Fascite plantar

O que é um esporão

O que é um esporão
Imagem: tutraumatologo.com

Muito temos ouvido falar dos esporões, mas não temos claro do que se trata exatamente e porque ocorre. O certo é que um esporão calcâneo é "uma pequena formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do calcanhar)", como nos explicam no Netdoctor. Isto deve-se à pressão a que submetemos a planta do pé e a consequente inflamação, além disso, costuma dar-se junto com fascite plantar, a inflamação dos tecidos moles que rodeiam o esporão e que é o que causa dor a quem sofre dele. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre o que é um esporão.

Também lhe pode interessar: Como remover um esporão

Índice

  1. O que é um esporão calcâneo?
  2. Porque ocorrem?
  3. Quais são os sintomas?
  4. Como se trata um esporão calcâneo?

O que é um esporão calcâneo?

Na hora de definir um esporão calcâneo, podemos dizer que se trata de "uma pequena formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do tarso, localizado no calcanhar do pé)", como nos explicam no Netdoctor. Desta forma, produzem-se dores no calcanhar do pé que se agravam com o esforço físico e a pressão sobre a área, por exemplo produzido ao caminhar.

Porque ocorrem?

A planta do pé é a responsável por suster e suportar o peso total do corpo humano, pelo que ao longo do dia exercemos uma grande pressão sobre elas. Esta carga atenua-se por uma almofada de gordura por debaixo do calcanhar e por uma fáscia (tecido fibroso que protege os tendões e os músculos) por debaixo da planta do pé. Quando ocorre uma sobrecarga, pode produzir-se inflamação dos tecidos moles que rodeiam o osso calcâneo ou inclusive os tendões e músculos que estão na parte anterior do osso calcâneo.

Para compensar isto, o corpo tentará repará-la rodeando e protegendo a zona lesionada mediante um processo inflamatório e que posteriormente se calcifica. Desta forma, dará lugar ao aparecimento de uma formação óssea no calcanhar que é o que conhecemos como o esporão calcâneo.

Quais são os sintomas?

Note que o esporão calcâneo em si mesmo não é o que provoca dor, mas sim a inflamação dos tecidos moles à sua volta. Quem sofre dele, sentirá sintomas como:

  • Dor intensa na parte interna do calcanhar.
  • Aumento da dor ao passar tempo de pé e, especialmente, pela manhã.
  • Impossibilidade de realizar atividades da vida quotidiano pelas fortes dores na planta do pé.

Como se trata um esporão calcâneo?

O certo é que o podólogo será o seu melhor aliado na hora de tratar deste problema do pé, embora existam alguns conselhos sobre como remover um esporão, assim como também remédios caseiros para o curar e alguns truques para aliviar a dor de um esporão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • No caso de sofrer de dores na planta do pé, visite o seu médico ou podólogo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Cida Lima
Como tratar de esporão no cotovelo?? ( Esporão na origem dos tendões supinato extensores) para ser mais exata.
Thaina
Minha tia sofrer com esporão ela usa esse remédio acheflan , para aliviar a dor
Edla Maria
Tenho na sola dos pés na região da frente próximo aos dedos .Quando fico o dia todo calçada .trabalho de botas .Fica branco e úmido.pode me explicar mas ao menos o que deve ser ?
Maelene
Existe esporão no lado do pé? Abaixo do tornozelo.
gleicineia da Silva felipe
Sinto muitas dores,meu amor comprou um remédio na farmácia, sodix (diclofenaco de sódio) aliviou mais tenho medo de ficar dependendo disso ou chegar ao ponto de meu organismo se viciare não fazer mais efeito.me a judem envie me soluçao
adilene coelho
boa noite!estou com esporão nos dois calcanhar estou fazendo fisioterapia mas não estar adiantando muito.não estou aguentando mais.o pior que È nos dois calcanhar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adilene, nesse link poderá encontrar algumas dicas para se livrar da dor de esporão: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html
Irene Blanco
Bom dia ! Gostei muito da materia sobre esporão. Eu fui ao medico fiz exames e constou O problema. Realmente se estivermos fora do peso se agrava. Percebi tambem que quando durmo com o ar condicionado ligado a dor fica mais intensa. Mas aprendi a fazer um truque que deu certo. pegar uma garrafa pet de dois litros,enche-la com agua quente e ficar rolando ela com os pés, do calcancanhar ate os dedos. por uns quinze minutos ou ate a agua esfriar foi o que me aliviou por mais de dois meses . Me disseram que tem caso que o osso vem a furo isto é sai uma ponta ??? Será ? Grata e abraços. IRENE BLANCO MESQUITA -RJ
Helenice
Boa tarde a tdos estou aqui p/ pedi um socorro na verdade por que sofrendo muito com um esporarão, as vezes não aguento nem trisca o pé no chão de manhã, depois a dor vai ficando menos, só então eu consigo anda de vaga, mas é dor direto durmo e acordo com dor, preciso passa com um ortopedista urgente, mas estou esperando sai a vaga pelo sus, enquanto isso o clinico me passou nimisulida, mas só alivia um poco, peço se alguém soube de um outro remédio que me ajude................agradeço....
viviane pardim
Tenho o mesmo problema fiquei dois anos na fila do sus quando chegou a comsulta sabe o que o medico deu paracetamol kkkkkk aff que odio é porque nao è eles que senyem essa dor
ANNA CAROLINA
OI meu nome e ÁNNA CAROLINA COMEÇEI A SENTIR DORES NA SOLA MUITA PONTADA E QUEIMAÇAO O MEDICO PEDIU UM RX SERA QUE PODE SER EXPORAO
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Anna, depois de fazer o exame e de ser observada, o seu médico lhe dirá.
Marilza de Alcântara
Resolvi fazer musculação e esteira pois estou com sobrepeso, fiz exercícios físicos por 6 anos interrompi por um ano e meio voltei tem quatro meses e desenvolvi uma fascite plantar, gostaria de ser agraciada com novas formas de tratamento, fui ao ortopedista depois de 15 dias de dor eu estava tomando Torsilax, só escondeu um pouco a dor agora o médico deu outro anti-inflamatório e para eu colocar o pé na água bem quente e fazer massagens, ( não é bolsa de gelo?), e pediu para eu fazer uma dieta e perder peso depressinha, ( já estou fazendo a base de peito de frango, batata, claras de ovos e saladas de três em três horas tudo pouquinho afff!!!!), e também o médico me disse que tenho que abandonar a academia por um bom tempo pensei...... ele está doido.... ( não vou abandonar só vou parar por enquanto com a esteira e diminuir a carga de pesos), será que fazendo assim eu vou me livrar da dor? E depois que eu perder 08 quilos porque é o que" eu preciso", e meu pé parar com as dores será que posso correr novamente na esteira? Obrigada pela atenção, espero respostas.
matheus
eu nao sei o que espoprao
Imagem: tutraumatologo.com
O que é um esporão