Outros Mordeduras, picadas, e piolhos

Como tratar picadas de maruim

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar picadas de maruim

O maruim, do tupi mberu'i - mosca pequena, é um inseto que vive em quase todo mundo especialmente zonas tropicais em regiões pantanosas, com pequenos riachos ou cursos de água. Geralmente apresentam um tamanho médio de 1,5 mm mas podem oscilar entre 1 a 4 mm. A fêmea da espécie é quem está preparada para picar animais e pessoas retirando sangue para se alimentar e desenvolver. Os membros mais pequenos conseguem passar através dos buracos das janelas e acabam por picar as zonas mais desprotegidas do nosso corpo. Neste artigo do umComo explicamos como tratar picadas de maruim.

Também lhe pode interessar: Como tratar picada de marimbondo

Zonas afetadas e consequências

Geralmente os maruins picam as zonas mais desprotegidas como por exemplo os pés, as mãos, e até o pescoço mexendo-se entre os cabelos. O problema com o maruim é que ele é extremamente pequeno e difícil de detetar além de identificar. Quando picados temos de esperar pelo vergão vermelho para perceber que o inseto nos picou. A diferença para o mosquito é que o maruim quando pica não injeta nenhum elemento analgésico, e como costuma atacar em grupo nós vamos acabar por sentir cada picada. A ocorrência do vergão é o resultado da injeção de saliva no nosso organismo por parte do maruim. Essa saliva vai provocar a reação de coceira e dor. Esses vergões podem durar até duas semanas, sendo que se prolongar no tempo o melhor será consultar o seu médico. Deve também procurar proteger-se contra futuros ataques especialmente se o tempo estiver ficando mais quente usando uma rede mosquiteira.

Como tratar picadas de maruim - Zonas afetadas e consequências

Aliviando a picada

Existem alguns procedimentos que deve fazer para aliviar a dor e a coceira quando for mordido pelo maruim. São eles:

  • Evite coçar os vergões, isso apenas vai aumentar a dor e a coceira e pode provocar infecções e feridas;
  • Lave as zonas afetadas com água fria e sabão, aproveitando para desinfetar e retirar a saliva do maruim que ficou;
  • Para aliviar a dor pode colocar alguns cubos de gelo num pano e aplicar nos vergões por não mais de 10 minutos;
  • Pode aplicar cotonetes embebidos em água quente em cada vergão, no entanto não deve fazê-lo repetidas vezes, nem com água a ferver;
  • Se realmente os sintomas forem difíceis de suportar pode tomar um anti-histamínico e um analgésico para aliviar a dor e a coceira, além de consultar o seu médico;
  • Se agravar a dor e a coceira consulte um médico para que ele possa receitar o melhor tratamento.
Como tratar picadas de maruim - Aliviando a picada

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picadas de maruim, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rogério de Sá
Melhor armadilha caseira para acabar com os mosquitos porvinhas (Maruins)!
Alice
Foi picada por este inseto matuim está inchado e doendo isto e normal ou devo procurar um médico
Igor
Com as mãos bem limpas (lavadas com água e sabão), coce o vergão até abrí-lo. Esprema (deve sair um líquido claro), limpe e aplique um algodão embebido em água oxigenada (de farmácia, própria para ferimentos) por 5 minutos. Aplique uma pomada antibiótica e antiinflamatória (Novacort ou genérica), reaplique todos os dias de manhã e a noite (se achar necessário, nos primeiros dias coloque um pequeno curativo, como um Band-Aid redondo pequeno). Isso deve aliviar um pouco a coceira, mas a pintinha preta da picada demora bastante tempo para sumir.
1 de 3
Como tratar picadas de maruim