Herpes

O que é o Herpes

O que é o Herpes
Imagem: prataviera.com

O herpes é uma doença infecciosa causada por um vírus, que pode ser do tipo Simples 1 ou 2 ou do tipo Zoster. O herpes simples tipo 1 é o mais comum de herpes simples e manifesta-se nos lábios. Enquanto que o herpes simples tipo 2 é normalmente transmitido sexualmente e manifesta-se na região genital. Já o herpes Zoster aparece na região do tórax e é a reativação do vírus da catapora que a pessoa já tinha adquirido. O herpes labial ou genital é adquirido por contato direto com uma pessoa contaminada, seja através de contato direto ou através da relação sexual. O vírus do herpes, tanto simples como do tipo Zoster, nunca é eliminado do organismo, este permanece adormecido, e quando há uma diminuição da imunidade o vírus volta a multiplicar-se, dando origem a um novo surto. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o herpes.

Também lhe pode interessar: O que é cobreiro

Índice

  1. Como reconhecer o herpes
  2. Transmissão do herpes
  3. Tratamento para o herpes

Como reconhecer o herpes

Reconhecer os sintomas do vírus da herpes com antecedência é bastante importante, para que se possa seguir o tratamento indicado antes que seja demasiado tarde. Normalmente, os sintomas da herpes são coceira, dor e desconforto na zona. Para saber mais, veja os nossos artigos sobre como reconhecer o herpes e como reconhecer o herpes genital.

Transmissão do herpes

A transmissão do vírus do herpes é feita através do contato direto com a ferida do herpes, com o contato com algum objeto infetado com o vírus, como uma escova de dentes ou um batom ou através de uma relação sexual sem proteção com uma pessoa infetada ou através da prática de sexo oral com uma pessoa infetada, no caso do herpes simples tipo 2 (herpes genital). Saiba mais sobre quais são as formas de contágio do herpes labial.

O herpes genital pode ser prevenido, para isso leia o nosso artigo sobre como prevenir o herpes genital.

Tratamento para o herpes

O tratamento contra o herpes é feito com medicamentos anti-virais e anti-inflamatórios, para diminuir o tempo de ação do vírus. A dose e o tempo de tratamento variará dependendo do tipo de herpes. Veja os nossos artigos e saiba como curar o herpes labial e o herpes genital com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Herpes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Caso suspeite que tem herpes, consulte o seu médico para que este lhe prescreva o tratamento adequado o quanto antes.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Aldo Mancini
Tenho o Herpes mas ele fica somente interno, sinto como se uma boca estivesse me devorando, ora nas costas, ora no peito. Tomo o aciclovir, mas está fazendo 1 mês e ele cotinua me atormentando, é muito doloroso, tem noites que não consigo dormir de3 tanta dor, tomo Ibuprofeno para aliviar mas, meu coração fica accelerado, afinal tenho 69,5 anos. Algum comselho?
andreia
nasceu essas bolhinhas no meu nariz.Sera que é herpes?Sei que incomoda tem uma ardencia o que faço para secar mais rapido possivel?
Imagem: prataviera.com
O que é o Herpes