Os cistos do ovário

O que é um cisto de Naboth

O que é um cisto de Naboth
Imagem: rac.com.br

Os cistos de Naboth, ou quistos de Naboth, consistem numa desordem uterina, caracterizada pela formação de um ou mais nódulos na parede uterina. As glândulas mucosas no colo uterino ficam cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou na passagem da glândula. Quando as secreções se acumulam, forma-se um nódulo arredondado e liso na superfície do colo do útero. O cisto carateriza-se por uma elevação pequena, de cor branca, como uma pústula. Estes cistos são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva, e podem ocorrer especialmente naquelas que já tiveram filhos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba sobre o que é um cisto de Naboth, os seus sintomas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Sintomas de cisto na mama

Índice

  1. Sintomas
  2. Tratamento
  3. Gravidez e cisto de Naboth

Sintomas

Normalmente, os cistos de Naboth não apresentam qualquer tipo de sintoma, pelo que a maioria das mulheres que os têm nem sequer sabe que eles existem. Estes cistos não são considerados prejudiciais para a saúde, indicam apenas que houve uma infeção anterior ou recente que levou à irritação do colo do útero. Os cistos Naboth podem ser diagnosticados durante um exame ginecológico de rotina. Para diferenciar estes cistos de outras lesões que também podem ser encontradas no colo do útero, podem ser utilizadas a colposcopia e a biópsia para avaliar as características do cisto.

Tratamento

Como já foi dito anteriormente, este tipo de cisto não representa nenhum problema para a saúde, por isso não é necessário nenhum tipo de tratamento. No entanto, estes cistos não desaparecem sozinhos e caso aumentem cada vez mais de tamanho é necessário removê-los. A remoção do cisto Naboth é feita através de um procedimento de eletrocauterização, pelo médico ginecologista.

Gravidez e cisto de Naboth

Não existe nenhuma relação entre o cisto de Naboth e a gravidez. Qualquer mulher que tenha um cisto de Naboth pode engravidar normalmente, não existindo nenhum risco para a gravidez. Estes cistos não causam aborto, parto prematuro nem têm qualquer influência na fertilização.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um cisto de Naboth, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
marta garcia
fiz exame e constatou cisto de naboth e tem causado dores abaixo da barriga... é normal ?
luciana
quem tem este tipo de cisto desce tipo um liqudo amarelado tipo catarro que ,qdo desce nas paretes intimas parece um acido e a mentruçao desce direto
Elizabeth
É possível uma mulher que nunca teve relação sexual tem esse tipo de cisto de naboth
tania
p0rque todas vezes que eu transo sinto colicas durantes dias serar por causa do cisto ?
Imagem: rac.com.br
O que é um cisto de Naboth