Outros Saúde na mulher

O que é o hímen complacente

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 abril 2019
O que é o hímen complacente

Você já deve ter ouvido sobre as mulheres que possuem um hímen que não se rompe na primeira relação sexual, não é mesmo? Você sabe por que isso ocorre e quando é preciso operar? Para entender mais sobre o assunto, quais as suas causas e o que pode acontecer veja as informações que o umComo.com.br tem sobre o tema o que é o hímen complacente.

Também lhe pode interessar: O que é himen

O hímen complacente

Para entender o que é o hímen complacente vale lembrar que o hímen é uma membrana que separa a entrada da vagina da região da vulva. Também é possível conceituá-la como a membrana mucosa que fecha em parte o orifício externo da vagina quando a mulher é virgem. Já o hímen se torna complacente quando a membrana é mais elástica e espessa do que o normal, isso faz com que ele não se rompa na primeira relação sexual da mulher. Dessa forma, depois do sexo ela volta ao seu estado anterior, formando uma nova barreira no orifício vaginal.

Além disso, quando ocorre a penetração, a entrada da vagina fica semi bloqueada, causando dor e desconforto, sendo que é nesse momento que se costuma diagnosticar o hímen complacente. Nesse caso, é importante buscar ajuda médica, pois com um simples exame clínico o especialista pode se certificar da situação. Além disso, o ginecologista, conforme cada caso, indica o melhor tratamento. Como tratar o hímen complacente pode variar de mulher para mulher, de acordo com a repercussão que ele tem na saúde da paciente, já que nem todas as mulheres sentem o mesmo desconforto.

No entanto, diferente do que você pode imaginar, não são apenas as relações sexuais que são prejudicadas, uma vez que o hímen quando não se rompe pode atrapalhar a saída de secreções e até mesmo do sangue da menstruação. Nesses casos, o mais adequado é realizar uma pequena incisão na membrana, a fim de facilitar o seu rompimento. Caso contrário, a mulher pode sofrer de infecções devido ao bloqueio existente na vagina.

O que é o hímen complacente - O hímen complacente

Causas do hímen complacente

A causa do hímen complacente está associada à inadequada degeneração da membrana, na qual deve ser aberta uma passagem. Isso ocorre ainda antes do nascimento. Quando isso não ocorre pode haver três diferentes tipos de himens: o imperfurado, o com abertura incompleta e o anular. O primeiro se caracteriza pela falta de um orifício e, assim, o sangue da menstruação se acumula, causando dor, quando pode ser diagnosticado o problema. Já a abertura incompleta não causa a obstrução do fluxo menstrual, porque o hímen é micro perfurado.

Por último, o hímen anular é o mais comum, o qual tem forma de anel, sendo que ao seu redor pode haver um anel fibroso, que prejudica a penetração. Quando é preciso operar, o procedimento com anestesia consiste em refazer o orifício de modo correto da vagina. Dessa forma, o hímen é rompido nas primeiras relações sexuais. Conforme a situação, o procedimento cirúrgico é feito ainda antes da primeira menstruação. A cicatrização é rápida e a operação é simples.

Veja também: Como saber se o hímen foi rompido

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o hímen complacente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é o hímen complacente