Acalmar a tosse

Como usar o mel para a tosse

Como usar o mel para a tosse

O mel é um alimento funcional e nutritivo, sendo imprescindível para o homem há séculos . É uma fonte de energia natural, conta com diversas propriedades medicinais, é um excelente aliado para a beleza e um remédio natural sem efeitos secundários que permite tratar diversos males, principalmente aqueles relacionados com os resfriados e problemas respiratórios. Se estiver sofrendo de uma tosse intensa que não sabe como parar, no umComo.com.br explicamos como usar o mel para a tosse de uma forma efetiva.

Também lhe pode interessar: Como usar o gengibre para a tosse

Índice

  1. Por que o mel é bom para tratar a tosse?
  2. O mel para a tosse em colheres
  3. Mel com suco de limão quente
  4. Mel com leite quente para a tosse seca
  5. Infusão de orégano, mel e limão
  6. Se estes remédios não funcionarem

Por que o mel é bom para tratar a tosse?

Durante séculos o homem usou o mel para tratar a tosse, sendo um dos remédios naturais mais eficientes que podemos encontrar para combater esta doença. Hoje em dia a ciência também afirma a efetividade do mel para melhorar problemas respiratórios e diversos estudos comprovaram que realmente funciona para tratar os sintomas e o mal-estar ocasionado pela tosse.

Isto se deve a várias propriedades essenciais: sua capacidade antibacteriana, antibiótica e desinfetante e sua capacidade para favorecer a secreção mucosidade, funcionando como excelente expectorante natural. A estes benefícios devemos somar outros dois, pois o mel é mais econômico que qualquer xarope comum e não conta com efeitos colaterais, podendo ser administrado sem consequências a crianças a partir de 1 ano.

Os especialistas recomendam o mel mais escuro para tratar a tosse, pois conta com mais propriedades do que o claro.

O mel para a tosse em colheres

Se gosta do sabor do mel, então uma das melhores formas de tomá-lo para acalmar a tosse é diretamente com uma colher, em doses de uma colher de sopa 3 vezes por dia. Esta solução é efetiva para uma tosse não muito intensa, principalmente se não existirem outros sintomas como congestionamento nasal ou resfriado.

Como usar o mel para a tosse - O mel para a tosse em colheres

Mel com suco de limão quente

Se estiver resfriado, com congestionamento nasal, mucosidade na garganta e tosse com catarro, então uma das melhores formas de usar o mel para a tosse é misturando com suco de limão natural quente. Este ingrediente oferece um valor de vitamina C, ajudando também a combater a mucosidade.

Simplesmente esquente um copo ou xícara de água, esprema o suco de um limão e depois acrescente uma colher de mel. Mexa e beba; você pode tomar 3 ou 4 xícaras por dia

Como usar o mel para a tosse - Mel com suco de limão quente

Mel com leite quente para a tosse seca

Para as pessoas com tosse seca que estão cansadas de não poder dormir bem por causa do mal-estar, um copo de leite quente com mel é a solução perfeita. O leite possui triptófano, uma substância que ajuda a regular os níveis de melatonina para descansar melhor. Junto com o mel e seu poder antibacteriano, este é um ótimo remédio para melhorar a tosse.

No entanto é preferível tomá-lo em casos de tosse seca, pois os lácteos aumentam a mucosidade.

Como usar o mel para a tosse - Mel com leite quente para a tosse seca

Infusão de orégano, mel e limão

Esta é outra alternativa para quem deseja usar o mel para curar a tosse: trata-se de uma infusão feita com uma xícara de água quente em que acrescentamos uma colher de orégano. Quando tiver fervido por uns 5 minutos retire do fogo, peneire e misture com o suco de meio limão e a colher de mel. Pode beber 3 xícaras por dia. Você verá que é um excelente antibiótico e antibacteriano devido às propriedades do limão, do mel e do orégano, e sua tosse irá embora.

Como usar o mel para a tosse - Infusão de orégano, mel e limão

Se estes remédios não funcionarem

O mel, ingerido de forma constante e pelo menos 3 vezes por dia é um excelente remédio natural para curar a tosse. Mas se depois de uma semana usando qualquer uma destas opções a tosse não diminuir ou desaparecer, então recomendamos visitar um médico para uma revisão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o mel para a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Samuel Cardoso
Como usar mel para tosse ou outros produtos como limão e outros. Quais os peixes com mais ômega ,que não produzam alergias
1 de 5
Como usar o mel para a tosse