Dor de costas

Formigamento nas costas: o que pode ser?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 novembro 2019
Formigamento nas costas: o que pode ser?

Além da dor, é possível sentir formigamento nas costas em uma série de situações, que podem ser passageiras ou indicar algum problema de saúde mais grave. Por isso, é importante estar informado sobre o que pode ser formigamento nas costas, ainda mais se você têm esse sintoma com frequência. É fundamental buscar ajuda médica quando o quadro persistir. O umCOMO reuniu informações úteis sobre o assunto que podem te ajudar.

Também lhe pode interessar: Pontadas nas costas, o que pode ser?

Índice

  1. Comprometimento de um nervo
  2. Compressão de um nervo
  3. Transtornos circulatórios
  4. Crises de pânico ou ansiedade
  5. Esclerose múltipla
  6. Tumor nas costas
  7. Formigamento nas costas do lado esquerdo
  8. Formigamento nas costas do lado direito
  9. Formigamento nas costas na gravidez

1. Comprometimento de um nervo

Entre as inúmeras razões para formigamento nas costas, uma delas é o comprometimento de um nervo, sendo que além das costas o dano pode ocorrer ainda no pescoço ou na cabeça. No caso do machucado afetar os nervos do pescoço, os chamados cervicais, é comum ainda haver dor no local, bem como fraqueza, complicações respiratórias e mesmo falta de controle nos órgãos excretores quando a lesão for grave. Nesses casos, é urgente buscar atendimento médico.

2. Compressão de um nervo

No entanto, mesmo pequenos danos nos nervos podem causar a dormência nas costas, quando dormimos de “mau jeito” como se costuma falar. Nesse caso, possivelmente o sintoma surge em decorrência da compressão do nervo, mas se for esse o motivo em pouco tempo o formigamento nas costas deve parar. Isso, aliás, pode ocorrer em todas as partes do corpo, quando nos movimentamos, caminhamos ou ainda sentados de maneira pouco adequada.

3. Transtornos circulatórios

Parecido com isso são os transtornos circulatórios que podem causar o formigamento das costas, assim sendo, são os vasos, por onde passam sangue, que foram comprimidos, resultando na dormência, o que também pode afetar diferentes partes do corpo. No entanto, existem doenças que também provocam problemas na circulação do sangue, como por exemplo o fumo, obesidade e pressão alta. Esses quadros costumam alterar a pressão sanguínea, o que resulta na dormência nas costas e em outras partes, como pernas e braços.

4. Crises de pânico ou ansiedade

Os transtornos da ansiedade, como as crises de pânico, são outras razões para que haja o formigamento nas costas, sendo que nesse caso, além delas, durante uma crise, pode haver o sintoma em todo o corpo, até mesmo na cabeça e no rosto. Nessa situação, o sintoma é desencadeado pela hiperventilação, que é bastante comum em crises de ansiedade e se refere ao aumento da respiração. Quando isso ocorre, a pessoa respira dióxido de carbono mais do que o normal, causando um desequilíbrio da sua respiração e originando a dormência.

Formigamento nas costas: o que pode ser? - 4. Crises de pânico ou ansiedade

Esclerose múltipla

Numa crise de pânico, entretanto, podem aparecer ainda muitos outros sinais, como suor em excesso, tontura, tremedeira, zumbido nos ouvidos, preocupação, palpitações, falta de ar, entre outros. Embora o formigamento seja mais comum nos membros, as costas também podem ser afetadas em caso de esclerose múltipla, uma doença neurológica provocada por uma reação inflamatória em que há a destruição de uma substância que cobre os nervos.

6. Tumor nas costas

Tumores nas costas são outras causas para o sintoma, sendo que nesse caso o mais comum é que sejam o resultado de metástases, ou seja, quando a doença se origina em outro local e se expande até às costas. Isso é mais comum de acontecer se houver câncer de pulmão, mama ou próstata. Se isso for a razão do formigamento a pessoa pode sentir ainda outros sintomas, como dor nas costas e emagrecimento repentino.

Veja também: Pontadas nas costas, o que pode ser?

7. Formigamento nas costas do lado esquerdo

Também é importante observar se o formigamento nas costas possui algum lado específico e se está irradiando para outras partes do corpo. No caso de formigamento nas costas no lado esquerdo, acompanhada de outros sintomas como náuseas, suor, e dores (que também podem vir em formas de "apertos") no peito e na garganta, pode ser indicativo de algum problema cardiológico, como angina ou o início de um infarto. Em casos mais graves, o paciente pode sentir palpitações, tonturas e até desmaiar.

Nesse caso, sugerimos a leitura detalhada do artigo sobre Sintomas de infarto.

8. Formigamento nas costas do lado direito

Já para formigamento nas costas no lado direito, principalmente em casos que o formigamento é no rosto e braço ou perna e braço, pode ser sinal de acidente vascular cerebral (AVC), provocado pela falta de oxigenação no cérebro.

Sintomas de AVC

De acordo com o artigo sobre os 15 sintomas que ajudam a identificar um AVC, são eles:

  • Dor de cabeça repentina;
  • Assimetria facial;
  • Formigamentos;
  • Perda de força;
  • Dificuldade para falar;
  • Visão turva ou perda dela;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Tontura e desequilíbrio;
  • Quedas repentinas;
  • Dificuldade para engolir;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Falta de sensibilidade;
  • Sonolência.

9. Formigamento nas costas na gravidez

Mulheres grávidas, a partir de certo momento da gestação, podem sentir formigamento nas costas na gravidez com certa frequência. Geralmente, essa é uma consequência da má circulação sanguínea que acomete muitas mulheres durante esse período. Durante o pós-parto também é muito comum lidar com formigamentos.

Para melhorar essa condição, o ideal é fazer pelo menos meia hora de caminhada todos os dias e lembrar-se de, sempre que possível, manter as pernas elevadas (inclusive dormir com elas desta forma).

Leia em nosso outro artigo "Como melhorar a má circulação".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas costas: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
andre
sinto so q formiga as costas lado esquerdo sem dor q pode ser ja q passei a sentir isso depois d me levantar ja q estava agachado d nada agradeço obrigado
Vânia Lúcia dos Santos Pereira
Bom dia,tenho Hérnia de Disco lombar e cervical ,mas agora tenho sentido dormência nas. costa no lado direito em baixo da pá.Antes dava de vez em quando uma a duas vezes no mês agora tenho isso o dia e noite todos os dias ,e horrível o que eu faço .Estou preocupada me oriente por favor.Desde ,já eu agradeço.
MARIA AP
TENHO TIDO FORMIGAMENTOS NAS COSTAS DO LADO DIREITO ENCIMA E UMAS FISGADAS COMO SE TIVESSE AGULHA E ESTA DORMECIDO?
elenice rodrigues
sinto dormencia nas costa lado esquerdo a mais ded 4 anos. nunca sarou o que pode ser
paulo cesar
tenho formigamento nas costa quando abaixo a cabeça para fazer alguma coisa
Nerces Gaspar Alexandre
Excelente site,parabéns
Editor umComo.com.br
Oi Nerces! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos :)
A sua avaliação:
Clodoaldo Cristofoli
Achei maravilhoso o artigo ! Obrigado Sucesso a todos.
Editor umComo.com.br
Oi Clodoaldo! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 2
Formigamento nas costas: o que pode ser?