As varizes

Os melhores exercícios para as varizes

Os melhores exercícios para as varizes

Existe uma alta percentagem de população mundial que sofre de varizes, percentagem que aumenta consideravelmente entre aqueles profissionais cujo trabalho os mantém sentados durante várias horas por dia no seu escritório. Além de serem anti-estéticas, as varizes podem ser muito dolorosas, e provocar uma sensação de cansaço e inchaço nas pernas que nos tira a vontade de sair para fazer exercício. No entanto, e embora o aparecimento das varizes possa estar condicionada por uma predisposição genética, existem algumas formas de evitar as varizes e aliviar a dor das que temos. Neste artigo do umCOMO mostramos-lhe os melhores exercícios contra as varizes.

Também lhe pode interessar: Como tratar as varizes com remédios caseiros

Índice

  1. Andar
  2. Pedalar
  3. Levantamento de pernas
  4. Flexão de joelho e tornozelo
  5. Outros conselhos para as varizes

Andar

É o exercício mais simples e, ao mesmo tempo, o mais eficiente. Para as varizes, é recomendável manter as pernas em constante movimento. Andar é bastante eficiente na hora de melhorar a circulação das nossas pernas. Deixemo-nos de desculpas como a falta de tempo e a pressa: em vez de escolher o elevador, suba as escadas andando, e em vez de escolher o carro para o trabalho, se não estiver muito longe, vá a pé e aproveite assim para dar um pequeno passeio. Fazer estes pequenos esforços diários terá grandes recompensas quando começar as suas pernas mais leves e menos congestionadas.

Os melhores exercícios para as varizes - Andar

Pedalar

Este é um exercício específico para melhorar o estado das nossas varizes. Deitado no solo, com as costas retas no solo, coloque as suas mãos ao lado do corpo ou, se preferir, por debaixo dos seus glúteos para evitar que as costas fiquem pesadas. Eleve as suas pernas do solo e, no ar, pedale como se estivesse numa bicicleta. Quanto mais subir as pernas, mais incrementará a circulação. Caso contrário, se as pernas estiverem mais próximas do nível do chão, o que conseguirá é tonificar os abdominais.

Levantamento de pernas

Ao contrário dos levantamentos de pernas que se costumam fazer na academia, pensados para tonificar os músculos e os glúteos, estes levantamentos estão pensados para melhorar a circulação sanguínea em toda a perna. Deitado no solo, com as costas apoiadas e as mãos por debaixo dos glúteos, levante uma perna de cada vez e mantenha-a levantada numa posição perpendicular ao solo, formando um L. Mantenha a perna alta até sentir o sangue a baixar desde os seus pés até às coxas. Repita com uma perna de cada vez.

Para completar o exercício, pode repetir, deitado/a mas, nesta situação, situe-se contra uma parede. Levante as pernas ao mesmo tempo, de novo fazendo um L, e mantenha-as apoiadas contra a parede durante um tempo até sentir melhorar a circulação nas suas pernas.

Os melhores exercícios para as varizes - Levantamento de pernas

Flexão de joelho e tornozelo

Volte-se a deitar no solo e, lentamente, suba o seu joelho até ao peito, com a panturrilha dobrada até abaixo. Enquanto mantém esta posição, gire o seu joelho em diferentes posições várias vezes. Faça-o lentamente e com força, não deixe que o seu pé se pendure livremente. Repita várias vezes alternando ambas as pernas.

Outros conselhos para as varizes

Como as varizes são causadas por fatores genéticos, não existe um método infalível para as prevenir. No entanto, melhorar a sua circulação e tonificar os seus músculos reduzirá o risco de desenvolvê-las ou, pelo menos, de saírem mais. Há outros conselhos que podem ajudá-lo com o problema das varizes:

  • Evitar o excesso de peso;
  • Manter uma dieta rica em fibra e baixa em sal;
  • Evitar saltos altos;
  • Manter as pernas elevadas sempre que possa;
  • Não cruzar as pernas enquanto estiver sentado.

Confira também alguns remédios caseiros para tratar as varizes neste outro artigo.

Os melhores exercícios para as varizes - Outros conselhos para as varizes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores exercícios para as varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
lucimardos santos barbosa
muito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lucimardos, muito obrigada valeu :)
roberta amorim gama
eu estou com ploblema de varizes mais guando eu vou pracademia doi muito guando eu nao vou doi menos o que eu devo fazer o que eu faso pra alivia a dor!!!!
Jorge Marcelino
ulcera varicosa qual exercicio e aconselhados
Samuel Rocha
espero que va melhor. a melhor coisa que podemos fazer(segundo a minha situação , tb sofro de varizes) e caminhar o mais que poder e quando estiver em repouso ponhas as pernas mais altas que a cabeça, poderà usar um edredom, almofadas, pode tb massajar a sua perna com movimentos circulares de baixo para cima ..para tratar a sua ulcera, dependendo do seu caso, quando tomar banho pode proteger a zona afectada com filme alimentar para nao ficar mto humida, pois a humidade em excesso impede a ulcera de cicatrizar, a sua ferida podera lava-la com soro fisiologico e um sabão liquido desinfectante que encontrara seguramente em qualquer farmacia, seque bem sem esfregar, devera bem hydratar a pele da perna sem tocar na ulcera(utilize oleo de coco ou um creme super hydratante,
para a ulcera use uma pomada cicratizante, pessa conselho na sua farmacia, utilise comprensas que nao fiquem coladas na ulcera e use uma ligadura elastica mas nao aperte mto para nao cortar a circulação do sangue, use meias elasticas, pessa concelho na sua farmacia e aseu medico tratante-
1 de 4
Os melhores exercícios para as varizes