Hemorragia

O que pode ser nariz sangrando

O que pode ser nariz sangrando
Imagem: webmd.com

Com certeza que já lhe aconteceu alguma vez começar a sangrar do nariz nada. E quando isso acontece questionamos se existe algum motivo para que isso tenho acontecido. Os sangramentos esporádicos são bastante comuns e na maioria dos casos ocorrem por causas banais, pode até ser devido a um resfriado comum. Mas, por vezes este sangramento também pode significar um problema de saúde mais sério, como pressão arterial elevada. É normal se sentir assustado quando isto acontece, mas normalmente sangrar do nariz não significa um problema muito sério. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que pode ser nariz sangrando.

Também lhe pode interessar: Que fazer se o nariz sangrar

Passos a seguir:

1

O sangramento nasal, chamado também de epistaxe, significa que há um sangramento no interior do nariz, que ocorre geralmente em apenas uma das narinas. O sangramento do nariz pode ser de dois tipos, dependendo do local onde vem o sangramento:

  • Sangramento anterior - estas são as hemorragias nasais mais frequentes, que ocorrem em um vaso sanguíneo na parte dianteira do nariz, que é uma zona mais maleável. Este tipo de sangramento nasal também é normalmente mais fácil de controlar.
  • Sangramento posterior - este tipo de sangramento nasal é menos comum de acontecer, sendo mais frequente em pessoas idosas. O sangramento posterior ocorre em uma artéria localizada na parte de trás do nariz, que é mais dura. O sangramento posterior é mais difícil de controlar e precisa normalmente de internação.
O que pode ser nariz sangrando - Passo 1
Imagem: pediatriaemfoco.blogspot.pt
2

O nariz é composto por vasos sanguíneos muito pequenos, principalmente na sua parte dianteira, por isso é fácil estes se romperem e ocorrer sangramento. O sangramento nasal pode ocorrer devido ao simples ato de se assoar ou em casos de resfriados ou alergias. Normalmente o sangramento do nariz ocorre devido à entrada de ar seco, que vai secar as membranas nasais e deixá-las mais propensas a infecções e hemorragias, e o ato de cutucar o nariz com o dedo. Mas outras causas podem estar na origem do sangramento do nariz:

  • Sinusite aguda ou crônica;
  • Uso excessivo de descongestionantes;
  • Rinite;
  • Infecção das vias respiratórias superiores;
  • Objeto estranho no nariz;
  • Uso de cocaína e anticoagulantes;
  • Cirurgias nasais ou perinasais;
  • Exposição a químicos irritantes como a amônia;
  • Espirros repetidos;
  • Traumas no nariz.
3

Além destas causas de hemorragia nasal, outras menos comuns incluem leucemia, pólipos nasais, tumor nasal, hemofilia, telangiectasia hemorrágica hereditária e púrpura trombocitopênica idiopática (PTI).

4

A maioria dos sangramentos nasais é resolvida e controlada sem ser necessária a intervenção médica. Caso o seu nariz comece sangrando, deve se sentar ereto e inclinado para a frente, de forma a que o queixo encoste no peito, assim conseguirá evitar engolir sangue e impedir que este escorra para as vias aéreas. Com os dedos polegar e indicador comprima o nariz por cerca de 5 minutos, certifique-se que as narinas ficam bem fechadas e respire pela boca. Após esse tempo, deixe de comprimir o nariz com os dedos lentamente. Na maioria dos casos este tempo é suficiente para parar o sangramento, mas caso não seja suficiente deverá comprimir o nariz por mais dez minutos. Para além disso, também pode aplicar compressas frias ou mesmo gelo no dorso do nariz.

O que pode ser nariz sangrando - Passo 4
Imagem: hmsportugal.wordpress.com
5

Se após estes procedimentos continuar sangrando do nariz, embeba um algodão em descongestionante nasal e coloque na narina. Normalmente estes procedimentos são suficientes para estancar o sangramento, mas se ainda assim o seu nariz continuar sangrando, mantenha o nariz comprimido e consulte um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser nariz sangrando, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Emília Bonfim
lembro-me enquanto criança, na escola e acontecia quando alguém sangrava do nariz a professora mandava inclinar a cabeça para trás, portanto isso está errado, deve-se inclinar na direcção do peito, a minha pergunta é, independentemente da quantidade? da hemorragia? O procedimento é igual? Obrigado
Imagem: webmd.com
Imagem: pediatriaemfoco.blogspot.pt
Imagem: hmsportugal.wordpress.com
1 de 3
O que pode ser nariz sangrando