de forma natural
Imagem: helloteacup.com

O glaucoma apresenta-se quando a pressão do fluído ocular aumenta de maneira grave, gerando uma deterioração nas fibras nervosas e fazendo com que o nervo óptico se torne oco. Esta doença ocular degenerativa pode conduzir à cegueira se não for atendida a tempo, no entanto graças à orientação médica e algumas mudanças em nossa dieta e rotina é possível melhorar esta condição. Em umComo.com.br te explicamos como tratar o glaucoma de forma natural.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor nos olhos?

Passos a seguir:

1

É importantíssimo ter claro que para prevenir a cegueira em casos de glaucoma, é necessário um tratamento médico recomendado por um oftalmologista. O glaucoma não é uma condição que desaparece com remédios caseiros, e como se trata de uma doença degenerativa, o uso de medicação própria para diminuir a pressão do fluído ocular será fundamental para prevenir o avanço desta condição.

2

Embora seja imprescindível a atenção médica, algumas alternativas naturais podem também beneficiar a saúde dos pacientes com glaucoma, diminuindo a pressão ocular e ajudando para que esta condição não avance.

Uma das mais habituais é o consumo de infusão de erva-doce, que devido às suas propriedades para reduzir a pressão, favorece quem tem esse problema. Nas lojas de produtos naturais, você poderá adquirir sementes de erva-doce, ferva 1 colher pequena em uma xícara de água durante 10 minutos, deixe repousar por 5 minutos e beba. Recomenda-se consumir 2 xícaras diárias.

Como tratar o glaucoma de forma natural - Passo 2
3

Outra forma de usar esta planta cheia de benefícios é como colírio. Prepare uma infusão de erva-doce, deixe esfriar e então embeba uma gaze ou algodão neste líquido e coloque em seus olhos para aliviar o cansaço ou incômodo originados por esta doença.

Como tratar o glaucoma de forma natural - Passo 3
4

O visgo (erva de passarinho) é outra erva usada popularmente para auxiliar no tratamento do glaucoma. Prepare uma infusão com as folhas secas desta planta e tome duas xícaras diárias para diminuir a pressão do olho e melhorar esta condição.

Como tratar o glaucoma de forma natural - Passo 4
5

É importante também realizar algumas mudanças em sua rotina diária para favorecer o tratamento do glaucoma. Comece por eliminar os estimulantes da dieta como álcool, refrigerante, fumo, açúcar refinado e especialmente o café. Todos estes produtos aumentam a pressão do fluído ocular, afetando os pacientes com glaucoma.

Como tratar o glaucoma de forma natural - Passo 5
6

Aumente a ingestão de vitamina A e B e leve uma dieta saudável rica em frutas e verduras. A vitamina A é especialmente útil para manter a saúde dos olhos, por isso, é imprescindível incluí-la em suas refeições. Em nossos artigos alimentos ricos em vitamina A e alimentos com vitamina B você poderá descobrir as melhores opções para ingerir estes nutrientes.

Como tratar o glaucoma de forma natural - Passo 6
7

Lembre-se também da importância de não forçar muito os olhos e descansá-los de forma adequada. Passar muitas horas frente ao computador ou à televisão sem usar óculos de descanso ou sem pausas, pode produzir um avanço mais rápido do glaucoma, por isso o melhor é moderar estes hábitos para prevenir o aumento da doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o glaucoma de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
vilson wobeto
sensacional adorei
Maria do Carmo Reis
quero saber se ha possibilidade de eliminar a pressao do olho com ozoneoterapia ? ou alguns remedios caseiros, vi uma informação da folha de Eufrasia, não conheço e aqui em Cuiabá, ninguém conhece. é verdade que colirio dessa planta é melhor que o colirio de farmacia ?
José Walter da Silva Vieira
Tenho 67 anos na minha família o Glaucoma é hereditário tive tio e avos que morreram cegos já fiz a desvio em um dos olhos e me arrependi acelerou a perda e agora o que fazer e o que há de mais moderno em tratamento natural para que retarde a perda da minha visão, por favor me ajudem, grato muito a todos que de alguma forma compartilharem ou que puderem me ajudar de alguma forma. E que JESUS ilumine a todos.
José Carlos Agripino da Silva
Bom Dia!
Quero Saber Quais São Os Melhores Alimentos Que Combata de Forma 100 Por Cento Eficaz
o Glaucoma e Todas as Doenças Visuais...
A sua avaliação:
Aldacir sacramento costa
Tenho glaucoma,ha mais de 10 anos os meus olhos estão sempre vermelhos e doendo principalmente se fico muito tempo no computador ou lendo,a pressão fica em torno de 30 e 35 ,cirurgia resolve ou alimentação natural diminui.Qual o tipo de exercício que é aconselhável porque ñ pode beber nem muita água,ñ pode comer nada amargo enfim quero saber o que pode comer e o que ñ pode ,porque são tantas contra indicações,que fico sem saber o que fazer.
A sua avaliação:
Marilia Zeulner
Oi tenho glaucoma e quero usar metodos naturais no auxilio do tratamento. Obrigada Marilia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilia! Espero que esses métodos naturais a ajudem :)
Marilia Zeulner
Oi quero contar minha historia com a doenca Glaucoma,experiencias vividas,tratamento como vivo e me sinto.A tecnologia na Alemanha onde eu vivo.Abracos
Maria do Socorro da Silva
Como deve ser alimentação para quem sofre de glaucoma que tipo de alimentos ajudam a diminuir ?
mercia melo
Tudo que posso fazer para um tratamento natural do glaucoma
valdeci
Tenho glaucoma alto, quero saber se o doce em geral contribui para o aumento do mesmo. E se há tratamento homeopatico.. Obrigada..
Leda M. De Mattos
Sou paciente de glaucoma e faço acompanhamento médico de forma que até já fui até liberada dos medicamentos,mas contínuo pesquisando e cuidando e quero agradecer a vocês pela atenção que me foi dada,muitíssimo obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leda! Nós é que agradecemos o seu comentário :) Continue acompanhando a nossa página!
Lêda Martins de Mattos
Gostaria de saber se o uso diário do chá mate faz algum mal ao paciente do glaucoma.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lêda! Uma das contra-indicações do chá mate é precisamente para pacientes com glaucoma, pois o mate aumenta a pressão sanguínea afetando também a ocular. Pode saber mais sobre este chá aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-beneficios-do-mate-18737.html
José Israel cavalcanti
Como tratar da dor do lado da cabeça e do olho segundo diz o médico suspeita de glaucoma estou muito a sustado esta doença tem cura sim ou não.
Marilia Zeulner
Oi Jose,nao perca tempo com medo,nao tem cura mais tem tratamento,se vc cuidar direitinho vai enxergar ate o ultimo dia de sua vida.Abracos
graça
VC DA ALEMANHA MANDA AI PARA MEU EMAIL SUA HISTORIA OU DIVULGA AQUI Obrigado
Renata
Colegas, faço tratamento de glaucoma há dez anos. E digo pra vocês que mudança de estilo de vida e hábito alimentar contribui muito para a eficácia do tratamento. Já abri mão do refrigerante há 3 anos e aos poucos estou abrindo do café também, pois comprovadamente a minha PIO aumenta com o consumo de cafeína. Em casa tomo o descafeinado, é uma dica para quem não abre mão do café. Evitar doces ainda não consegui, mas tbm indico, pois até minhas dores de cabeça diminuem qdo pego leve nos doces. O meu tratamento clínico é a base de colírio 3x ao dia, mas a pressão só fica controlada mesmo juntamente com a dieta. Espero ter contribuído.
André castagnetti
Olá tenho glaucoma minha pressão ocular e de 35 no esquerdo e 30 no direito. No esquerdo não enxergo nada o direito ainda está bom. Será que tem reversão ou não?
Marilia Zeulner
Andre,procure um medico que faca o tratamento a laser SLT,sua pressao pode ficar bem baixinha e com o auxilio tambem do colirio. Exclente tratamento que eu aprovo.
Elizabeth
Tenho glaucoma mas quero me ajudar cm produtos naturais . Obrigadaq
Iolanda Santos
agradeço profundamente a ajuda que esta página nos dá, pois ser portadora dessse mal, é um grande sofrimento mental. Preciso que me informe se, é possível ingerir os dois chás no mesmo dia, ou um por vez, à cada dia. Aguardo a resposta. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Iolanda, obrigada nós pelo seu comentário e visita :) Então você deve tomar os chás um por vez, a cada dia.
Anna Paula Oliveira
Obrigada,por favor me informe novos tratamentos ,assim que surgirem...E que o Deus de Israel nos cure dessa enfermidade.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Anna, se tivermos mais novidades sobre o glaucoma, teremos todo o gosto em informá-la. Enquanto isso, pode subscrever à nossa newsletter para receber no seu e-mail as nossas novidades. Basta digitar o seu e-mail no campo "Siga-nos de perto" no lado direito da página: http://saude.umcomo.com.br/
Ana
Eu tenho glaucoma e vim ver f pedir orientação com produtos naturais.
Andre
Demais parabéns,mas tenho uma pequena duvida,se eu estiver sentindo uma pressao nos olhos quer dizer que estou com glaucoma?ou apenas estou sentindo a pressao mas ainda não tenho glaucoma?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andre, se você está sentindo esse desconforto nos olhos sugeria que consultasse o seu médico ou oftalmologista para verificar se tudo está bem. Apenas com um diagnóstico correto é que se poderá determinar glaucoma.
Mauricea Barbosa de Aguiar
Tenho herança genética de glaucoma na família, anualmente faço todos os exames necessários. Ha uma semana fiz todos meu médico disse que ainda não tenho, que minha pressão ocular está em 13, que tenho angulo estreito e leve catarata( uso óculos só para perto) mas que eu deveria começar a usar um colírio de prevenção diário. Prefiro os tratamento naturais, comprei o colírio mas quando li os efeitos colaterais, não tenho coragem de usar, meu organismo não vai suportar, preciso de ajuda.
Imagem: helloteacup.com
1 de 6
Como tratar o glaucoma de forma natural