Queimadura de água-viva

Como tratar picada de medusa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 outubro 2017
Como tratar picada de medusa

As picadas de medusa são extremamente dolorosas, e dependendo do tipo de medusa e da quantidade de tempo em que o animal esteve em contato com a sua pele, a lesão pode ser mais ou menos intensa. Diante esta condição, o primeiro que pensamos é procurar uma alternativa para diminuir a dor e a sensação de ardor que se produz pelo contato com a "água-viva", como é conhecida em alguns países. É importante seguir alguns passos para garantir a correta cicatrização. Por isso, em umComo, explicamos como tratar picada de medusa. Preste atenção!

Também lhe pode interessar: Como atuar perante uma picada de medusa

Passos a seguir:

1

As medusas contam com um líquido em seus tentáculos destinado a gerar ardor nas presas que atacam, o que funciona como um eficaz sistema de caça e também de defesa contra possíveis predadores. Na verdade, as águas-vivas não picam, mas causam queimaduras e lesões que geram ardor e desconforto em nossa pele ao se aproximarem com seus tentáculos.

2

Se a sua pele entrou em contato com os tentáculos de uma medusa, lave bem a área afetada com água do mar ou, no caso de tê-lo à mão, soro. Nunca lave o ferimento com água mineral ou doce, pois isso aumentará a coceira e queimação, piorando o desconforto.

Também não é aconselhável usar uma toalha para limpar a área, aplicar areia, vinagre ou urina. Tudo isso pode fazer com que as substâncias que causam ardor presentes nos tentáculos da água-viva se espalhem ainda mais pelo corpo, aumentando a dor e desconforto.

3

Se um tentáculo da medusa tiver permanecido no corpo, deve ser retirado com a mão ou o veneno presente no animal também se espalhará para esta área. Qualquer resíduo da medusa deve ser removido com pinças e extremo cuidado para evitar causar ferimento em outra pessoa.

4

Para diminuir o desconforto e ardor causados pela picada da medusa, aplique compressas frias ou gelo envolto em um pano ou toalha por cerca de 5 minutos na área. Isto irá proporcionar um grande alívio para a pele, além de ajudar a reduzir a inflamação. Embora sinta coceira, é fundamental não coçar, pois isso fará com que as substâncias que causam ardor se espalhem pelo corpo.

5

Quando a picada de medusa estiver limpa e o ardor tiver diminuído, é recomendável ir a uma farmácia e adquirir alguma pomada com cortisona, que ajudará a diminuir a inflamação e melhorar a lesão, devendo a mesma ser aplicada de acordo com as indicações do especialista. A ferida deve ser coberta e a pessoa deve permanecer afastada do sol ou água do mar por pelo menos 3 dias.

Os cremes anti-histamínicos, próprios para alergia, não são adequados para este tipo de lesões, portanto, não devem ser aplicados.

6

Caso a lesão produzida pela medusa apresente dor contínua, muita inflamação ou infecção, recomenda-se consultar um médico, pois pode se tratar de um caso de sensibilidade ou alergia ao veneno deste animal.

Dica: Acesse também esse artigo e responda à questão: picada de peixe-aranha, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de medusa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar picada de medusa