Outros Sinais na pele

Hemangioma - Sintomas e Tratamentos

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Hemangioma - Sintomas e Tratamentos

É relativamente comum aparecer em crianças uma mancha vermelha no rosto ou na cabeça. Embora não se trate de um problema grave costuma-se tratá-la, já que dependendo de onde estiver pode prejudicar algumas funções vitais. De qualquer forma, é importante saber mais sobre hemangioma - sintomas e tratamentos com as informações que o umComo.com.br tem para compartilhar a respeito do assunto.

Passos a seguir:

1

O hemangioma é uma mancha de cor vermelha escura que pode aparecer em bebês desde o seu nascimento, o que ocorre ao redor de 30% dos casos, ou apenas nas primeiras semanas de vida. A marca é formada por um acúmulo anormal, denso e benigno de vasos sanguíneos. Embora seja menos comum, pode aparecer na adolescência e no início da vida adulta. Os sintomas são basicamente as manchas, que costumam aparecer no rosto, no couro cabeludo e em demais partes do corpo, como nas costas e no peito.

Hemangioma - Sintomas e Tratamentos - Passo 1
2

As marcas vermelhas, além de terem uma coloração vermelho vivo, também são planas e com essas características se chama de hemangioma plano. No entanto, pode ter cor arroxeada e ser saliente, quando recebe o nome de hemangioma tumoral. Assim como pode se formar nas camadas superiores da pele, quando se chama hemangioma capilar, as manchas podem estar em camadas mais profundas da pele, quando recebe a denominação de hemangioma cavernoso. Também pode ser uma mistura de capilar com cavernoso.

3

Quando surge nos órgãos internos as manchas podem estar situadas na boca, fígado, pâncreas, baço ou nas bolsas sinoviais, as quais se chamam também de bursas, que se referem a fendas presentes nos tendões e ligamentos, com a função de deslizá-los sobre os ossos. Outros tipos variam conforme as suas características, sendo hemangioma fragiforme e tuberoso quando surge nas primeiras semanas de vida, hemangioma vertebral se estiver na coluna vertebral e hemangioma hepático se estiver presente no fígado.

4

É importante dizer que na metade dos casos, a mancha desaparece dentro de cinco anos ou até que a criança chegue os 12 anos de idade. De qualquer forma, é importante ter acompanhamento médico, pois mesmo depois que a marca desaparece completamente é possível que haja resíduos, as chamadas sequelas que permanecem na pele. A medicina ainda não sabe identificar a causa do problema, porém, sabe-se que está relacionada a diversos fatores, entre eles, questões hormonais, genéticas, ambientais e outras.

5

O hemangioma pode aparecer em qualquer criança, no entanto, alguns grupos mostram-se mais propensos a desenvolverem as manchas, como é o caso das meninas, bebês prematuros e de pele branca. Normalmente nos exames, que são feitos logo após o nascimento do bebê, é possível identificar a mancha, se ela for congênita. Se aparecer mais tarde, é importante que os pais encaminhem o filho ao pediatra para saber qual o melhor tratamento.

Hemangioma - Sintomas e Tratamentos - Passo 5
6

A mancha em si não costuma ser um perigo para a criança, mas é preciso tratá-la quando houver risco de afetar as funções vitais, como a visão, por exemplo, se aparecer nas pálpebras. Próxima às narinas, as manchas podem atrapalhar a respiração e, se estiverem perto da boca, prejudicam a alimentação e assim por diante. Atualmente, costuma-se tratar o problema com beta bloqueador, um remédio tradicionalmente usado em casos de problemas cardíacos. Acidentalmente, entretanto, verificou-se a sua eficácia no tratamento dos hemangiomas, já que evita o crescimento das manchas e o desaparecimento mais rápido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hemangioma - Sintomas e Tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gerciane Nunes
Boa noite, eu obtive um sinal hemangioma aos dois meses de idade, localizado na bochecha, daí em diante ele foi só crescendo, com meus 10 anos, ele já estava tomano espaço na bochecha toda, sendo que ele iniciou apenas com um pontinho, fui muito zombada, depois aos poucos ele foi diminuindo, com 25 anos ele praticamente já não era notado, nem se quer via o inchado que ele causava, hoje com meus 27 anos, percebo que ele voltou a inchar mais a cor já é bastante invisível, se ver poucos vasos, mas o inchaço me incomoda, tem gente que pensa que eu fiz cirurgia no dente e fiquei com a boca inchada, já outros nem percebem...Gostaria de saber se existe um tratamento caseiro que pudesse diminuir ou até mesmo acabar com o Hemangioma. ..
1 de 3
Hemangioma - Sintomas e Tratamentos