Outros Saúde na mulher

O que é a Curetagem

O que é a Curetagem
Imagem: 123rf.com

Nem sempre uma mulher consegue levar uma gestação até o fim, por mais difícil que possa parecer algumas vezes nosso organismo pode acabar não se adaptando a esse novo ser que está sendo gerado. Quando isso acontece o resultado é um aborto, seja ele espontâneo ou não, na maioria das vezes esse é o delicado momento que se faz necessária a Curetagem. Veremos hoje aqui no umComo o que é Curetagem, como funciona o seu procedimento e quais os cuidados a paciente deve tomar.

Índice

  1. Curetagem, o que é?
  2. Procedimento de Curetagem
  3. Recuperação após a curetagem
  4. Curetagem por profissionais
  5. Pós curetagem

Curetagem, o que é?

Curetagem trata-se de um procedimento médico cirúrgico realizado por um especialista ginecologista que tem como objetivo retirar do útero da mulher restos ocasionados por um aborto incompleto.

Esse método se torna necessário a partir do momento que o organismo da mulher não consegue por si só absorver ou expelir os vestígios do aborto.

O procedimento e também conhecido como "raspagem", isso por que o método realiza uma raspagem na cavidade uterina da paciente.

Procedimento de Curetagem

O procedimento de Curetagem é realizado por um profissional para remoção do material endometrial da cavidade uterina da mulher ou do material placentário. Esse procedimento e feito utilizando uma ferramenta chamada “Cureta” através de sua introdução na vagina da paciente. O procedimento é feito sob anestesia geral ou local, dependendo do caso da paciente em tratamento.

O que é a Curetagem - Procedimento de Curetagem
Imagem: figueiredohospitalar.com.br

Recuperação após a curetagem

A recuperação da Curetagem realizada na paciente que passou por um processo de aborto é de aproximadamente 3 dias, neste prazo deve-se manter repouso para que não haja complicações pós curetagem.

A permanência no hospital para a paciente que realizou o procedimento é de apenas 1 dia, sendo assim se o procedimento foi feito pela manhã a paciente já poderá retornar a sua casa pelo período da noite.

Se a paciente realizou a curetagem logo após um aborto e recomendado que haja um resguardo de 1 mês e a paciente ainda deverá evitar a gravidez nos próximos 6 a 12 meses.

O que é a Curetagem - Recuperação após a curetagem
Imagem: gynevra.it

Curetagem por profissionais

O procedimento de Curetagem deve se feito único e exclusivamente por um profissional ginecológico, caso isso não seja feito os riscos pelos quais a saúde da paciente se submete são altamente perigosos. Algumas das consequências deste ato são:

  • Perfuração uterina
  • Infecção
  • Hemorragia
  • Problemas com anestesia
  • Alteração na estrutura no endométrio
  • Esterilidade
  • Entre outros problemas

Pós curetagem

Muitas vezes esse pode ser um procedimento temido pela paciente, porém ele e necessário, pois as vezes o útero da mulher não consegue expulsar os restos do aborto, caso esses restos permaneçam no organismo da mulher pode causar infecções serias na mulher.

Após passar por um processo de curetagem a mulher pode ter algum sangramento, isso e decorrente ao termino da limpeza no útero que o próprio organismo faz, esse sangramento dura um intervalo de 5 até 15 dias de acordo com o organismo da mulher. Caso esse sangramento dure mais do que esse período médio ou venha acompanhado de dores intensas e febre a paciente deve procurar um medico ginecologista para realizar uma avaliação clinica.

Sugestão: acesse também e descubra se Menstruação borra de café após curetagem é normal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Curetagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
eu Eliana s.Alves
Apreseto deveras reações no período ates e pos mestruaçao tipo cólicas manchas rochas,acompanhadas com febres internas,dores nas articulações,tonturas,quenturas, nas mamas e muito odor na,mestruaçao e agora descobri q estou com um pequeno mioma.1,9cm.quero saber se já é inicio da menor pausa,tive,3,Sessarias e aborto mim explique?são inicio da menor pausa minha idade 38
Imagem: 123rf.com
Imagem: figueiredohospitalar.com.br
Imagem: gynevra.it
1 de 3
O que é a Curetagem