Outros Os rins

Como tratar uma infecção nos rins

Como tratar uma infecção nos rins

As infecções nos rins são doenças muito incômodas que afetam uma grande quantidade de pessoas, na sua maioria mulheres. Os sintomas que irá notar são uma frequência elevada das micções por dia, pouca quantidade de urina expulsada, junto com ardor ao urinar e dor na zona dos rins. Para seguir um tratamento adequado, um especialista terá que determinar qual é o fator causador dessa infecção, pois com base nisso deverá se realizar um tratamento ou outro. É importante detetar a infecção o quanto antes e iniciar um tratamento adequado o quanto antes para evitar danos maiores derivados dela. Para isso, em umComo vamos explicar como tratar uma infecção nos rins.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a infecção nos rins
Passos a seguir:
1

A melhor cura para uma infecção renal é a prevenção. Levar a cabo estas regras que vamos explicar de seguida pode evitar o sofrimento desta condição em muitos casos:

  • Quando tiver vontade de urinar, não segure e vá ao banheiro logo.
  • Beba dois litros de água por dia e siga uma dieta equilibrada.
  • Urine depois de cada relação sexual que tiver para eliminar qualquer bactéria.
  • No verão, tem que evitar a água fria na zona da vagina, por isso ao ir às piscinas ou praias, temos que prestar especial atenção nisso e não deixar a zona úmida em nenhum momento; temos que trocar o biquíni depois de cada banho.
  • Tenha especial cuidado com os métodos anticoncepcionais: escolha bem os preservativos e, se for uma mulher e sofrer de de cistites contínuas, consulte seu médico antes de colocar um diafragma.
  • O uso de lubrificantes durante o coito ajudará a evitar infecções que se podem produzir com o atrito.
  • Para as mulheres com menopausa o uso de creme de estrogênios ajuda a evitar a cistite.
Como tratar uma infecção nos rins - Passo 1
2

Se a infecção for causada por uma bactéria, terão que nos ser administrados antibióticos, primeiro determinando que classe de micro-organismo é o causador da infecção para escolher o mais adequado. Há vários tipos de antibióticos para a cistite dependendo da bactéria a combater, o médico indicará um ou outro, ainda que ultimamente se tenham aprovado os quinolonas como a ciprofloxacino, trovafloxacin e ofloxacina para combatê-las.

Mas antes de fazer um tratamento com antibióticos caso se trate de uma bactéria, tem que comprovar se o paciente sofre de algum tipo de transtorno que possa influenciar no resultado da ingestão de antibióticos, como diabetes, alterações do sistema nervoso ou uma queda de defesas que possa interferir no ótimo resultado do tratamento antibacteriano.

Como tratar uma infecção nos rins - Passo 2
3

Por outro lado, perante uma infecção nos rins causada por um vírus, terá que utilizar antivirais, como pode ser o Aciclovir para combater a condição e reduzir todos os sintomas que provoca.

4

Quando a infecção é causada por um fungo, tem que prolongar o tratamento utilizando medicamentos antifúngicos, como a tetraciclina ou o sulfametoxazol até que a infecção diminua completamente.

5

Existem ocasiões nas quais a infecção nos rins é causada por outros fatores, como o caso das pedras ou os cálculos renais que obstruem o trato urinário. Neste caso, a única solução é eliminar a pedra com tratamentos diversos, como aumentar a ingestão de líquidos e tomar a medicação adequada, ou recorrer à cirurgia quando as pedras forem de tamanho grande e não possam ser expulsas por si mesmas.

Caso a infecção que se apresente seja grave, em muitos casos terá que se hospitalizar o paciente e tratá-lo no hospital de referência.

Como tratar uma infecção nos rins - Passo 5
6

Além do tratamento médico oportuno, é muito importante cuidar da dieta diária para favorecer o tratamento de uma infecção nos rins. A alimentação a seguir deve ser rica em fibra, abundante em frutas e verduras, alimentos com vitamina C e alimentos diuréticos. Além disso, devem ser evitados especialmente os alimentos ricos em açúcares.

No artigo Remédios caseiros para a infecção nos rins, mostramos quais produtos naturais são também excelentes para diminuir os sintomas.

Como tratar uma infecção nos rins - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma infecção nos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ricardo francisco dos santos
Eu nao sei se tenho probrema no rins .ja fis exame de sangue e urina. Sinto as vezex doris no abdome . Medico dis que nao tenhe . Mas minha urina e muita amarela e fede muito . Entso como faço pra trata a cor e mal cheiro e dor no abdome
1 de 5
Como tratar uma infecção nos rins