Acalmar a tosse

Como usar o gengibre para a tosse

Como usar o gengibre para a tosse

Quando essa tosse esporádica vira um pesadelo intenso que não deixa você dormir, comer, nem estar tranquilo sequer por um minuto, então é óbvio que está na hora de atuar. Sabemos que uma das consequências mais incômodas da gripe e dos resfriados são o congestionamento nasal e a tosse, que podem chegar a afetar inclusive o nosso descanso. Se quer eliminar tudo isso através de uma solução natural, o gengibre é um dos melhores aliados que encontrará, melhorando a sua saúde e acabando com esta incômoda condição. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como usar o gengibre para a tosse e fazer com que se esqueça dela de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Plantas medicinais para a tosse

Índice

  1. Propriedades medicinais do gengibre
  2. Infusão de gengibre com mel para a tosse
  3. Xarope de gengibre, mel e limão
  4. Adicione o gengibre à sua alimentação

Propriedades medicinais do gengibre

O gengibre é uma das melhores opções para o tratamento natural do resfriado e para eliminar a tosse, devido às várias propriedades medicinais que possui. Para começar, trata-se de um grande antibacteriano e antiviral natural, ajudando o nosso corpo a lutar contra as bactérias e vírus que geram o mal-estar. Além disso é um poderoso expectorante que favorece a expulsão da mucosidade acumulada nos pulmões, sendo ideal em casos de tosse com catarro.

Além disso, o gengibre favorece ainda a digestão, reduz a inflamação estomacal e diminui as flatulências. Ou seja, além de sair dessa tosse conseguirá melhorar a sua saúde gástrica.

Infusão de gengibre com mel para a tosse

Uma das formas mais práticas e simples de usar o gengibre para a tosse é preparando uma infusão. Adicione em um litro de água, que rende para 4 xícaras, uma raiz de gengibre descascada e picada. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, deixe em ebulição por 10 minutos, depois apague o fogo e deixe repousar por mais 10 minutos.

Coe e sirva em uma xícara, acrescente uma colher de chá de mel, outro ingrediente que ajudará pois se trata de um poderoso expectorante e antibacteriano. Se desejar adicione algumas gotas de suco de limão; recomenda-se beber 3 xícaras por dia, reservando uma para logo antes de se deitar. Notará o bem-estar deste remédio natural para a tosse.

Como usar o gengibre para a tosse - Infusão de gengibre com mel para a tosse
Imagem: organicfacts.net

Xarope de gengibre, mel e limão

Apesar da infusão ser a forma mais clássica de usar o gengibre para a tosse, não é a única. Além disso você pode conseguir um xarope natural elaborado com gengibre, mel e limão, que poderá conservar em sua geladeira por 3 ou 4 meses.

Para elaborá-lo você precisará de:

  • 1 pote de vidro esterilizado;
  • Meia raiz de gengibre fresco;
  • 2 limões pequenos ou 1 grande;
  • Mel.

Comece lavando e descascando a raiz do gengibre e lave o limão. Corte o gengibre em tiras finas e depois corte o limão ao meio, horizontalmente, para depois fazer meias rodelas. No pote de vidro você deverá colocar primeiro a camada de gengibre, depois a de limão e depois cobrir com mel, deixar repousar algumas horas e depois tomar uma colher de sopa deste remédio natural 3 ou 4 vezes por dia como se fosse um xarope.

Se achar o sabor muito forte, pode diluir uma colher em um pouco de água morna e beber, verá como é eficiente.

Como usar o gengibre para a tosse - Xarope de gengibre, mel e limão

Adicione o gengibre à sua alimentação

Se gosta do sabor desta raiz comestível, então não há muito mais para pensar, adicione-o simplesmente à sua dieta enquanto a tosse durar e potencie seus benefícios. Seu sabor perfumado e intenso combina com muitos pratos e pode ser incorporado facilmente à cozinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o gengibre para a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Matheus
Nunca usei esta prática! Começo hoje. Assim que obtiver resultados posto aqui! Desde já, obrigado pelas dicas!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Matheus! Espero que resulte com você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
A sua avaliação:
PEDRO silva
...lindo....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Pedro! Muito obrigada pelo seu comentário :)
José Manuel
Obrigado pela informação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Obrigada nós pelo seu comentário e visita, valeu :)
Terezinha N. da Silva
Muito bom o gengibre. Fiquei rouca, totalmente sem voz, por conta de poeira de papéis antigos, no dia o6/03/16 e só recuperei minha voz, no dia 09, fazendo uso da gengibre, inclusive mastigando-a in natura. As receitas oferecidas aqui são espetaculares e funcionam, experiência própria. Obrigada. Terezinha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Terezinha! Muito obrigada por partilhar conosco o feedback das receitas dadas. Continue acompanhando a nossa página :)
Maria Teixeira
Vou já experimentar a fazer o xarope, pois estou com uma infecção respiratória. Já consultei o médico, tomei medicamentos, estou melhor,mas a tosse e alguma expectoração ainda me incomodam de vez em quando.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, espero que dê certo para você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Célia mendes.
Muito bom gostei muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Célia, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Maria
Adorei o que li e maravilhozo amei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
ANTONIO NEKEMWENE
GRATO PELO CONTEUDO.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio, nós é que agradecemos o seu comentário e visita ;)
Imagem: organicfacts.net
1 de 3
Como usar o gengibre para a tosse