Os cistos do ovário

Como tratar os ovários policísticos

Como tratar os ovários policísticos

Os ovários policísticos são uma das síndromes mais comuns nas mulheres. Trata-se de uma alteração hormonal que produz mudanças no ciclo menstrual, cistos nos ovários e diversas alterações que podem desencadear dificuldades para engravidar e outras complicações. Por isso, na umComo.com.br damos todas as informações que você precisa conhecer a respeito deste tema para saber como tratar os ovários policísticos e regular assim seu ciclo. Foto: A.D.A.M

Índice

  1. Porquê eu?
  2. Principais sintomas
  3. Como saber se tenho ovários policísticos
  4. Tratamentos

Porquê eu?

Esta síndrome surge devido ao excesso na produção do hormônio androgênio e a alteração do estrogênio e a progesterona. Este cenário desencadeia os sintomas deste padecimento. Quando temos ovários policísticos o que acontece durante o processo da ovulação é que o óvulo não amadurece e é liberado normalmente, mas, em vez disso, fica no ovário formando algumas vezes pequenos cistos na zona. Não se sabe exatamente por que ocorrem estas alterações hormonais mas o aspecto hereditário tem sua parte de influência, assim como o diabetes e a obesidade.

Principais sintomas

Como qualquer alteração hormonal, a síndrome de ovários policísticos se manifesta através de diversos sintomas, tais como: - Ciclos menstruais irregulares, períodos de ausência, com frequência alterada, muito leves ou muito abundantes - Possível desenvolvimento de características masculinas como mudanças na voz, aumento do pelo, diminuição dos seios- O tamanho do clítoris também pode se ver afetado, aumentando - Se sofre de acne, o quadro pode piorar - Presença de manchas em áreas delicadas como as axilas, bicos do seio e a virilha.

Como saber se tenho ovários policísticos

As mudanças hormonais não costumam passar despercebidas, e se você apresenta menstruação irregular ou outros sintomas o melhor é ir imediatamente ao seu ginecologista, que através de diferentes exames poderá tirar uma conclusão sobre seu estado. As formas mais usadas para detectar os ovários policísticos são: - Os exames pélvicos - Análise dos níveis hormonais - Ecografia vaginal- Laparoscopia pélvica - Exames de sangue para determinar os níveis de glucose, a prolactina e as alterações da tiroide

Tratamentos

Se a síndrome é devida a problemas com a glucose ou obesidade, é importante e necessário perder peso pois isso melhora de maneira notável as alterações hormonais, por isso a primeiro coisa será introduzir uma dieta saudável. Os tratamentos mais comuns para esta patologia são: - A administração de pílulas anticoncepcionais para regular os ciclos - A administração de pílulas de progesterona também para regular os ciclos - O uso de diversos medicamentos dependendo do caso particular da cada paciente O melhor é visitar um especialista que irá lhe receitar o tratamento mais conveniente não só para combater esta alteração hormonal mas também para diminuir seus sintomas.

Sugestão: Qual é o tamanho normal dos ovários? - Medidas normais e alteradas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os ovários policísticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não esqueça de realizar anualmente uma revisão ginecológica e ir ao seu especialista diante de alguma irregularidade em seu ciclo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
vanessa
Tenho ovário policísticos já faço tratamento desde 12 anos hoje estou com 31 anos e estou bem melhor esse ano pretendo engravidar, já tive 3 cistos o maior do tamanho de uma laranja e outros de tamanho de um limão, me cuido muito porem gostaria de saber o que faço para não sentir tanta dor quando estou perto de menstruar?
Jeralda paz da conceição
nao tenho mais utero e nem ovario ha quase 30 anos e nesses cinco ultimos dias estou sentindo umas pontadas um desconforto do lado esquerdk no pe da barriga, nao sei se é mesmo no local que era o ovario, o que pode ser?
Como tratar os ovários policísticos