Tratar uma hérnia

Como tratar uma hérnia

Como tratar uma hérnia

As hérnias ocorrem quando um órgão sai da cavidade normal que o contém dando lugar a um pequeno nódulo que pode gerar incômodos e dores. A maior parte das hérnias ocorrem na zona abdominal, no umbigo ou na virilha e, embora a única forma de as eliminar por completa seja recorrendo a um tratamento cirúrgico, é possível realizar algumas modificações no nosso estilo de vida para evitar que a mesma avance e garantir assim a sua saúde. Em umComo vamos lhe explicar como tratar uma hérnia e melhorar a sua qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma hérnia de disco
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é evitar fazer qualquer esforço físico, que possa levar a que o órgão afetado saia ainda mais da cavidade. Uma hérnia não costuma necessitar de repouso absoluto, no entanto é conveniente evitar carregar objetos muito pesados ou realizar determinados gestos que possam afetar esta condição.

Também é recomendável prestar atenção aos esforços que fazemos como gestos tão simples como tossir ou espirrar, especialmente se se fizer com força. Para evitar lesões ao fazê-lo é recomendável espirrar com a barriga apoiada nos seus joelhos, tentando fazê-lo de forma delicada.

2

É fundamental manter uma alimentação rica em fibra e líquido para evitar condições como a prisão de ventre, o que poderia piorar a hérnia se a mesma se encontrar na zona abdominal. Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, realizar atividade física frequente e reduzir o sedentarismo são dicas importantes, no entanto no nosso artigo como evitar a prisão de ventre damos-lhe diferentes conselhos para acabar com este mal que pode comprometer a sua saúde se tiver uma hérnia.

Como tratar uma hérnia - Passo 2
3

Recomenda-se seguir uma dieta rica em proteínas, que ajudam a fortalecer os músculos e a manter-nos saudáveis o que poderá evitar que a hérnia piore. Além disso, é conveniente reduzir a ingestão de gordura e manter um regime alimentar saudável que garanta o seu bem-estar geral.

Prefira realizar 5 refeições pequenas por dia ao invés de 3 abundantes, comer de forma frequente e em pequenas quantidades ajudará a beneficiar a sua saúde e a tratar a hérnia adequadamente.

Como tratar uma hérnia - Passo 3
4

O exercício é fundamental para tratar a hérnia e pode favorecer de forma notável a recuperação. Embora seja recomendável evitar esforços, existem atividades como caminhar, fazer yoga, praticar exercícios aquáticos ou fazer levantamentos de pernas, que podem favorecer o fortalecimento muscular e beneficiar os pacientes com hérnias. No nosso artigo como fazer exercício com uma hérnia recomendamos-lhe algumas atividades ideais para melhorar a sua condição e qualidade de vida.

Como tratar uma hérnia - Passo 4
5

Além disso, para tratar uma hérnia e evitar que piore é importante:

  • Controlar o seu peso e reduzi-lo no caso de estar acima do peso recomendável para a sua estatura e idade.
  • Não comer demasiado rápido.
  • Não fazer atividade física ou deitar-se depois de comer.
  • Reduzir a ingestão de alimentos com cafeína, comidas picantes, álcool ou sucos de fruta.
6

O uso de cintas pode ser recomendável para que a hérnia volte ao seu lugar, especialmente se esta não for de um grande tamanho. Torna-se importante consultar o seu médico com o objetivo de receber a sua recomendação. Além disso, é importante seguir as indicações do seu médico e considerar a alternativa da cirurgia se o especialista o recomendar com o objetivo de eliminar por completo o problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma hérnia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
florinda dias da silva
comer e bebidas saudavéis para curar uma hérnia hiate
Editor umComo.com.br
Genesio rodrigues da silva
Em que circunstancias a ernia pode descer aos testiculos? Ja vi muitos casos.
Luciano Pedro da silva
FIS cirurgia de apendescit deu uma hernia depois já são duas cirurgia feita mas vejo q a hernia voltou o q fazer pra não voltar mais
edisiane
eu fiz cirurgia Bariatrica com corte ja faz 6 meses e agora apareceu uma bola no tamanho de uma laranja bem no final do corte da cirurgia será q é grave?????
1 de 4
Como tratar uma hérnia