Prevenção do colesterol alto

O chocolate aumenta o colesterol?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 agosto 2020
O chocolate aumenta o colesterol?

Para muitos o chocolate é um desses vícios da vida impossíveis de renunciar. Podemos deixar muitas coisas de lado, mas é muito difícil deixarmos de lado esta delícia. Quando éramos crianças, podíamos comer e comer sem problemas, não havia nada para nos preocuparmos... mas à medida que os anos passam, são cada vez mais as coisas que temos de deixar de comer, e quando nos detectam colesterol alto, surgem muitas dúvidas sobre o que pode e não pode comer. Tendo em conta que quando nos diagnosticam colesterol alto devemos deixar de comer, ou pelo menos, moderar a ingestão de alimentos que mais nos satisfazem, é comum que as pessoas se questionem sobre se o chocolate aumenta o colesterol. Por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos esclarecer suas dúvidas, para saber exatamente o que acontece quando come chocolate.

Também lhe pode interessar: Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim

Índice

  1. Faz mal ou não ao colesterol?
  2. Fatores a ter em conta
  3. Os benefícios do chocolate

Faz mal ou não ao colesterol?

Perante a presença de determinadas condições, como o colesterol alto, é normal que o médico nos aconselhe a deixar de comer algumas coisas que gostamos. Um dos medos dos amantes de chocolate nesta situação é se realmente o terão de deixar de comer por aumentar o colesterol. Antes de lhe dar a resposta a esta questão, vamos analisar um pouco os componentes do chocolate e como afeta o nosso corpo.

Por cada 100 gramas de chocolate ingerimos cerca de 546 calorias (no caso do chocolate preto), das quais 35% são gorduras. Destas gorduras, aproximadamente um terço são ácidos esteáricos, um elemento que possui grandes benefícios para regular o colesterol. Além disso, dos outros dois terços de gorduras, um deles é o mesmo ácido presente no azeite de oliva, tão famoso pela sua capacidade para diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim, o que o corpo não é capaz de eliminar e vai se acumulando nas artérias.

Tendo em conta todos estes fatores, poderíamos dizer que o chocolate é bom para o colesterol, desde que claro seja consumido com moderação.

Aproveite e confira também se a cerveja ou o ovo aumentam o colesterol e esclareça suas dúvidas.

O chocolate aumenta o colesterol? - Faz mal ou não ao colesterol?

Fatores a ter em conta

Como pode imaginar, ainda que o chocolate seja bom para o colesterol, existem alguns fatores que devemos considerar antes de se encher de bolos e tabletes. Para fazer chocolate, é preciso misturar três produtos: a pasta de cacau, a manteiga de cacau e o açúcar.

Você já sabe que o chocolate não tem uma forma única: passeando pelo supermercado pode encontrar uma grande variedade de receitas com diferentes tipos de chocolate, receitas que foram variando com o tempo e se adaptando aos diferentes gostos. Estas receitas estão baseadas nas diferentes proporções de mistura destes três produtos, além disso, também é possível adicionar outros alimentos como fruta, frutos secos e inclusive álcool. Portanto, nem todos os chocolates são bons para o colesterol, algumas variedades podem sim subir os níveis de gordura no sangue.

Como já referimos antes, por cada 100 gramas de chocolate preto ingerido obtemos 546 calorias, um número bastante elevado. Portanto, o chocolate, seja qual for, deve ser comido sempre com moderação, se quiser pode comer todos os dias, mas sempre em pequenas quantidades. Outro fator a considerar é a sua mistura, a proporção entre açúcar, manteiga de cacau e cacau. Deve escolher sempre os chocolates com uma proporção de cacau superior a 70%, quanto mais preto for melhor, desta forma evita comer açúcar em excesso.

Como o chocolate muito preto é um pouco amargo e nem todo mundo gosta, uma boa forma de continuar desfrutando do seu fantástico sabor mas cuidando do seu organismo, é ingerir em forma de vitaminas ou sorvete, conservando o seu sabor sem notar o amargo.

O chocolate aumenta o colesterol? - Fatores a ter em conta

Os benefícios do chocolate

Parece mentira que algo tão gostoso possa ser tão bom para o corpo. O chocolate preto, além de ajudar a regular o colesterol se tomado em quantidades moderadas, traz muitos outros benefícios para o nosso organismo:

  • Não há nada como um pouco de chocolate para manter afastada a depressão. Este produto aumenta substancialmente os níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o estado de prazer e bem-estar e que, quando se encontra em níveis baixos, é um dos desencadeantes da depressão. As mulheres poderão entender isso facilmente, pois a síndrome pré-menstrual reduz os níveis de serotonina.
  • Desde que se começou a comer chocolate que este produto tem sido considerado um afrodisíaco; este ouro preto se relaciona com o aumento da libido, mais nas mulheres do que nos homens.
  • O chocolate é um ótimo antioxidante, propriedade que vem da sua alta composição de magnésio, um mineral presente no cacau que ajuda a manter o corpo saudável.
  • Aos já mencionados benefícios do chocolate devemos adicionar um de certeza vai deixar muitas pessoas felizes. Por ser rico em flavonoides, compostos que limpam as artérias, o chocolate é bom para manter o coração forte e prevenir derrames e infartos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O chocolate aumenta o colesterol?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O chocolate aumenta o colesterol?