Os ataques cardíacos

Como tratar o infarto do miocárdio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar o infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio, mais conhecido simplesmente como infarto, ocorre quando devido a uma obstrução de uma artéria o fluxo sanguíneo fica suprimido, originando assim uma necrose no músculo do coração, o que provoca a morte das células presentes neste órgão de forma total ou parcial. O estreitamento das artérias coronárias dificulta a passagem de oxigênio para o miocárdio, o que impede que conte com a energia para se mexer, o que eventualmente produzirá a morte do músculo cardíaco. Prevenir um infarto é possível, mas uma vez que ocorre é importante reconhecer os seus sintomas e estar atento ao tratamento que se deve seguir, por isso em umComo vamos lhe explicar como tratar o infarto de miocárdio.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o infarto agudo de miocárdio
Passos a seguir:
1

Os sintomas de um infarto do miocárdio variam de uma pessoa para outra e, na maioria dos casos não apresentam todos os sinais juntos.

Geralmente há dor aguda e violenta que costuma durar mais de 20 minutos e que vai desde o centro do tórax até à parte superior do abdômen, o pescoço, o braço esquerdo e a mandíbula inferior. É possível que a dor ocorra de forma intermitente, mas depois de um intervalo volta a aparecer.

Também podem ocorrer dificuldades respiratórias, arritmia cardíaca, suor fio e abundante por todo o corpo, náuseas e vômitos e um tom cinza na pele.

Como tratar o infarto do miocárdio - Passo 1
2

Se ocorrer um ou vários sintomas do infarto de miocárdio, é fundamental que vá ao pronto socorro de imediato, inclusive se não tiver a certeza de que se trata de um infarto. Durante os primeiros momentos de dor é quando existem mais chances de ocorrer um acidente vascular cerebral, por isso deve-se agir rapidamente.

Neste cenário é fundamental que a pessoa afetada não conduza sob nenhuma circunstância, o estresse e o esforço poderiam produzir um colapso ao volante. O mais recomendável é ser transferido de imediato para um hospital por alguém próximo ou chamar uma ambulância explicando que suspeita de um infarto.

Como tratar o infarto do miocárdio - Passo 2
3

No momento em que o pessoal médico receber um paciente que se suspeita sofrer de infarto do miocárdio, realizam-se alguns exames que permitem realizar o diagnóstico, alguns dos mais habituais são:

  • Auscultar o paciente com o estetoscópio.
  • Medir a pressão arterial.
  • Realização de um eletrocardiograma para determinar se o coração sofrer de algum dano.
  • Exame de sangue para confirmar um possível dano cardíaco.
  • Angiografia coronária.
  • Exame de esforço.
Como tratar o infarto do miocárdio - Passo 3
4

O tratamento de um infarto do miocárdio dependerá do resultado destes exames e da avaliação médica. A monitorização constante do coração e a administração de medicação para prevenir a formação de coágulos como a aspirina, ou para reduzir a dor como a morfina, poderão aplicar-se enquanto os especialistas determinam as ações mais adequadas para tratar esta condição.

Dependendo dos resultados médicos os tratamentos para o infarto podem consistir em:

  • Administrar medicação para dissolver o coágulo de sangue.
  • Realizar um procedimento cirúrgico conhecido como angioplastia no qual se abrirá o vaso ou vasos bloqueados para que possam fornecer corretamente sangue ao coração.
  • Realizar bypass coronário, uma intervenção cirúrgica na qual se cria uma ponte para permitir que o sangue circule de forma normal por uma via alternativa à artéria bloqueada.
5

Uma vez que o paciente tenha recebido o tratamento para o infarto do miocárdio e se encontra estável, é fundamental seguir à risca as recomendações do especialista assim como tomar toda a medicação indicada segundo o seu caso. Após um infarto deve-se modificar de forma importante o estilo de vida com o objetivo de desenvolver hábitos benéficos para o coração, em umComo escrevemos alguns artigos a este respeito, por isso convidamos você a consultar:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o infarto do miocárdio, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tratar o infarto do miocárdio