Avaliação das enzimas do fígado

Para que serve a Gama GT

Para que serve a Gama GT
Imagem: naukawpolsce.pap.pl

A glutamil transferasa, também conhecida como Gama GT, é uma enzima hepática localizada dentro das células do fígado. Quando por algum motivo ocorre uma destruição das células hepáticas, esta enzima entra na corrente sanguínea, por isso é possível detectá-la em uma análise de sangue.

Através da Gama GT nosso organismo é capaz de metabolizar diversas substâncias, por isso é importante que a Gama GT se encontre em um nível adequado. Em umComo.com.br explicamos para que serve a Gama GT e quais são as possíveis causas de sua alteração.

Também lhe pode interessar: Por que tenho as transaminases elevadas

Índice

  1. Valores de referência
  2. Gama gt baixa
  3. Gama gt alto

Valores de referência

É importante conhecer os valores de referência da enzima Gama GT, no entanto, lembre-se de que estas cifras podem variar ligeiramente de um laboratório a outro:

Mulheres: 05 a 36 U/L

Homens: 08 a 61 U/L

Gama gt baixa

Os níveis de Gama GT mais baixos da faixa normal podem ocorrer devido à ingestão de fármacos como o clofibrato ou as pílulas anticoncepcionais, e tratamentos de substituição hormonal à base de estrógeno.

Gama gt alto

Os níveis elevados de Gama GT no sangue indicam que há algum tipo de lesão nas células do nosso corpo que são ricas nesta enzima. O consumo frequente de álcool, drogas ou a ingestão habitual de determinados medicamentos podem produzir a alteração da Gama GT. Algumas das razões mais frequentes do aumento de seus níveis são:

  • Alcoolismo
  • Hepatite
  • Diabete
  • Cirrose hepática
  • Doenças pulmonares ou do pâncreas e insuficiências cardíacas
  • Falta de fluxo de sangue no fígado
  • Tumor no fígado
  • Uso de drogas tóxicas para o fígado

Caso os seus valores de Gama GT estejam alterados, o melhor é visitar um hematólogo para uma check-up completo.

Veja também: O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a Gama GT, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Liliana Capela
O meu Gama GT deu 63 o que significa
Andreia
Fiz o exame Gama Glutamil Transferase e o resultado foi 6. Informa que o normal é de 11 a 50. Verifiquei que vocês colocaram como referencia para mulheres é de 5 a 36. Devo me preocupar? Obrigada.
A sua avaliação:
Donizete
meu GGT deu resultado de 63,6 U/L (37 graus ) o que isso significa , não bebo ,não faço usa de drogas nem de medicamentos nenhum .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Donizete! Para saber o que pode estar causando o aumento desses valores você deve ir no seu médico.
A sua avaliação:
João Marcos
Meu gama glutamil transferase está em 9 U/L. Não tomo nenhum remédio.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Os seus valores estão um pouquinho acima dos considerados normais, apesar de não ser preocupante convém mostrar os resultados dos exames para o seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
João Cirio Conrad
Meu Exame Gama Glutamil Transferase, esta em 109,0, alterado por motivo de isa de imunossupresor, Adalumimabe. Gostaria de saber se existe a possibilidade de que eu venha ter no futuro alguma outra complicação caso eu tenha que continuar usando o dito remédio?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Se o seu gama gt está alterado devido a esse remédio, sugiro que consulte o seu médico para que ele avalie a hipótese de mudar de medicação. Quanto a esse medicamento lhe poder causar algum inconveniente, infelizmente não lhe posso garantir isso, pois depende muito do organismo de cada pessoa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
rosanelinhares
o meu gama gt esta 68
LUIZ CARLOS DE MELLO
o mau gama gt esta 99 u/l
Antonio Carlos Miranda de Sá
Qual o tempo necessário de abstinência do álcool para baixar o nível do Gama GT para repetir o exame. Está em 218 U/L.
SANDRA
PARA DE BEBER, CARAMBA .. PARAR SÓ PRA FAZER EXAME .. TODO DIA DIMINUI A DOSE DEPOIS DIMINUI OS DIAS EM QUE BEBE E SE OCUPE EM FAZER OUTRAS ATIVIDADES.
Imagem: naukawpolsce.pap.pl
Para que serve a Gama GT