Exames de sangue

O que é a anisocitose - Valores e causas

O que é a anisocitose - Valores e causas

Anisocitose é um termo da medicina, usado para descrever a existência de hemácias (glóbulos vermelhos) de tamanhos diferentes, numa amostra de sangue. O significado vem da origem grega da própria palavra, em que anisos significa "desigual", kytos significa "célula" e ose significa "aumento". Portanto temos na anisocitose um aumento da desigualdade do tamanho das células, e que está presente principalmente no início de alguma forma de anemia. Para entender o que é a anisocitose, atente-se às informações que o umCOMO reuniu sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Em que consiste a anisocitose

Índice

  1. Anisocitose: sintomas
  2. O que significa RDW?
  3. o que é anisocitose no exame de sangue: VCM e Micrositose
  4. Anisocitose é grave?
  5. Anisocitose: tratamento

Anisocitose: sintomas

Na verdade, a anisocitose é mais considerada um sintoma de outras doenças do que a própria doença. Quase sempre é mais fácil perceber os sintomas a partir de uma análise de sangue. Mesmo assim, existem alguns sinais que podem significar esse desequilíbrio no sangue. São eles:

  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Frio
  • Dor no feito
  • Dificuldade para respirar
  • Arritmia
  • Falta de apetite
  • Fadiga
  • Perda de memória
  • Dor muscular
  • Vista turva

Para entender todos os sintomas, consulte o artigo específico sobre sintomas da anisocitose.

O que significa RDW?

A sigla RDW (Red Cell Distribution Width) é um índice que indica a anisocitose (desigualdade no tamanho) de hemácias, representando a percentagem dos valores obtidos. Quando este índice é elevado, significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes a circular. É muito comum um RDW elevado, quando por exemplo existe a carência de ferro, onde a falta deste impede a formação da hemoglobina normal, levando à formação de uma hemácia de tamanho reduzido. Este indice ajuda a diferenciar a anemia ferropriva da talassemia, ambas têm um volume corpuscular médio (VCM), mas a talassemia tem um RDW normal e a anemia ferropriva tem um RDW alterado.

Valores do RDW

Os valores normais do RDW situam-se entre os 11,5% e 14,5%, uma alteração nestes valores pode ser causada devido a: abuso de álcool, anemia por deficiência de ácido fólico, anemia hemolítica, anemia ferropriva, anemia perniciosa, anemia falciforme ou por substâncias químicas conhecidas por eritropoetina.

o que é anisocitose no exame de sangue: VCM e Micrositose

O volume corpuscular médio (VCM) num hemograma é a média do volume das hemácias. Se o valor do VCM for elevado, as hemácias são maiores que o normal e estamos perante a microcitose heterogênea, pelo contrário se o valor VCM for baixo, as hemácias são menores que o normal e estamos perante a microcitose homogênea.

Os valores alterados aumentados poderão ser devido a: abuso de álcool, doença hepática crônica, deficiência de ácido fólico, deficiência de vitamina B12, esferocitose, mielodisplasia, hipotireoidismo ou drogas.

Os valores alterados diminuídos poderão ser devido a: anemia de doença crônica, anemia ferropriva, envenenamento por chumbo, malignidade, artrite reumatóide, anemia falciforme, anemia sideroblástica e talassemia.

Os valores normais do VCM situam-se entre os 80 e os 100 fl.

O que é a anisocitose - Valores e causas - o que é anisocitose no exame de sangue: VCM e Micrositose

Anisocitose é grave?

Classificar anisocitose como um quadro grave ou não vai depender muito da doença em que ela está relacionada e o grau de desenvolvimento dessa enfermidade. Essa alteração nas hemácias pode ser um sinal de anemia, câncer, falta de vitaminas ou simplesmente outras doenças. Logicamente, identificar anisocitose significa que algo não está bem dentro do seu organismo. A partir daí, é preciso encontrar a causa dessa alteração para iniciar um tratamento correto.

Anisocitose: tratamento

O tratamento da anisocitose na verdade é o tratamento para aquela patologia que a originou e deverá ser indicado por um médico. Se a razão dessas hemácias desreguladas é uma anemia, por exemplo, será precisa identificar o grau dela e então se cuidar com os medicamentos adequados ou alimentação. Cada doença que tem a anisocitose como sintoma terá o seu tratamento específico.

Tão importante quanto tratar é acompanhar os resultados através de exames. Só assim é possível saber se o quadro está melhorando ou não.

Anisocitose discreta, como tratar?

Geralmente, quando os valores são baixos, se eles não estão relacionados a uma doença mais grave, essa deficiência pode ser administrada com dieta e suplementação alimentar, geralmente de ferro. O mais importante é que ao detectar anisocitose discreta um médico consiga identificar o motivo disso para iniciar o tratamento e não deixar que o quadro se agrave. Em muitos casos a dieta ideal inclui os alimentos para curar a anemia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a anisocitose - Valores e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para um diagnóstico completo, não deverá apenas guiar-se pelos resultados da amostra de sangue. Deverá consultar o seu médico, para um exame físico completo e para uma avaliação dos seus sintomas, para uma melhor compreensão dos resultados dos exames.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
maria ilidia de oliveira
estou em tratamento de cancer deu anisocitose leve è normal?
maria da glória corrêa da silva
diabética, obesa, 63 anos, hipoteroidismo, pressão alta (tudo totalmente controlado com medicamentos e insulina)- resultados de exames excelentes, todos os índices dentro do desejável. No hemograma única coisa que me chamou a atenção foi anisocitose, que deu 14,6, quando deveria ser menor que 14,5. Devo me preocupar?
DENISE
Meu exame de RDWdeu 11,4% e normal ? Pois tenho hernia de disco e sinto muito falta de ar de ir parar no oxigenio?
Estou preocupada.
maria helena da silva
no exame da minha filha de 15 anos deu anisicitose ,ela sente dores de cabeça,fraqueza, falta de ar ,nausea,e perda de peso ,ja procurei um clinico geral ,mais eles so passam vitaminas para ela tomar.o que devo fazer
Mônica Esnarriaga
Meu exame de sangue deu MODERADA ANISOCITOSE , o que significa isso ??? O que devo fazer?
Daniel Fontes
Procure o seu médico, é a pessoa mais indicada!
cintia
Tenho anemia a 4 anos me trato com nuripurum sem tenho deficiência de ferro nos exames ancitose prolongada
Gerusia
Fiz uma Ultrassonografia de rins e vias urinarias no Hospital Universitário Gafrée e Guile, e deu pielonefrite crônica. Ausência de dilatação no sistema pielocalicial. Bexiga repleta com paredes finas e lisas, conteúdo límpido. E no exame de sangue deu Anisocitose. Obrigada pelo carinho! Parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Gerusia! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando e rápidas melhoras para a sua condição!
rosely
Meu exame de plaquetas deu no RDW 17,1 % MODERADA ANISOCITOSE , o que significa isso ???
Sandra Maria FaustinoNogueira
Minhas hemácias deram 1,4 milhoes/mm3,hemoglobima 6,5 g/dL E Hematócrito, 15,5% ,resultado: Macrocitose. Anisocitose.
Zimbardi elza
Por favor, 91 anos com anisocitose +, rdw 16.4 qual tratamento paliativo? Agradeço atenção.
Ana Paula Salabert
No meu ultimo exame de sangue deu Anisocitose (+/4) o que efetivamente significa isso? Eu tenho 45 anos e essa referencia nunca apareceu em nenhum outro exame anterior.
Josilene santos.
Anisocitose discreta.
Ana Bastos
Minha mãe está com infecção urinária e o rdw deu 15,9% isso é uma ponta de anemia???
Elisangela nascimento
Quais os sintomas dessa doença? Tem cura?
ANDREIA
O MEU RESULTADO DEU RDW ANISOCITOSE 12.O% VR8,4%A 14,0% PLAQUETA 330.000/UL É NORMAL
José Antonio Barros Silveira
Em 17/09/2014 fiz uma cirurgia de remoção de câncer de pâncreas e do baço ! Atualmente faço quimioterapia a cada 14 dias ! No meu último exame (Hemograma) deu: Eritograma: Moderada Anisocitose Leucograma + Plaquetas: Eosinofilia Relativa e Absoluta O que tudo isso significa ??
luis carlos
No meu exame , anisocitose deu 18.3, tenho 6o anos, problemas?
thamara bastos
uma pessoa com cancer e o exame deu anisocitose(+) e micrositose(+) é normal?
Rogeria
Por favor qual especialista que cuida deste caso,desde ja agradeço pela ajuda. Rogéria
danieli
otimas dicas para ficarmos mais atentos
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Danieli, muito obrigada pelo seu comentário ;)
josiane
ola boa noite meu nome e josiane , e queria fazer uma pergunta tenho uma filha de cinco anos o medico dela pediu para ela fazer hemograma completo eu fiz e deu ferro serico 243 quando o normal e 22 a 135 estou desesperada o que pode acontecer com ela e grave me ajude por favor!
1 de 2
O que é a anisocitose - Valores e causas