Os terçóis

O que é o terçol

O que é o terçol
Imagem: universaldental.com.br

Um terçol, também conhecido como terçolho, é uma protuberância na pálpebra, interna ou externa. Esta surge pela inflamação de alguma glândula sebácea e, normalmente é produzida pela proliferação de bactérias, que dão origem a uma infeção. Embora os terçóis não costumem ser uma infeção grave, são bastante incômodos e também contagiosos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o terçol.

Índice

  1. Causas do terçol
  2. Sintomas do terçol
  3. Duração do terçol
  4. Contágio do terçol
  5. Tratamento do terçol

Causas do terçol

As causas do aparecimento dos terçóis são várias, de entre as mais comuns destacamos:

  • O fato de esfregar frequentemente as pálpebras, com as mãos sujas, ou uma higiene inadequada podem favorecer o seu aparecimento.
  • Esta inflamação pode ocorrer devido a dermatite seborreica, por alergia, ou em crianças, pela presença de piolhos nas pestanas.
  • Ou devido a bactérias que estão sobre a nossa pele, como os estafilococos.

Sintomas do terçol

Os sintomas do terçol são:

  • Surgimento de uma pequena bolha junto aos cílios;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Desconforto ao piscar;
  • Sensibilidade e dor na borda da pálpebra.

Duração do terçol

A duração de um terçol pode variar bastante dependendo da pessoa, mas normalmente os terçóis costumam durar aproximadamente entre 7 a 10 dias. No entanto, cada pessoa é um caso, e o terçol pode demorar mais ou menos tempo a passar também dependendo dos cuidados e do tratamento que se aplicar.

Contágio do terçol

O terçol é contagioso, por isso devemos levar a cabo determinadas ações preventivas, para evitar o contágio do terçol para que as pessoas com quem convivemos não sejam também afetadas. Algumas medidas preventivas passam por lavar muito bem as mãos antes e depois de tocar nos olhos, para a infeção causadora do terçol não proliferar ou piorar, usar gazes esterilizadas e descartáveis quando estivermos a fazer o tratamento indicado para o terçol e não compartilhar toalhas de banho com outras pessoas. É importante não partilhar com mais ninguém qualquer tipo de produto ou objeto que utilizar para o olho, para prevenir assim o contágio do terçol.

Tratamento do terçol

Normalmente, o tratamento do terçol é feito aplicando compressas umedecidas em água morna sobre a protuberância e repetir cerca de 3 a 4 vezes ao dia para o inchaço diminuir e, também a dor. Também pode ferver água com um pouco de camomila e umedecer as compressas ou gazes na solução. Existem outros remédios caseiros para tratar um terçol, para isso preparamos um artigo especial para si para saber como curar um terçol com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Patrícia Raquel Rodrigues Duarte
Posso trabalha assim mesmo?
Vanessa Lopes
Olá Stefany, você pode ver alguns remédios caseiros para curar o terçol nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-um-tercol-com-remedios-caseiros-1464.html Espero que resulte!
stefany
so tem esses modos de matar o terçol eu to com um e horrivel
Imagem: universaldental.com.br
O que é o terçol