Gengibre

Como usar o gengibre em pó

Como usar o gengibre em pó

O gengibre é uma planta herbácea muito conhecida pelo sabor delicioso e particular que oferece às comidas e pelas múltiplas propriedades que oferece: temperar alimentos, coadjuvante na perda de peso, aliviar a tosse e melhorar os sintomas do resfriado.

É comum encontrar a raiz do gengibre que em geral é a que utilizamos para fins culinários e medicinais; no entanto, no mercado também podemos encontrar o gengibre em pó, que oferece uma forma mais prática de utilizar este tubérculo. Se você quer saber como usar o gengibre em pó continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Benefícios do gengibre para o homem
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber sobre como usar o gengibre em pó é que esta modalidade de gengibre é bem mais concentrada, por isso deve ter cuidado na hora de utilizar. O recomendável é usar uma menor quantidade da que se utiliza com o gengibre de raiz e evitar o excesso, já que seu sabor e cheiro é bem mais forte e difícil de tolerar.

Como usar o gengibre em pó - Passo 1
2

O gengibre em pó pode ser usado como alternativa medicinal, mas como seu sabor é muito forte não se recomenda consumir o pó diretamente. O ideal é introduzir o gengibre em pó em cápsulas ou comprimidos de gel para criar uma espécie de pastilha. Isto permitirá que ao tomar a cápsula, não se perceba o sabor tão forte do gengibre em pó e seu uso será tão prático como tomar qualquer outro medicamento.

3

Se não sabe como usar o gengibre moído é bom que saiba que esta modalidade é a mais usada para a preparação do chá de gengibre, pois oferece esse toque picante que tanto caracteriza a infusão. Para prepará-lo, deve ferver pelo menos duas xícaras de água, adicionar duas colheres de sopa de gengibre moído, misturar e deixar repousar até que a água esteja morna.

Em geral, o gengibre em pó se assenta no fundo da superfície, por isso é recomendável utilizar um coador no momento de servir sua infusão na xícara. Para melhorar o sabor do chá de gengibre moído pode adicionar umas gotas de limão e adoçar.

Como usar o gengibre em pó - Passo 3
4

Outra forma de usar o gengibre em pó é utilizando-o como tempero na comida. O gengibre tem a propriedade de ser um grande condimento na preparação de sopas, guisados, purês, carnes, peixes, molhos, entre outros, oferecendo um toque que, dependendo da quantidade utilizada, pode ser picante, doce ou amargo.

No entanto, como o gengibre em pó é bem mais concentrado que a raiz, é necessário ter cuidado com a quantidade que se utiliza. A melhor forma de usar o gengibre em pó na cozinha é começar utilizando meia colher de chá para temperar ou condimentar carnes e ir provando o sabor até conseguir o ponto desejado. Ao usar gengibre em pó também deve saber que quando se cozinha perde um pouco do sabor, mas nunca seu aroma.

5

O gengibre em pó também oferece excelentes benefícios medicinais para o tratamento da tosse. A melhor forma de o utilizar com este fim é fazer um chá de gengibre em pó, como se explicou anteriormente, e adicionar à preparação duas colheres de sopa de mel e o suco de meio limão. Com isto, obterá não apenas uma deliciosa infusão mas um potente remédio caseiro para tratar a tosse.

6

Para tratar os calafrios e sintomas próprios do resfriado comum, pode usar o gengibre em pó para fazer uma infusão que ofereça ao organismo o descongestionamento e calor que precisa. Prepare o chá de gengibre em pó e adicione o suco de meia laranja para que a vitamina C desta fruta junto com as propriedades medicinais desta planta ajudem a aumentar as defesas do organismo e a combater o resfriado.

7

Por último, ao usar gengibre em pó deve saber que com o passar do tempo este vai perdendo suas propriedades, aroma e sabor, por isso não é recomendável usar gengibre em pó que tenha em casa há mais de um ano.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o gengibre em pó, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
arestides rocha
gosto de saber
arestides rocha
eu queria saver se posso tomar uma pequena quantidade de gengibre em po com sumo de laranja da parte da manha e qual o beneficio para a saúde obrigado pele atençao
SUELI REGINA ROMEU
Eu fiz o chá de gengibre da maneira que foi informado, 2 X de água e 2 colheres ede gengibre em pó e ficou intomavel... Ou o gengibre que eu comprei é extremamente forte ou a receita está errada!
Editor umComo.com.br
Oi, Sueli. Você coou o pó? Se preferir, pode tentar esta infusão com gengibre natural: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-uma-infusao-de-gengibre-15455.html
Patricia Biazotto
Fiz o chá de gengibre em pó 1 lito de aguá para meia colher de pó de gengibre e coado, ficou ótimo, e usei tb para temperar peixes......fica muito bom
Lei
Pergunta:- como ter certeza que o Gengibre em Pó é de boa qualidade ?
Onde posso comprar com segurança? obrigado
Joseth Rodrigues
Obrigada pela dica, amei.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joseth! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ELIZABETH ALMEIDA SOUZA
quero uasr o gengibre em po mas gostaria de saber em que usar e quantidade pois sou hipertensa e tenho ecesso de peso
Joseth Rodrigues
Como é útil o gengibre, farei uso a partir de agora, muito obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joseth! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rose
Bom dia! Posso utilizar o gengibre em PÓ na preparação de sucos?
A sua avaliação:
CLEONICE RODRIGUES DE OLIVEIRA
posso misturar o po de gengibre na comida na hora de comer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleonice! Você pode até adicionar nas saladas ou até na preparação de peixe. Veja como pode usar o gengibre na cozinha aqui: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-usar-o-gengibre-na-cozinha-18621.html
A sua avaliação:
MARIA EDITH SEVERO LINS
bom artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Muito obrigada valeu :) Continue acompanhando a nossa página ;)
A sua avaliação:
Nice
Consumo gengibre em pó em quase tudo será que tem restrição , grata por compartilhar dicas de saúde
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nice! Obrigada nós pelo seu comentário e por acompanhar o nosso site :)
ZILDA DIAS
Eu to fazendo o uso do gengibre em pó. Gostaria de saber se ele é perigoso a saúde, Pois me disserão que o gengibre e antibiótico, Sera verdade?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Zilda! O gengibre, desde que tomado de forma moderada, conta com benefícios para a saúde. Porém, é bom você saber que ele também conta com algumas contraindicações, pode ver quais são elas aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-contraindicacoes-do-gengibre-18731.html
Isaías Alberto Gideão
Venho por este meio pedir mais informações acerca de como posso curar uma dor de estômago e certa má deposição que sinto na minha garganta como se eu tivesse alguma coisa pressa e que não me da bom conforto mesmo eu tentado comer alguma coisa em condições.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isaías, neste artigo encontrará alguns remédios caseiros para aliviar a dor de estômago: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-dor-de-estomago-com-remedios-caseiros-2172.html Espero que sejam úteis e ajudem você!
1 de 3
Como usar o gengibre em pó