Outros Sinais na pele

O que é bicho geográfico

O que é bicho geográfico
Imagem: omspod.com

Conhecido popularmente como bicho geográfico, a Larva migrans é a causadora de doenças de pele, muitas pessoa ainda não conhecem essa Larva migrans e acabam desenvolvendo a doença sem mesmo saber o que possuem. Para ajudar, o umComo.com.br preparou esse artigo que vai te explicar o que é bicho geográfico e ainda te dar mais informações sobre a doença.

Também lhe pode interessar: Tratamento para bicho geográfico

Índice

  1. Causas do bicho geográfico
  2. Sintomas do bicho geográfico
  3. Tratamento do bicho geográfico
  4. Prevenir bicho geográfico

Causas do bicho geográfico

O bicho geográfico se trata de uma doença que se desenvolve na pele a partir do contato da larva migrans com a nossa pele.

Esse contato do bicho geográfico se dá por meio de cortes ou até mesmo feridas no corpo e acaba causando sintomas como coceira na pele e regiões avermelhadas.

O bicho geográfico pode ser encontrado em fezes de gatos e cachorros, por esse motivo ficamos vulneráveis à contaminação com facilidade quando ficamos descalços em locais onde pode haver a larva migrans.

Sintomas do bicho geográfico

Os principais sintomas apresentados por pessoas infectadas com o bicho geográfico são:

  • Coceira na pele;
  • Sensação de algo se movimentando em baixo da pele;
  • Lesão com aparência de um mapa;
  • Áreas com vermelhidão e presença de inchaço na pele.

A pessoa infectada com o bicho geográfico poderá apresentar os sintomas da doença algum tempo após a contaminação acontecer, esse período pode durar de semanas a meses, pois a larva migrans fica alojada e adormecida sob a pele.

Quando o bicho geográfico começa a apresentar lesões o desenvolvimento é rápido, a lesão pode se desenvolver até 1 centímetro por dia.

O que é bicho geográfico - Sintomas do bicho geográfico
Imagem: saudevidasaudavel.blogspot.pt

Tratamento do bicho geográfico

A larva migrans ou bicho geográfico quando entra no nosso organismo é eliminada em um prazo de 4 até 8 semanas. Em alguns casos esse processo acontece sozinho, porém um médico pode receitar medicamentos que ajudarão nesse processo.

Ao sentir os sintomas de coceira e vermelhidão na pele é indicado que um médico realize o diagnóstico indicando assim a medicação adequada para o seu tratamento.

O tratamento da doença do bicho geográfico pode ser realizado por meio da utilização de pomadas como a Tiabendazol, Albendazol ou Mebendazol nos locais afetados por um tempo de aproximadamente 10 a 15 dias. Nos casos onde a infecção é maior o tratamento precisa ser feito com uso de medicamento via oral.

Realizar compressas de gelo pode ajudar a aliviar as reações de coceira no local afetado. Evite furar as lesões causadas pelo bicho geográfico, pois pode acarretar o agravamento da infecção.

Prevenir bicho geográfico

Para se prevenir do bicho geográfico evite ficar descalço em locais onde pode ocorrer suspeitas de contaminação. Locais onde animais domésticos fazem suas fezes devem ser sempre bem lavados e procure não pisar descalço sobre esses espaços.

Tome cuidados de prevenção também com o seu animal de estimação, pois ele é contaminado quando ingere alimentos que estão contaminados com a larva migrans em estado adulto, essa contaminação no alimento se dá por meio de fezes.

Essas larvas se desenvolvem no intestino do seu animal de estimação e acabam procriando ovos que saem nas fezes do animal e eclodem contaminando o restante do ambiente e as pessoas que por algum descuido acabam andando descalças pelo ambiente.

Tome os devidos cuidados e evite a doença do bicho geográfico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é bicho geográfico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Vilma Oliveira
Olá, tenho todos estes sintomas sitados....sinto uma coceira na sola do pe que coço ate sair a pele.
É algo insuportavel.
Silvana Luz
O meu problema esta na sola do pé direito tem uns pontos vermelhos e cosam demais depois do banho a noite , e durante a madrugada acordo pra coçar parece que pega fogo só em um pé. OQUE PODE SER?
vilma
Sinto as mesmas coisa apenas em um dos pes.
Imagem: omspod.com
Imagem: saudevidasaudavel.blogspot.pt
1 de 2
O que é bicho geográfico